Documento Lumen Gentium que auxilia a infiltração dos erros.
Vamos pegar trechos para poderem ver onde estão os erros.
CONSTITUIÇÃO ANTI-DOGMÁTICA.
LUMEN GENTIUM
SOBRE A IGREJA
O POVO DE DEUS
5-Universalidade e catolicidade do único Povo de Deus
6-Os fiéis católicos; a necessidade da Igreja
6-Os fiéis católicos; a necessidade da Igreja
Vimos nos estudos passados:
Encontramos na Lumen Gentium, as linhas fundamentais de renovação
eclesial, quais sejam formada por base em Yves Congar mostra o múltiplo esta categoria, destacando:1) valor histórico: continuidade da Igreja como Israel; 2) valor antropológico: a Igreja é feita de homens que se convertem ao Evangelho; 3)valor de historicidade: mais “povo” do que“instituição”; 4) valor ecumênico e missionário: permite o diálogo com as Igrejas da Reforma; 5) valor dialógico: permite o confronto com as filosofias da história.
O primado teológico da Igreja Local, a Igreja Universal
como comunhão de Igrejas Locais, a sacramentalidade do episcopado, a relação entre o primado do Papa e o colégio episcopal, a igualdade fundamental do povo de Deus e o sensus fidei.
Esta ideia modernista da Igreja é universal, pois ao novo Povo de Deus permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os séculos, para se cumprir a vontade de Deus de juntar em unidade todos os seus filhos. Foi para isso que Deus enviou o Seu próprio Filho, cabeça do Seu novo e universal povo.
Para os modernistas a igreja é universal porque: é para todos, e se Deus chama todos, ninguém deve ser excluído e assim para ser igreja estar presente entre os povos não subtrai coisa alguma ao bem temporal de nenhum povo, mas, pelo contrário, fomenta e assume as qualidades, as riquezas, os costumes e o modo de ser dos povos, na medida em que são bons; e assumindo-os purifica-os, fortalece-os e eleva-os… E ainda afirmam que o carácter de universalidade que distingue o Povo de Deus é dom do senhor(que senhor ?).
Tal igreja Conciliar possui unidade na sua catolicidade assim o Povo de Deus não se forma só com a variedade de elementos dos diversos povos que o compõem, mas também com a diversidade de funções e ministérios, segundo a condição e estado de vida. Por tudo isso, na comunhão eclesial existem legitimamente igrejas com tradições próprias; o que também manifesta a catolicidade própria da Igreja. A catolicidade faz com que os membros do Povo de Deus sejam chamados a repartir entre si.
Todos os homens são chamados a esta unidade católica do Povo de Deus, a qual anuncia e promove a paz universal, a ela se ordenam, quer os católicos quer os outros que acreditam em Cristo quer, todos os homens em geral, pela graça de Deus chamados à salvação.
O Concílio Vaticano II abriu novo curso de compreensão sobre a Igreja
e assim dizem que vão superando a noção ultramontana de Igreja como sociedade perfeita com sua visão universalista e uniformizadora para uma nova consciência eclesial a partir da Igreja Local.A Igreja Universal ou a Igreja de Cristo existe e está presente na Igreja Local.
Esta tal igreja local só é Igreja em comunhão com as demais Igrejas Locais de modo que a Igreja Universal será compreendida como Igreja de Igrejas, comunhão de Igrejas Locais.
Da Lumen Gentium perscrutaremos a anti-teologia da Igreja Local analisando a presença de uma linguagem imprecisa, porém, constituem os fundamentos do ser eclesial.Primeiramente a opção de tratar de todo o Povo de Deus antes de falar da hierarquia.
Reconhecendo que existem Igrejas, no sentido estrito, com tradições
próprias, que constituem variedades legítimas a serem postas em comum para a construção da unidade católica do Povo de Deus, a constituição abre caminho de reflexão para o reconhecimento da Igreja Local como lugar de inculturar a fé no seu contexto sociocultural perfazendo a riqueza da catolicidade da Igreja Universal.Dentro do Povo de Deus, especialmente os
fiéis católicos formam a Igreja Peregrina, que,sendo sacramento da salvação, ocupa um lugar necessário na história da Aliança entre e as pessoas.
Fica lançada assim, a base para uma nova compreensão da Igreja,pela anti-assembleia conciliar do Vaticano II.
A partir desta diversidade,feriram a unidade, significado de Igreja fazendo o rompimento com os dogmas principalmente desde Concilio de Trento.
O Concílio de Trento faz obra de legislação que irá dirigir e modelar, até aos mais pequenos detalhes, a vida da Santa Igreja durante quatro longos séculos Doutrina dogmática é bem definida, zelo e disciplina, santidade e heroísmo, concorreram para que o modelo institucional dominasse a vida da Santa Igreja nos últimos quatro séculos.
Agora, todas essas falsas questões têm uma maneira de parecer novas em folha, especialmente para uma geração nova em folha. Suas primeiras afirmações soam inofensivas e plausíveis. Darei apenas dois exemplos. Soa inofensivo dizer, como muitos dos modernos dizem: “As ações só são erradas se são más para a sociedade”. Siga essa sugestão e, cedo ou tarde, você terá a desumanidade de uma colmeia ou de uma cidade pagã, o estabelecimento da escravidão como o meio mais barato ou mais direto de produção e a tortura dos escravos pois, afinal, o indivíduo não é nada para o Estado: e assim surge a declaração de que um homem inocente deve morrer pelo povo, como fizeram os assassinos de Cristo.
Então, talvez, voltaremos às definições da Igreja Católica e descobriremos que a Igreja, ao mesmo tempo que diz que é nossa tarefa trabalhar para a sociedade, também diz outras coisas que proíbem a injustiça individual. Ou novamente, soa muito piedoso dizer: “Nosso conflito moral deve terminar com a vitória do espiritual sobre o material”. Siga essa sugestão e você terminará com a loucura dos maniqueus, dizendo que um suicídio é bom porque é um sacrifício, que a perversão sexual é boa porque não produz vida, que o demônio fez o sol e a lua porque eles são materiais. Então, você pode começar a adivinhar a razão de o cristianismo insistir que há espíritos maus e bons; que a matéria também pode ser sagrada, como na Encarnação ou na Missa, no Sacramento do matrimônio e na ressurreição da carne.
CHESTERTON, G. K. "Por que sou católico"
REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO pelo “Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas”.
PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA,
PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS.