segunda-feira, 23 de outubro de 2023

23 de outubro dia Santo Antônio Maria Claret, Bispo e Confessor

23/10 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos




 Santo Antônio Maria Claret Y Clará nasceu em Sallent, na diocese espanhola de Vic, em 1807. Era o quinto entre dez filhos de modesto tecelão de Catalunha. Quando jovem, se sentia atraído para a vida contemplativa, e bem quisera ser cartuxo, mas foi desaconselhado por sacerdote que percebeu seus grandes dons de missionário. Aos vinte e dois anos entrou no seminário de Vic e saiu sacertode aos vinte e oito, com a nomeação de vigário para a sua cidade natal, dedicando-se de corpo e alma ao serviço ministerial. Seu ideal ultrapassava os limites de sua paróquia. Ficou ai pouco tempo. Para seguir a própria vocação missionária, foi a Roma pôr-se  à disposição da Congregação para a Propagação. A escolha não pareceu muito boa e então ingressou no noviciado da Companhia de Jesus, que teve de interromper por causa de uma doença. Voltando a Espanha, foi missionário em sua pátria dedicando-se à evangelização das zonas rurais. Voltando a Vic deu início em 1849 à sua mais importante obra: a fundação de uma congregação missionária dedicada ao Coração Imaculado de Maria (cujos membros são ainda hoje conhecidos com o nome de Padres Claretianos). Mas tarde fundou também o Instituto das Irmãs de Ensino de Maria Imaculada. Foi eleito arcebispo de Cuba, então sob o dominio espanhol, cuja sede estava há 14 anos vacante. Incansável viajante, fez sentir sua presença em toda parte com a palavra e com os escritos: uma benéfica chuva de boa imprensa transformou a ilha. Para os analfabetos havia a palavra oral e a imagem de Nossa Senhora. Administrou a confirmação a trezentos mil cristãos e regularizou trinta mil casamentos. Instituiu também uma escola agrária, escrevendo ele própria pequena tratada sobre o cultivo dos campos. Foi confessor da rainha da Espanha mas não se adaptou á vida da corte. Procurou estender sua jornada de trabalho prestando serviço em várias paróquias. Olhou com particular simpatia o mundo dos artistas, para os quais chegou a fundar uma academia sob a proteção de São Miguel. Foi também escritor, deixando cerca de oitenta obras. O Papa Pio XI considerava-o o “Precursor da Ação Católica” dos tempos modernos. Santo Antônio Maria Claret morreu no dia 24 de outubro de 1870, aos sessenta e três anos, em Fontfroide, França. O Papa Pio XII o incluiu no catálogo dos santos durante o ano santo de 1950. Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. 
 
Intróito/ Ps. 131, 9-10.
Que os seus sacerdotes, Senhor, se revistam de justiça e que os seus santos se regozijem. Em consideração a Davi, seu servo, não rejeite a face do seu Cristo.
Ps. Ibid, 1.Lembre-se, Senhor, de Davi e de toda a sua gentileza.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que elevastes o bem-aventurado Antoine-Marie, vosso Confessor e Bispo, pelas virtudes apostólicas, e que estabelecestes através dele na vossa Igreja novas famílias de clérigos e virgens: concedei-o, dirigido pelo seu ensinamento e apoiado pelos seus méritos , podemos trabalhar incessantemente para buscar a salvação das almas.


Leitura da Epístola aos 

Hebreus 7, 23-27
23.Além disso, os primeiros sacerdotes deviam suceder-se em grande número, porquanto a morte não permitia que permanecessem sempre.24.Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno.25.É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor.26.Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus,27.que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo.

Gradual. Ecl. 44, 16.Ecce sacérdos magnus, qui in débus am plácuit Deo.    Eis o grande Pontífice que nos dias da sua vida agradou a Deus.
V/. Ibid., 20. Non est invéntus símilis illi, qui conserváret legem Excélsi.    V/. Ninguém foi encontrado como aquele que guardou a lei do Altíssimo.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 109, 4.  sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech. Aleluia.    Aleluia, aleluia. V/. Tu é um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.
Post Septuagesimam, ommissis Allelúia et versu sequenti, dicitur.Após a Septuagesima, omitimos o Aleluia e seu verso e dizemos:
Tratados. Sal. 111, 1-3.Beátus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis.Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se deleita em seus mandamentos.
V/. Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicétur    V/. Sua raça será poderosa na terra; a posteridade dos justos será abençoada.
V/. Glória et divítiæ in domo eius: et iustítia eius manet in sǽculum sǽculi.V/. Glória e riquezas estão em sua casa, e sua justiça permanece para sempre.
                                                             
     
Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 24,42-47
42.Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. 43.Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. 44.Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes. 45.Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno? 46.Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim!    47.Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens.

Ofertório/Sal. 88, 25.
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele e através do meu nome surgirá o seu poder.

Secreta
Que a solenidade anual de Santo N. Antônio Maria Claret, vosso Confessor e Pontífice, nos torne agradáveis ​​à vossa bondade, nós vos imploramos, Senhor, para que este sacrifício de expiação e de piedade aumente a felicidade que é a sua recompensa e nos obtenha os dons de tua graça.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Matth. 24,46-47.
Feliz o servo que o patrão, ao chegar, encontrará vigiando; em verdade, em verdade vos digo, ele o estabelecerá sobre todos os seus bens.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ó Deus, que recompensas as almas fiéis, concede-nos receber o nosso perdão, graças às orações do Beato N.Antônio Maria Claret, teu Confessor e Pontífice, cuja venerável festa celebramos.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário