quarta-feira, 12 de abril de 2017

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DVIII (508) – (8 de abril de 2017):

 
Os homens orgulhosos não querem por Deus ser superados,
E ainda assim seus pensamentos são de longe por Deus sobrepujados.

Se há um momento do ano em que é especialmente adequado contemplar-se o sofrimento e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, esse momento é certamente hoje, na véspera do Domingo de Ramos, pouco antes da Semana Santa. E essa contemplação veio tornando-se mais necessária a cada ano nos últimos 50 anos, porque o sofrimento da Madre Igreja que apareceu com o Vaticano II se tornou cada vez mais escandaloso, cada vez mais misterioso. Todos precisamos lembrar-nos a nós mesmos de que Deus é misterioso; em outras palavras, que Ele vai infinitamente acima e além de nossas pequenas mentes humanas. Caso contrário, corremos o risco de recortá-lo e diminuir-lhe o tamanho até que se encaixe nessas mentes pequenas. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, quanto os céus estão elevados acima da terra, assim se acham elevados os meus caminhos acima dos vossos caminhos, e os meus pensamentos acima dos vossos pensamentos" (Is LV, 8-9).    

Esta grande lição é ensinada no quinto Mistério Gozoso do Santo Rosário, quando, aos 12 anos de idade, Nosso Senhor se permitiu ser perdido por Sua Mãe e São José, a fim de lembrá-los de que Ele tinha de se ocupar dos negócios de Seu Pai. Sua Mãe não pôde entender – "Filho, por que procedeste assim conosco?" Ele causara três dias de intensa ansiedade a seus pais humanos: "Eis que teu pai e eu te procurávamos cheios de aflição". Nosso Senhor respondeu-lhes como se eles tivessem ficado aflitos sem nenhuma razão – "Para que me buscáveis? Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de meu Pai?”. Porém, tão intensa tinha sido a aflição de Seus pais que humanamente esta resposta não lhes fazia sentido – "E eles não entenderam o que lhes disse”. No entanto, Sua Mãe sabia que era melhor não fazer mais perguntas ao Filho. Em vez disso, Ela "conservava todas estas coisas em seu coração" (Lc II, 48-51), por ver que Deus estava certo, ainda que Ela não pudesse entender.
Para a futura cabeça da Igreja, a Pedra sobre a qual ela seria construída, a mesma lição sobre os caminhos de Deus que transcendem em muito os nossos precisava ser ensinada, ainda que de modo um tanto mais rude do que à Mãe gentil de Nosso Senhor. Bastante humanamente Pedro repreende Nosso Senhor por atrever-se a dizer aos Apóstolos que Ele subiria a Jerusalém para sofrer e morrer. A resposta de Nosso Senhor é contundente: "Retira-te de mim, Satanás!", Mas a explicação é essencialmente a mesma que foi para a sua Mãe, "não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas das coisas dos homens" (Mt. XVI, 21-23). Pedro, que acaba de ser nomeado Pedra da Igreja (Mt. XVI, 18-19), deve ser o último a pensar humanamente em vez de divinamente quando passar a governar a Igreja.

Mas, é claro, Nosso Senhor reconhece o problema dos seres humanos que pensam humanamente demais quando se trata das coisas de Deus. É por isso que, logo após a repreensão a Pedro, levou-o com Tiago e João até o Monte Tabor para, por meio de Sua Transfiguração, deixar a Divindade divina brilhar dentro da natureza humana. Assim, os Apóstolos poderiam em breve ser profundamente abalados pelo terrível deicídio em Jerusalém, mas três deles poderiam dar testemunho do que tinham visto com seus próprios olhos (cf. II Pedro I, 16-18), antes da Paixão, da Divindade que brilha de dentro do homem crucificado no Calvário.

E em nossos dias? Os católicos sabem que a vida da Igreja Católica é a continuação na terra da vida encarnada de Cristo na terra, de modo que em princípio eles sabem que assim como os 33 anos de Cristo terminaram com Sua Paixão e Morte, assim a Igreja também pode terminar seu tempo na terra pelo sangramento de todas as feridas até que seja praticamente extinta. No entanto, vê-lo na prática, ocorrendo diante dos olhos, pode abalar a fé de muitos homens bons – "Como é possível que esses Papas, esses Cardeais e esses Bispos sejam portadores da autoridade de Deus na estrutura de Sua única e verdadeira Igreja?". Claro que não são, em geral, seus portadores fiéis, mas onde mais estariam seus portadores estruturais? Paciência. Deus ainda estava lá, sendo arrastado para o Calvário, e então Ele ainda está ali, sendo arrastado para a Nova Ordem Mundial. Mas Ele ainda não deu a Sua última palavra!

Kyrie eleison.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.