domingo, 12 de maio de 2019

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCXV (615) - (27 de abril de 2019):

Mentalidade Conciliar


Sacerdotes conciliares? – cegos, liderando cegos,
Levando a ruína absoluta a toda a humanidade!



Nestes “Comentários” de 6 de abril se mencionou “um encontro discreto” entre o Bispo Huonder e dois Bispos com cinco sacerdotes da FSSPX, realizado no leste da Suíça em 17 de abril de 2015, para discutir o ecumenismo do Vaticano II. Um mês e meio depois, Menzingen (QG da FSSPX) enviou aos sacerdotes da FSSPX uma “nota confidencial” sobre a reunião que incluía os poucos detalhes publicados aqui em 6 de abril: o “Acordo antes da doutrina” do BpH, a resposta da FSSPX com a verdadeira doutrina da Igreja sobre o ecumenismo, e a promessa de Huonderland do BpH de levar essa doutrina a Roma. Vale a pena analisar com mais detalhes os argumentos do BpH em favor de que se ponha a doutrina em segundo lugar, porque eis aqui a mentalidade que está destruindo a Igreja.

O Bispo Huonder apresentou oito argumentos, segundo a nota confidencial. Todos eles são fornecidos aqui, ligeiramente adaptados, em itálico. As respostas os seguem abaixo.

1 Eu (BpH) quero muito que a FSSPX seja canonicamente reintegrada à Igreja oficial.

2 Sem esse status canônico, a FSSPX tem apenas uma influência mínima porque está marginalizada. Os Bispos conservadores querem esse status para a FSSPX; sem ele todos estão contra a FSSPX.

3 Eu não acho que queiram estar em cisma. Querem demonstrar seu respeito indefectível pela Autoridade da Igreja.

4 O Magistério da Igreja deve ouvir o que os teólogos dizem, inclusive os da FSSPX, em um espírito de respeito mútuo. O Magistério também deve comprovar que qualquer evolução na Igreja desde o Concílio está em consonância com a Tradição Católica.

5 O levantamento das excomunhões de 1988 por Bento XVI e a liberação da Missa Tridentina são sinais de boa vontade da parte de Roma.

6 Um acordo com Roma daria apoio ao Superior Geral da FSSPX e ao seu apostolado. Também daria à FSSPX o direito de pedir explicações ao Magistério.

7 A Igreja precisa da FSSPX para sua nova evangelização.

8 Um eventual reconhecimento canônico precisaria ser seguido pelo tratamento das questões teológicas para que se encontrem  soluções.

E agora seguem algumas respostas:

1 Honorável Bispo, isso é muito gentil de sua parte, mas ser gentil não é o mesmo que ser católico.

2 A FSSPX teve uma grande influência enquanto dizia a Verdade, mas à medida que tem abandonado a Verdade Católica para alinhar-se com Roma e com o resto do mundo, essa influência tem diminuído, tem minguado. Por acaso o senhor não teria encorajado o próprio Senhor a alinhar-se com os fariseus?

3 A Fraternidade de Dom Lefebvre nunca esteve em um cisma real, porque apenas colocava Deus na frente dos homens. A Neofraternidade, como a Neoigreja, move-se para o cisma real, pois coloca os homens na frente de Deus.

4 Nãos se deve nenhum respeito ao erro e seu veneno, como o do Vaticano II. Infectado pelo veneno conciliar, o Neomagistério de hoje é muito inadequado para supervisionar a evolução da Igreja.

5 A boa vontade conciliar, como a de Bento XVI, é, na melhor das hipóteses, boa vontade subjetiva. Para que fosse realmente boa, ela deveria estar alinhada com a verdade objetiva, da qual todos os conciliaristas, como tais, perderam toda a noção. "O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções”, diz um provérbio antigo e sábio.

6 Um acordo com a Roma conciliar seria a morte definitiva da FSSPX católica, que não precisa de acordo com Roma para exigir que os romanos deixem de trair a verdadeira fé católica.

7 A verdadeira FSSPX rejeita a “Nova Evangelização”, solução irreal para o verdadeiro problema do Vaticano II.

8 Em outras palavras, “Acordo antes da doutrina”. Esse é um erro grave, proposto por todos os conciliaristas, porque se alguém vive uma mentira por tempo suficiente, terminará acreditando nela. O Vaticano II é uma grande mentira.

Em resumo, os oito argumentos do BpH são todos considerações humanas, essencialmente desvinculadas da Verdade objetiva da verdadeira Igreja Católica. Que Deus o faça ver o quanto a Igreja Conciliar se perdeu! 

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo.