segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Comentários Eleison - por Dom Williamson CDXCVI (496) - (14 de janeiro de 2017):

 

ORAÇÃO URGENTE


O mundo de hoje poderia fazer um santo desesperar,
Mas um meio santo sabe como voltar a rezar.

Quando o Titanic começou a afundar em 1912, é bem sabido que os primeiros botes salva-vidas usados não estavam sendo completamente ocupados porque a maioria dos passageiros ainda não havia compreendido seriamente em que condições malfadadas estava o navio atingido. Mas, à medida que toda a verdade foi se tornando amplamente conhecida, cada um dos botes salva-vidas restantes tinha mais pessoas querendo subi-los do que a capacidade deles permitia. Pois bem, o naufrágio do Titanic foi um espelho de Deus mostrando ao mundo moderno seu estado, mas de forma nenhuma todas as pessoas que vivem hoje acreditam nisto, de modo que os barcos salva-vidas da Tradição católica estão sendo esvaziados ao invés de preenchidos. Nem parece que um número suficiente de almas já está percebendo toda a verdade sobre a nossa malfadada condição, e fazendo o que precisa ser feito – rezar urgentemente.

Eis como um amigo da Suíça apresenta a questão: “Em nosso país, como em todos os lugares, cada último vestígio de catolicismo está desaparecendo, e o Valais (outrora um cantão muito católico) não é exceção. Tudo precisa começar de novo e de novo, enquanto os inimigos da Verdade são mais numerosos a cada dia”. Alguém pode dizer que esta descrição não se ajusta à sua própria parte do mundo? Certamente, se ajusta à Inglaterra! Numa pesquisa feita com 1.595 ingleses adultos, entre os dias 18 e 19 de dezembro, somente 28% acredita em Deus, enquanto 38% assumem-se ateus. Há menos de dois anos atrás, os números eram de 32% para os crentes e 33% para os ateus. Está claro que os descrentes estão avançando significativamente. Pobre Inglaterra!

Mas, por que a crença em Deus é tão importante? Santo Tomás de Aquino explica em seu Tratado sobre os Anjos: assim como toda a criação procede por um transbordamento de bondade de Deus, também esta bondade nas criaturas procura fazer seu caminho de volta à Suprema Bondade do Criador, cada uma à sua maneira: vegetais e minerais por uma inclinação natural, animais por uma inclinação sensitiva, homens e anjos mais perfeitamente por uma inclinação intelectiva da mente e do livre-arbítrio (1a, 59,1). Assim, os seres humanos vêm de Deus para retornar a Ele, pelo correto uso de suas mentes, sendo elas “indesculpáveis”, como diz São Paulo, se fingem que não reconhecem Deus em sua criação (Rom. I, 20), e pelo correto uso de seu livre-arbítrio, para escolhê-Lo ao invés de recusá-Lo. Infelizmente, as atrações dos sentidos desviam a maioria dos homens de Deus (1a, 63, 9 ad 1).

No entanto, desviar-se d’Ele não é o que Deus quis para os homens. Cada ser humano que Ele criou, Ele o fez para o Céu (I Tim. II, 4), e para todos os homens Ele deu graças suficientes para O conhecerem, O amarem e irem para o Céu. O Céu é, então, aquilo para o que todo homem foi criado, aceite ele ou não o fato; se o recusa, está cegando-se e pode não compreender o significado da vida. Seguiria daí que todos os líderes em qualquer esfera são, no fim das contas, cegos guiando cegos, enquanto todos os seguidores são cegos seguindo cegos. “Eu sou a luz do mundo”, diz Nosso Senhor Jesus Cristo, “o que me segue não anda nas trevas” (Jo. VIII, 12).

Então, quem recusa seguir Deus, e que dizer de Jesus Cristo e sua Igreja Católica, anda nas trevas, e a preferência obstinada dos “ocidentais” globais por mais e mais trevas está preparando um terrível Castigo, comparável somente ao Dilúvio no tempo de Noé. Assim como os homens haviam “corrompido o seu caminho” demasiadamente (Gen. VI, 12) a ponto de Deus ter de intervir com o Dilúvio para prevenir que todos os homens escolhessem ir para o Inferno, também hoje a corrupção é tão terrível que somente Deus pode interrompê-la.

Mas os homens sempre podem rezar, e a oração continua funcionando como nunca. Por isso é fácil imaginar, entre milhões e milhões de almas voltando-se para Mammon e afastando-se de Deus, como Ele positivamente cuida das cada vez mais escassas almas que se voltam para Ele e as ouve. A hora é de rezar, por meio de sua Mãe, da recitação do Santo Rosário, dos quinze mistérios por dia, se isto é de todo razoavelmente possível.

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.