quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

23 de fevereiro dia de São Pedro Damião, Cardeal e Bispo de doutor.

23/02 Quarta-feira 
Festa de Terceira Classe

Paramentos Brancos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhpc1z_hB3Jkn9m8ejDAo5lyGcgZsrH-xg58xr05YgqpzOvklkWYnh8g849oURD-DWFdv18VWUjrdWbP_vQDYoQABCeNdfofh6o2csr9jmEQjbR9uzCSvNOgwo07hJGOSg3UKfxhR77hQ/s1600/sao+pedro+damiao.jpg
 Nasceu em Ravena e foi uma destas difuras severas que, como São João Batista, surgem nas épocas de relaxamento para afastar os homens do erro e trazer-lhes de volta ao estreito caminho da virtude. Devido à prematura morte de seus pais, o santo foi criado pelo seu irmão, convertendo-se em um excelente discípulo, e mais tarde em um profundo servidor de Cristo. Pedro decidiu abandonar o mundo exterior e abraçar a vida religiosa entrando no convento de Fonte Avellana, comunidade de heremitas que gozavam de grande reputação.
Aí se dedicou à oração, leitura espiritual e estudos sagrados, vivendo com grande austeridade.
Pedro assumiu a direção da abadia em 1043, apesar de não querê-lo, governando com grande prudência e piedade Fundou outras cinco comunidades de heremitas, onde fomentou entre os monges o espírito de retiro, caridade e humildade e ademais esteve ao serviço da Igreja, sendo nomeado Cardeal e Bispo de Ostia em 1057. São Pedro escreveu vários documentos que ajudaram a manter a observância da moral e da disciplina, particularmente no que se refere aos deveres dos clérigos e monges. Apesar da sua severidade, o santo sabia tratar os pecadores com bondade e indulgência, quando a caridade e a prudência o pediam. Morreu no dia 22 de fevereiro de 1072.

Intróito/Ecl. 15, 5.
O meio da Igreja ele abriu a boca: e o Senhor o encheu com o espírito de sabedoria e entendimento: ele o vestiu com o manto da glória.Sal. 91.2.É bom louvar ao Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo.V/. Glória Patri.

Coleta
Nós Vos suplicamos, Deus Todo-Poderoso, concedei-nos seguir os ensinamentos e o exemplo do Beato Pedro, vosso Confessor e Pontífice, para que, pelo desprezo pelas coisas terrenas, alcancemos as alegrias eternas.

Leitura da Epístola de São Paulo aos


II Timóteo 4,1-8
"1. Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: 2. prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, amea­ça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. 3. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); 4. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. 5. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. 6. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.* 7. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 8. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.*"

Gradual/ Sal. 36, 30-31.
A boca do justo meditará sobre a sabedoria, e sua língua falará justiça.
V /  A lei do seu Deus está no seu coração, e não será anulada.

Trato/ Sal. 111, 1-3.
Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor: tem prazer em seus mandamentos.
V/.  Sua raça será poderosa na terra: a posteridade dos justos será abençoada.
V/.Glória e riquezas estão na sua casa, e a sua justiça permanece para todo o sempre.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 5, 13-19
 "13. “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situa­da sobre uma montanha 15. nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16. Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” 17. “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei.* 19. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus."

Ofertório/Sal. 91, 13.
O justo florescerá como a palmeira, e se multiplicará como o cedro do Líbano.

Secreta
Que a piedosa intercessão de São Pedro, Pontífice e Doutor, não nos falte, Senhor, torne agradáveis ​​os nossos dons e obtenha sempre a sua indulgência para nós.

Comunhão/Lucas. 12, 42.
Aqui está o servo fiel e prudente que o mestre designou sobre sua família para dar-lhes no tempo designado sua medida de trigo. (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que, Senhor, o vosso santo sacrifício nos traga a salvação, interceda por nós o Beato Pedro, vosso Pontífice e vosso admirável Doutor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.