terça-feira, 5 de março de 2019

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCVII (607) (2 de março de 2019):

UM CONVERTIDO HOJE – I

Um homem que só quer a vida eterna
Pode com Deus sempre elevar-se acima da contenda.

Um colega acaba de escrever para dizer ao editor destes “Comentários” que a situação da Igreja é muito pior do que ele imaginava: “É uma ilusão pensar que podemos restaurar as coisas. Devemos ser fiéis e salvar as poucas almas das quais Deus se servirá quando chegar o momento”. Este editor está de pleno acordo, e pensa em uma frase da Eneida de Virgílio (II, 353): “Para os condenados, a esperança está em renunciar a toda esperança”. No entanto, para um seguidor de Cristo, confiar no homem é tolice, mas desconfiar de Deus é uma tolice incomparavelmente maior. Aqui está um e-mail recentemente enviado para o editor que mostra claramente Deus Todo-Poderoso trabalhando, convertendo uma jovem alma que estava anteriormente afastada d’Ele. Nos "Comentários" desta semana, ele pede o conselho que, pelas próximas duas semanas, ser-lhe-á oferecido.

Excelência,

Sou um jovem um pouco desesperado, porque não sei o que fazer. Talvez Vossa Excelência possa-me dar um conselho. Deixe-me expor-lhe brevemente meus antecedentes.

Até os dezoito anos eu era um adolescente "normal", completamente iludido, porque aceitava tudo o que o novo mundo moderno me dava. Tentei-me encaixar nele, mas sempre sentia que ia de encontro à natureza humana, e, no fundo, faltava alguma coisa. Embora eu fosse batizado, nunca tinha vivido como católico, nem realmente pensado em Deus, pois estava muito envolvido com o mundo material ateísta. No entanto, eu era um bom aluno, e meus pais podiam pagar pelos estudos, então aos dezoito anos fui para a universidade estudar Administração. Mas depois de um tempo, pela graça de Deus, comecei a ver que as coisas não eram, afinal, como a mídia e as pessoas as retratavam. Cheio de raiva e de desprezo pela sociedade moderna por causa das mentiras e da corrupção, abandonei a universidade e tentei a Academia dos Oficiais do Exército, já que eu estava sempre fisicamente em forma e pronto para enfrentar a "branda sociedade esquerdista".

Mas esse também não era o plano de Deus para mim. No campo de treinamento, Deus me deu a imensa graça de começar a converter-me, e de fortalecer minha fé. Quando, pouco depois, saí, eu era uma pessoa diferente, não mais cheia de raiva e de desprezo, mas decepcionada e perdida. Eu tinha percebido o quão fraca minha geração é por causa de nosso ensino e de nossa paternidade liberais, e como é difícil neutralizá-los. Estamos tão arraigados na comodidade e na total liberdade para fazermos o que queremos, que nos tornamos inúteis. Mas meus pais liberais continuaram a pressionar-me contra a minha vontade para ir para a universidade, e então eu tive de fazê-lo – isso não faz muito tempo. Naquele momento, Deus me fez encontrar a FSSPX e a “Resistência”, graças a Dom Lefebvre. Minha fé começou a crescer rapidamente, porque eu estava recebendo a Verdade. Comecei a ler a Bíblia e a pesquisar sobre os problemas da Igreja Conciliar e do mundo moderno, e comecei a rezar os quinze mistérios do Rosário, já que não há nenhuma Missa Tridentina nas proximidades.

Então agora estou pensando no que devo fazer. Sinto o desejo de renunciar à vida material, de aproximar-me de Deus e de aprofundar-me na Fé, para aprender tudo sobre o catolicismo e converter os demais, mas como sou jovem e não tenho nenhuma habilidade, pensei que seria melhor primeiro aprender uma habilidade prática – como a carpintaria, por exemplo. Nesse momento, nem sequer excluiria uma vocação sacerdotal. Minha maior luta foi tentar raciocinar com meus pais e convertê-los, mas eles pensaram que eu estava maluco ou que tinha tido um colapso, e desde então tem havido grandes discussões em casa sobre o fato de eu não querer ir para a universidade. Assim, eu não sei o que fazer. Estou só, ninguém na minha família ou entre os meus amigos é católico tradicional. Como ainda estou desempregado, pensei em mudar-me para não muito longe de onde há uma comunidade católica tradicional. Que conselho o senhor pode-me dar?

Kyrie eleison
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.