Antes de passarmos a considerar o significado ea importação das provas para a existência de Deus e Sua providência, será bem apontar uma prova geral, que contém praticamente todos eles. Ela pode ser resumida da seguinte maneira: Quanto maior não vem do menos, o mais perfeito não vem do menos perfeito, já que este último é incapaz de produzir este efeito.
Existem no mundo dos vivos, seres inteligentes que vêm à existência e desaparecem novamente, pois eles não são, portanto, auto-existente. E o que dizer do presente se aplica igualmente ao passado.
Consequentemente, eles requerem uma causa, que é uma auto-existente.
Portanto, não deve existir desde toda a eternidade um primeiro Ser Quem deve o seu ser para ninguém, mas a si mesmo e é capaz de conferir a ser sobre os outros: um primeiro ser vivo, a primeira inteligência, a primeira bondade e santidade. Se não fosse assim, a vida, a inteligência, bondade e santidade de que temos experiência nunca poderia ter feito a sua aparição neste nosso mundo.
Já está aberto o senso comum, esta prova pode ser ainda analisada pela razão filosófica, mas nenhuma falha pode ser encontrada com ele.
Quanto maior não pode vir do menor a partir de sua, causa eficaz totalmente adequada, para o aperfeiçoamento adicional em si seria, então, sem uma causa, sem uma razão para a sua existência e, portanto, absolutamente ininteligível. É completamente absurdo sustentar que a inteligência ou a bondade de Jesus, dos grandes santos --- de St. John, St. Paul, St. Augustine --- são o resultado da matéria inteligente, de um material e fatalidade cega .
Esta prova geral é ao mesmo tempo mais convincente quando consideramos o movimento dos corpos e espíritos --- movimentos a partir do qual é mostrado que Deus é o primeiro motor de todo o ser, tanto corporal e espiritual.
Já avançada por Aristóteles, esta prova de movimento é definido da seguinte forma por St. Thomas em sua Summa Theologica, Ia, q. 2, uma. 3:
Há movimento no mundo, a partir da mais baixa ordem de seres para o mais alto.
St. Thomas toma como ponto de partida um fato da experiência evidente que há um movimento no mundo: o movimento local dos corpos inanimados deslocando e atraindo um ao outro, o movimento qualitativo de calor aumentando ou diminuindo de intensidade, o movimento de desenvolvimento no crescimento da planta, o movimento do animal desejando comida e ir em busca dele, o movimento do intelecto humano passar da ignorância para o conhecimento em primeira confuso, então distinto, o movimento da nossa vontade espiritual, que por não desejar um determinado objeto trata de desejá-lo mais profundamente, o movimento da nossa vontade, que depois de desejar o fim quer também os meios para alcançá-lo.
Aqui, então, é um fato universal: há um movimento no mundo, a partir do movimento da pedra que é atirada para o ar, com o movimento de nossas mentes e vontades. E podemos dizer que tudo neste mundo está sujeito a movimento ou mudança --- nações, povos e instituições, bem como indivíduos. Quando um movimento atingiu o seu pico dá lugar a outro, como uma onda do mar, é seguido por outro, de uma geração por outra, um fenômeno que os antigos representados pela roda da fortuna em que o mais bem sucedido foram levantadas, apenas a descer mais uma vez e dar lugar a outros. É um fato, então, que tudo passa, que nada resiste? Existe constante nada, nada absolutamente estável e permanente?
Todo movimento exige um motor
Como é que vamos explicar este fato universal do movimento, seja ele ou corporal ou espiritual?
A explicação para ser encontrado em movimento em si? É a sua própria razão, a sua própria causa?
Para responder a essa pergunta, temos de começar por salientar dois fatos. Em primeiro lugar, em movimento não é algo novo que requer explicação. Onde é que este novo elemento vem, que anteriormente não tinha existência? A questão é aplicável ao passado, bem como a apresentar formas de movimento. Em segundo lugar, o movimento só existe em um objeto móvel: é este movimento indivíduo pela simples razão de que é o movimento do objeto móvel. Não há deslocamento sem um corpo que se desloca, não flui sem um fluido, nenhuma corrente sem líquido, sem nenhum voo de um pássaro que voa, um sonho sem sonhador, nenhum movimento ou vontade para além de um ser inteligente que quer.
Mas se não houver nenhum movimento além de um objeto móvel, é possível que esse objeto para mover-se pelo seu próprio poder e sem causa de qualquer tipo? Pode a pedra da própria fixou-se em movimento sem alguém para jogá-lo no ar, ou sem algum outro corpo para atraí-lo? Pode o metal frio ficar quente por si só, sem uma fonte de calor?
Mas, você pode dizer, uma coisa viva se move. É verdade, mas não é lá na coisa viva uma parte que é movido e outro que se move? Se o sangue circula pelas artérias de um animal, não é porque o coração por sua contração faz circular?
Assim, também no homem. Se a mão se move, não é porque a vontade move-lo? E se por sua vez a vontade é movida, passando de um estado de indeterminação de uma determinação, deve não ser movido por algum objeto atraindo-lo, por algum bom? E é suficiente apenas para o bem a ser apresentado a ele? Não importa que o vai dirigir-se ou ser direcionado para isso? Ele de fato dirigir-se aos meios, porque antes de tudo deseja o fim, mas, no caso do primeiro desejo de um fim, como quando chegamos à idade da razão, ou quando ao acordar pela manhã, começamos a exercer nossa vontade, não é um impulso de algum maior fonte necessária para começar a nossa atividade voluntária, de modo a tornar a nossa vai passar do estado de repouso, de inactividade, para que o primeiro ato que deve ser a causa de todos os atos que se seguem ? Esse ato contém algo novo que exige uma causa, e da vontade, ainda não na posse da nova perfeição, não pode dar a si mesmo. (Cf. St. Thomas, Ia IIae, q 9, a 4;.. Q 10, a 4...)
Vamos dizer que este movimento particular, corpóreos ou espiritual, tem como fazer com que um outro movimento anterior a ele? Mas, se considerarmos o movimento como tal, se percebeu no presente movimento ou nos movimentos que antecedem, veremos que é uma transição da potência ao ato. Agora, a potência é a nossa vontade, também, passa da potência ao ato, ao qual às vezes se apega heroicamente. Onde é que esta nova perfeição vem? A vontade não pode conferir este em si mesmo, uma vez que não possuía antes.
Todo o movimento e, em seguida, corpóreos ou espiritual, requer uma causa: sem um motor a coisa móvel não é movido. O motor pode estar dentro, como o coração está dentro do animal vivo, mas se este motor é movido em si, exige outro motor superior a si mesma. O coração que no momento da morte pára de bater não pode definir-se ir de novo, neste caso, seria necessária a intervenção do Autor da vida mesmo, por quem a vida foi dada e que mantiveram o seu movimento até que o organismo finalmente passou-se.
Cada movimento exige um motor: esse é o princípio pelo qual St. Thomas lança luz sobre esta grande verdade universal do movimento. Os animais irracionais perceber, de fato, que existem movimentos da ordem sensível, mas, que todo movimento exige um motor, está além de sua compreensão. Eles não têm noção do ser inteligível ou da raison d 'être das coisas, mas apenas de fenômenos sensíveis --- cor, som, calor, e assim por diante. Por outro lado, e sendo a raison d 'être das coisas que constituem o próprio objeto de nosso intelecto, portanto, somos capazes de compreender a verdade, que sem mover todo o movimento é impossível.
Cada movimento exige um motor supremo
Mas devemos ir um passo mais longe. Se para cada movimento é necessário, quer corporal ou espiritual de um motor, isso exigirá um motor supremo?
Um número de filósofos, incluindo Aristóteles, pensei que fosse possível ter uma série infinita de motores acidentalmente subordinados uns aos outros no passado. Para tais como estes a série de gerações de animais, por exemplo, nunca teve um início. Nunca houve uma primeira galinha ou o primeiro ovo, mas sempre, sem começo, havia galinhas que punham ovos, o movimento do sol girando no céu não teve princípio e não terá fim ", a evaporação da água dos rios e mares sempre foi a produção de chuva, mas não houve primeira chuva.
Nós, cristãos, prendê-lo a ser um fato conhecido de revelação, de que o mundo teve um começo: que ele foi criado não por toda a eternidade (n em Ab Aeterno), mas no tempo. Este é um artigo de fé definido pelos conselhos.
Mas, precisamente porque é um artigo de fé e não apenas um dos preâmbulos da fé, é por isso que São Tomás afirma que razão nunca pode demonstrar que o mundo teve um começo (Ia, q. 46, a. 2). E por que essa verdade transcender os poderes naturais de nosso intelecto? Porque esse início depende da vontade de Deus. Se Ele assim o quisesse, ele poderia ter criado o mundo 10 mil anos, cem mil anos, a milhões de anos antes, ou em um tempo ainda mais remoto, sem que tenha havido um primeiro dia para o mundo, mas simplesmente uma dependência do mundo em seu Criador, assim como uma pegada na areia é devido ao pé que faz com que, de modo que, se o pé sempre esteve lá a pegada não teria tido início.
Embora a revelação ensina que o mundo foi, de facto, ter um começo, não parece impossível, diz St. Thomas, pois o mundo sempre ter existido na sua dependência de Deus, o Criador.
Mas, se uma série de motores acidentalmente subordinados no passado pode ser infinita e não necessariamente exigem um primeiro no tempo, não é assim com uma série de motores necessariamente e realmente subordinados no momento presente. Aqui devemos, eventualmente, chegar a um motor supremo realmente existente, que não tenha apenas dado um impulso no início do mundo, mas que está se movendo todas as coisas agora.
Por exemplo: o barco leva o pescador, o mar permite que o barco a flutuar, a terra tem o mar em cheque, o sol mantém a Terra fixa em seu curso, e alguns centro desconhecido de atração tem o sol em seu lugar. Mas depois disso? Não podemos continuar desta forma ad infinitum de uma série de causas que são realmente subordinado. Tem de haver uma primeira e suprema causa eficiente que existe não apenas no passado, mas no presente, e isso causa suprema deve agir, deve exercer a sua influência agora, caso contrário, as causas subordinadas, que agem apenas quando movido por outro, não atuaria no tudo.
Tentando dispensar a necessidade de uma fonte é o mesmo que dizer que um relógio pode ser executado sem a primavera, desde que tenha um número infinito de rodas. O relógio pode ter sido liquidada mil vezes, cem mil vezes, ou sem número de vezes, no passado --- pouco importa, o que é necessário é para que ele tenha uma mola. Da mesma forma, pouco importa se a Terra teve um começo em sua revolução em torno do sol, o que é necessário é que o sol atrai-lo agora, e para o próprio sol a ser atraídos por um centro mais distante e realmente existente da atração. No final, devemos chegar a um primeiro motor que age por si e não através de outra de uma ordem superior. Devemos chegar a um primeiro motor capaz de dar um relato completo e adequado de ser a própria ou a realidade de sua ação.
Agora que só pode explicar o ser da sua acção que possui em seu próprio direito, e que não apenas potencialmente, mas, na verdade, um ser que, como conseqüência, é o seu próprio ato, a sua atividade, e que, em vez de ter recebido sua vida, é a própria vida. Tal motor é absolutamente imóvel no sentido de que já possui por si só o que os outros adquirir pelo movimento. Trata-se, em consequência essencialmente distinta de todas as coisas móveis, corpóreos ou espiritual. E aqui temos uma refutação do panteísmo. Deus não pode ser confundido com o mundo, pois Ele é imutável, ao passo que o mundo está em um estado de mudança perpétua. É esta mudança que exige um primeiro motor imóvel, que, em vez de passar a partir do potencial para o real, é o Seu ato desde toda a eternidade, que é, consequentemente, o próprio ser, uma vez que pressupõe a ação que está sendo e uma vez que o modo de ação surge no seguimento do modo de ser. "Eu sou o Senhor e não mudo" (Malaquias 3:6). É falso dizer que tudo passa e nada perdura, de que nada é constante, nada estável. Deve haver um primeiro motor que é Ele próprio absolutamente imóvel.
Para negar a necessidade de uma causa suprema é manter que a explicação do movimento encontra-se em si mesmo, que uma coisa móvel pode de si mesmo e sem mover um passe da potência ao ato, pode dotar-se do ato, a nova perfeição não faz ainda possuem. Para acabar com a causa suprema é a alegação de que, como alguém disse, "a escova vai pintar por si só, desde que tem uma longa alça." [ 1 ] Este é manter sempre a mesma coisa que a maior vem do menor.
Como prova dessa necessidade de um motor supremo no presente e não apenas no passado, podemos dar outro exemplo, desta vez do movimento da ordem espiritual.
Nossa vontade começa a vontade determinada coisa: a pessoa doente, por exemplo, deseja chamar um médico. E por quê? Porque antes de tudo ele deseja ser curado, e para ser curada é uma coisa boa. Começou a vontade esta coisa boa, e este ato de vontade é um ato distinto da faculdade volitiva, pois com a gente essa faculdade não de si mesmo é um ato de amor eterno para o bem, que contém o seu primeiro ato só potencialmente, de modo que quando o ato faz a sua aparição é na vontade como algo novo, uma nova perfeição. A fim de encontrar o melhor raison d 'être deste tornando-se, da própria realidade desse primeiro ato de vontade, é preciso voltar a um primeiro motor da mente e da vontade, que não recebeu o impulso de agir, que atua sem que seja dada a Ele para agir, a quem nunca se pode dizer: "Que tens tu que não tenhas recebido" Devemos eventualmente chegar a um primeiro motor que é seu próprio atividade, que atua exclusivamente através de si mesmo, uma vez que pressupõe a ação que está sendo e uma vez que o modo de ação segue sobre o modo de ser.
Apenas o próprio ser, que só existe por si só, pode na última conta de análise para o ser ou a realidade de um devir, que não é auto-existente.
Não estamos obrigados a reconhecer a existência deste primeiro motor quando somos confrontados com o importante dever de ser realizada a todo o custo e sem demora, como a defesa da família ou país, não estamos muito conscientes da nossa fraqueza, a nossa impotência para avançar para a ação? Qual é, então, necessário é de ação, não de palavras. Quem, então, permitirá a transição da potência ao ato, se não Ele e somente Ele que nos deu, a faculdade de vontade e é capaz de mover a vontade, vendo que Ele está mais intimamente presente a ela que é para si ?
Da mesma forma, o primeiro ato de nossa inteligência, seja quando chegamos à idade da razão, ou quando acordamos pela manhã, pressupõe um primeiro impulso dado a ela pelo intelecto supremo, sem cujo concurso não poderíamos pensar em tudo. Esse impulso, por muitos despercebido, torna-se, por vezes, surpreendentemente aparentes nessas ocasiões conhecidos como lampejos de gênio. Mesmo o homem de gênio apenas participa da vida intelectual. Ele tem uma parte nele, e tudo o que é de participação é dependente que existe por si e não por outro.
Não é a existência do primeiro motor de intelectos forçosamente trouxe para casa para nós quando, depois de não conseguir ver onde está nosso dever, que se aposentar dentro de nós mesmos e não há, eventualmente, obter a iluminação? Como já passamos da potência ao ato, se não com a ajuda daquele que nos deu inteligência e único que pode enriquecê-lo com uma nova luz?
O primeiro motor, portanto, não está em potência para uma maior perfeição. Ele é ato puro, sem qualquer mistura de imperfeição. Por isso, ele é realmente e essencialmente distinto de cada mente limitada, se angelical ou humana, estes passagem da potência ao ato, da ignorância para o conhecimento. Aqui, novamente, temos uma refutação do panteísmo.
É o primeiro motor de seres corporais e espirituais necessariamente espirituais?
Para mover intelectos e vontades, sem fazer violência a eles, evidentemente, o motor deve ser espiritual. Quanto maior não vem a menos.
Mas mesmo o primeiro motor de seres corpóreos deve ser espiritual, pois, como vimos, deve ser imóvel no sentido de que é a sua própria ação, o seu próprio ser. Isso não pode ser verdade de qualquer coisa corpórea, todos os corpos são móveis; matéria está em movimento perpétuo.
Mesmo se matéria-prima deve ser dotado de energias essenciais primitivos, ainda que possa não como uma conta de agente para o ser de sua própria ação, pois um agente tal não deve apenas possuir ação e existência, deve ser a sua própria ação, a existência, e, consequentemente, deve ser absolutamente imóvel, possuindo, por si só toda a perfeição e não uma tendência para ele. Agora, a matéria é sempre em movimento, constantemente adquirindo novos perfeições ou formas e perder os outros.
O primeiro motor, portanto, de seres corpóreos e espiritual deve, evidentemente, ser espiritual. É dele a liturgia fala quando diz:
Rerum Deus tenax vigor,
Immotus em Te permanens.
(Deus poderoso mantenedor de todas as coisas,
Tu que fazes permanentemente imóvel.)
Em seguida, o que é que a imobilidade do motor supremo dos seres corporais e espirituais consistem? Não na imobilidade da inércia, de um corpo inerte, pois é inferior ao movimento. É a imobilidade da actividade suprema, que nada tem a ganhar, porque por si só e a partir do primeiro que possui tudo o que é possível para que possuem e é capaz de comunicar que a abundância externamente. A bordo do navio, os marinheiros passam para lá e para cá em suas funções, mas não é o capitão que os direciona a ação pela atividade espiritual da sua inteligência e da vontade, de pé imóveis na ponte? Há muito mais vitalidade na contemplação firme da verdade do que mera comoção.
A imobilidade do primeiro motor não é a imobilidade da pedra, mas a imobilidade que caracteriza a contemplação eo amor do bem supremo.
As características do motor supremo
Desde o primeiro motor é ato puro, sem mistura de imperfeição da potencialidade, segue-se que Ele não é de forma perfectível. Ele é infinitamente perfeito, puro ser, a intelecção pura e sempre actual da suprema verdade, o amor puro e sempre actual da plenitude de ser nunca realmente amou.
Ele é onipresente, porque para mover todos os seres seja espiritual ou corporal, ele deve estar presente, uma vez que estes seres não se movem sozinhos, mas são movidos por ele.
Ele é eterno, pois Ele tem sempre de si mesmo e por todo o seu ser e toda a Sua ação do pensamento e amor. Em um tempo que transcende instante imóvel, Ele possui a sua vida ao mesmo tempo em toda a sua plenitude. Quando o mundo foi criado, o ato criativo não teve início em Deus, pois ela é eterna, mas que produziu seus efeitos no tempo, no momento desejado, fixado desde toda a eternidade.
O primeiro motor é único: por puro ato não receber existência, é a existência, que é o próprio ser, que não pode ser multiplicado. Havia dois primeiros motores, uma vez que não seria o outro, cada um seria limitada e imperfeita e já não seria ato puro e próprio ser.
Além disso, a capacidade de um segundo ato puro poderia ser nada mais do que o primeiro, e seria supérfluo: Poderia haver nada mais absurdo do que um Deus supérfluo?
Se tal for o caso, se houver um primeiro motor realmente existente dos seres corporais e espirituais, que conclusões práticas estão a ser desenhada a partir dele?
Em primeiro lugar, devemos aprender a distinguir na vida entre a imobilidade de inércia ea imobilidade das atividades mais elevadas. A imobilidade da inércia ou da morte é inferior ao movimento. O imobilismo que caracteriza a contemplação eo amor de Deus é superior ao movimento pode produzir dirigindo e vivificando-lo.
Em vez de dissipar a nossa vida em mera comoção, vamos nos esforçar para lembrar isso para que nossa atividade pode ser mais profundo, mais consistente e duradoura, e direcionado para a eternidade.
Em segundo lugar, vamos estabelecer um contato com freqüência na cimeira da nossa alma com o primeiro motor de seres corporais e espirituais, que não é outro senão o Deus vivo, o autor não só da alma e seus atos naturais, mas também da graça e da salvação .
Vamos fazer esse contato ao acordar pela manhã, para em seguida, recebemos dentro de nós o impulso de Deus que nos desperta para a ação. Em vez de desviar no começo do dia, vamos acolher este primeiro impulso, respondendo a ele.
Vamos no decorrer do dia retomar esse contato com Aquele que é o autor da vida, que não se limitou a exortar-nos no passado, ou simplesmente para nos pôr em marcha no início do dia, mas está sempre sustentando nós e atualizando nossas ações voluntárias --- até mesmo o mais livre deles --- em toda a sua realidade e bondade, o mal só exceção.
Antes de se deitar para descansar, vamos renovar esse contato, e tudo o que a filosofia de som acabou de nos dizer sobre o primeiro motor de seres corporais e espirituais aparecerá transfigurado, transportado para um plano superior, no Pai Nosso.
"Venha o teu reino": o reino do intelecto supremo, pelo qual todas as outras inteligências são dirigidas. "Tua será feito": que a vontade que todos os outros devem ser submetidos, se é para atingir o seu verdadeiro fim.
"Não nos deixeis cair em tentação", mas manter-nos pela tua força; manter nosso intelecto na verdade e nossa vontade no bem. Então, teremos uma visão mais profunda sobre o significado daquelas palavras de São Paulo faladas no Areópago (Atos 17:24): "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele ... de um só fez toda a humanidade. .. que eles devem buscar a Deus, se eles podem se sentir feliz depois dele ou encontrá-lo, embora Ele não está longe de cada um de nós. Porque nele vivemos, nos movemos e somos. " Nele temos o nosso ser --- não sendo natural só, mas sendo o sobrenatural da graça, que é o começo da vida eterna. Deste motor supremo, a fonte da qual a vida de criação de produto, temos sido capazes de falar apenas de uma forma abstrata e muito imperfeito. É Ele quem devemos ver cara a cara quando chegamos ao fim da nossa jornada e eternidade alcance.
1. Sertillanges, Les Sources de la croyance en Dieu, p. 65.