quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

04 de janeiro dia da Santa Dafrosa, Romana mártir.

04/01 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos

 http://www.santiebeati.it/immagini/Original/91037/91037D.JPG
  Santa Dafrosa, Romana mártir durante o Império de Juliano, foi a esposa de São Flaviano e mãe de santa Bibiana santa e Demetria,virgens e mártires. Após a execução do Marido, foi primeira exilada e mais tarde degolada sob mesmo imperador se findou seu martirio 4 de janeiro de 362.

  Só no passado foi contada no Martirológio Romano e seu descanso com os restos de suas filhas.
   Um jardim floresceu sobre sua tumba e as ervas colhidas nele curavam varias doenças inclusive  a  dor de cabeça e a epilepsia. Sua tumba logo se tornou um local  de peregrinação e vários  milagres.

Intróito/Is. 9, 6. SL.97, 1.
Uma criança nasce para nós, um filho nos é dado: a soberania repousa sobre seus ombros e ele será chamado de Mensageiro do alto.PS.Cante ao Senhor uma nova canção, pois ele tem feito maravilhas.V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que, tornando fecunda a virgindade de Maria Santíssima, procuraste a salvação eterna para a humanidade, concede-nos, te pedimos, sentir a poderosa intercessão daquela pela qual recebemos o autor da vida Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho.

Leitura da Epístola

Tito 2,11-15
 11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. 12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, 13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, 14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem. 15 Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!

Gradual/ Sl. 97, 3 e 2
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus, toda a terra, cantar a Deus a sua alegria.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/Hebr. 1, 1-2.
 V /. Depois de ter falado repetidamente e de várias maneiras com nossos pais no passado por meio dos Profetas, Deus nestes últimos tempos falou conosco por meio do Filho. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,21
21 Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. 

Sem Credo

Ofertório/ Sl. 88, 12 e 15
 Seu é o céu, seu é a terra. Foi você quem lançou as bases do universo e criou o que ele contém. Seu trono é baseado na lei e na justiça.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, tendo recebido os nossos dons e as nossas orações, purifica-nos nos teus mistérios divinos e responde-nos com misericórdia.

Prefácio à Natividade
 
Comunhão/  Salmos 97, 3.
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, que esta comunhão nos purifique de todo pecado e que, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, nos faça partilhar dos frutos do remédio celestial.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.