sábado, 13 de abril de 2024

13 de abril dia de São Hermenegildo, Mártir.

13/04 Sábado
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos
São Hermenegildo (ca. 564 – Tarragona, 13 de Abril de 585) era filho do rei visigodo Leovigildo, e irmão de Recaredo. 
  Educado no arianismo imperante entre os visigodos da Península Ibérica de então (ao contrário da população hispano-romana, que era maioritariamente católica), a sua conversão ao catolicismo fê-lo enfrentar o seu pai e causou uma contenda militar, a qual terminaria na sua captura e execução.
 Ainda em tenra idade Hermenegildo e o seu irmão mais novo Recaredo foram associados ao trono de seu pai. Com 15 anos casou-se com a princesa franca Ingunda, filha de Sigeberto I e de Brunilda, numa tentativa de aproximar as relações iniciadas pelo primeiro casamento do seu pai. Nomeado governador da Bética, a influência da sua esposa e do bispo cristão Leandro de Sevilha levaram-no a converter-se rapidamente.
 Uma conversão na família real mais imediata não estava isenta, porém, de problemas sucessórios, e as suspeitosas relações de Hermenegildo com o governador da província bizantina da Hispânia foram aumentando a tensão entre pai e filho; os conflitos que perduravam entre arianos e católicos viram-se agravados pela intransigência da nova esposa de Leovigildo, Gosvinta.
  Nesse mesmo ano o conflito degenerou em luta armada, que duraria até 584. Hermenegildo, que contava com o apoio dos bizantinos, viu-se em inferioridade táctica quando aqueles concluíram uma aliança com Leovigildo pela soma de 30.000 em ouro; em 583 foi cercado em Sevilha, onde resistiu por mais de um ano, embora devesse fugir mais tarde para Córdova. Foi nessa cidade que foi capturado pelas forças de seu pai e foi mandado a ferros para Tarragona.
  Ingunda escapou para o norte de África e pediu asilo ao imperador Maurício de Bizâncio, mas faleceu durante a viagem; o filho de ambos, Atanagildo, foi entregue, por ordem do imperador, à sua avó materna.
  Embora não se conservem relatos independentes dos factos, os Diálogos de Gregório I asseveram que Hermenegildo rejeitou a oferta de perdão do seu pai por fidelidade à Fé católica, e que em consequência disso foi decapitado no Domingo de Páscoa de 585.
  A pedido de Filipe II de Espanha o Papa Sisto V canonizou São Hermenegildo no milésimo aniversário da sua morte.
 Foi canonizado em 1585 como mártir da Igreja Católica; é o patrono dos convertidos, e celebra-se no aniversário da sua morte, a 13 de Abril. Filho do rei visigodo da Espanha, foi por ele morto em ódio à fé católica. Seu martírio provocou a conversão de toda a nação visigótica à verdadeira Religião. 
 
Intróito/ Ps. 63, 3.
Tu me protegeste, ó Deus, da congregação dos ímpios, da multidão dos que praticam a iniquidade, aleluia, aleluia.
Sal. Ibid., 2. Ouve, ó Deus, a minha oração quando te imploro; livra minha alma do medo do inimigo.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, que ensinaste o bem-aventurado Hermenegilde, teu mártir, a colocar a realeza terrena abaixo da realeza do céu, concede-nos, te suplicamos, desprezar os bens perecíveis, segundo o seu exemplo, e buscar os bens eternos.



Leitura da Epístola do livro da

Sabedoria 5, 1-5
1 Então, com grande confiança, o justo se levantará em face dos que o perseguiram e zombaram dos seus males aqui embaixo. 2 Diante de sua vista serão presos de grande temor e tomados de assombro ao vê-lo salvo contra sua expectativa; 3 tocados de arrependimento, dirão entre si, e, gemendo na angústia de sua alma, dirão: 4 Ei-lo, aquele de quem outrora escarnecemos, e a quem loucamente cobrimos de insultos! Considerávamos sua vida como uma loucura, e sua morte como uma vergonha. 5 Como, pois, é ele do número dos filhos de Deus, e como está seu lugar entre os santos?
 
Allelúia, allelúia. V/.Os céus declararão as tuas maravilhas, Senhor, e a tua verdade na assembleia dos santos.
Aleluia. V/. Sal. 20, 4. Posuísti, Dómine, super caput eius corónam de lápide pretióso. Aleluia. Aleluia. V/. Colocaste na cabeça dele, Senhor, uma coroa de pedras preciosas. Aleluia.

 
Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 14, 26- 33
26 Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? 29 Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, 30 dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar. 31 Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. 33 Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. 
 
Ofertório/  Ps. 88, 6.
Os céus declararão as tuas maravilhas, Senhor, e a tua verdade na assembleia dos santos, aleluia, aleluia.

Secreta
Tendo recebido os nossos dons e as nossas orações, suplicamos-te, Senhor, purifica-nos por estes mistérios celestes e ouve-nos na tua clemência.

 
Comunhão/Ps. 63, 11.
Os justos se alegrarão no Senhor e nele esperarão; e todos os que são retos de coração se alegrarão, aleluia, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Por favor, conceda, Senhor nosso Deus, que assim como nos alegramos em honrar no tempo, neste ofício, a memória de seus santos, também possamos nos alegrar em vê-los na eternidade.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.