segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Comentários Eleison - por Dom Williamson CDLXXXIII (483) - (15 de outubro de 2016):

 

ANGÚSTIA DOS CATÓLICOS


O que de mim e de você Nosso Senhor quer?
Que façamos o que podemos, e não o que não podemos fazer.

Um mundo que quer cada vez menos de Deus desgasta constantemente os católicos. Eis aqui outro lamento de um leitor:

            Pergunto-me: como é possível manter a Fé na situação geral em que se encontra a Igreja atualmente, com sua falta absoluta de pastores? Por alguns meses nós estivemos com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, período em que aprendemos sobre o valor da Tradição. Pesquisamos sobre a história do combate de Dom Lefebvre, e vimos também como ele vem sendo traído. Nós seguimos a “Resistência” através do site Non Possumus. Durante alguns meses nós fomos enganados pelo Pe. C., que a chama de “Desistência”. Ficamos desenganados e saímos de seu grupo. Agora nós estamos sem poder ir para a Fraternidade porque ali insistem em nos incluir em certas atividades, encontros de acólitos, e assim por diante. Pedem informações pessoais, e para descobrir coisas mandam-nos casais fortemente comprometidos com a Fraternidade. A maior parte do tempo nós passamos tentando não dizer coisas que poderiam nos impedir de receber a Santa Comunhão, como acontece com algumas pessoas que se posicionam contra o Papa Francisco ou a favor da “Resistência”. Agora estamos indo para a Igreja Católica Maronita, onde ao menos a Consagração é válida. Mas estamos desapontados por observar que eles aceitam o Vaticano II em geral, e por terem pedido minha permissão para que minhas filhas sirvam no altar. Quando eu recuso, eles dizem: “Todos nós somos filhos de Deus” e outras coisas parecidas para prevenir discriminação contra mulheres servindo no altar.

            Eu não tenho ninguém com quem confessar. Tenho uma luta contínua no trabalho, onde eu nunca deixo de falar de Deus e dos eventos atuais apesar de a escola ser laica e laicista; lá todas as pessoas são empregadas do Estado. Seguindo seu conselho de nos retirarmos para as sombras a fim de preparer-nos para a descida nas catacumbas, eu precavenho-me dos contatos sociais, mas é difícil lutar só. Estamos agora em contato com pessoas da TFP (Tradição, Família e Propriedade). Não tenho certeza de qual seja sua doutrina. Mas o que podemos fazer? O combate está pesando fortemente sobre mim. Em uma escola onde trabalho sei de um professor que é maçom. Apesar de ser uma escola do Estado, a orientação geral desta é religiosa, mas de um modo deísta. O que posso fazer? Neste país não resta nada, e não sabemos mais o que fazer.

Eu respondi a ele, entre outras coisas, que quando a Igreja está sendo levada pelo Caminho da Cruz para ser crucificada, tal como está acontecendo hoje, então o único modo de não ter de carregar uma lasca daquela Cruz é não ser um católico. Obviamente esse leitor quer permanecer católico a fim de que ele mesmo e sua família cheguem ao Céu. Então ele não deveria estar surpreso de encontrar a si mesmo sofrendo com lascas da Cruz de Nosso Senhor. Deveria preocupar-se de fato se estivesse se sentindo à vontade neste mundo que o rodeia.

            Quanto ao seu lugar de trabalho não há muito o que ele possa fazer. Os contatos sociais devem ser mantidos com oração, caridade e exemplo, porque nós, seres humanos, somos animais sociais, mas não devemos deixar nossa energia limitada e nossos recursos serem exauridos atirando pérolas aos porcos. Nosso Senhor diz-nos para não condenar se nós não queremos ser condenados, mas ele também nos diz para discernir entre os lobos e os verdadeiros pastores (Mt 7, 15). Então, um católico é obrigado a exercer seu melhor juízo sobre a variedade de sacerdotes e leigos que ele encontra no caos da Igreja de hoje. E, em todo caso, um pai de família deve hoje conduzir sua família nos cinco mistérios do Rosário rezados em família todas as noites (ou, melhor, todas as manhãs). Isto assegurará que Nossa Senhora proteja sua família como só ela pode fazê-lo, através de quaisquer dos acontecimentos graves que já estão diante de nós.

            Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.