sexta-feira, 20 de outubro de 2023

20 de outubro dia de São João Câncio, Confessor

20/10 Sexta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
  O São João Câncio nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kenty Silésia, Polônia, e viveu sempre em sua cidade, Cracóvia. Jovem polonês, brilhante estudante na Universidade de Cracóvia, Polônia. Padre e Professor de Teologia na Universidade de Cracóvia, lá, conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até morrer. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". Mesmo depois de ordenar-se sacerdote, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz. Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. Quando a sua humildade e a sua paciência eram postas a prova, sem perder a costumeira serenidade de espírito, se limitava a responder: “Graças a Deus!” Há um exemplo claro de sua personalidade em sua biografia, que remonta às inúmeras peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma, bem como aos lugares santos da Palestina. Numa dessas incontáveis viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Ele afirmou que não.                                                   
Depois que os ladrões partiram, ele se lembrou de que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.                                                                                            
Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, Antes de falecer, exortou: " Vigiai atentamente a doutrina, conservai o depósito sem alteração e combatei- sem jamais cansar-vos, toda opinião contrária à verdade: mas revesti-vos neste combate das armas da PACIÊNCIA, da DOÇURA e da CARIDADE, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas. Se eu estivesse estado no erro, sei que num ponto verdadeiramente capital, jamais um homem violento teria conseguido que o tratasse igualmente: muitos homens, sem dúvida, são como eu. Tende cuidado dos pobres, dos enfermos, dos órfãos..." distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal de 1473. Foi canonizado por Clemente II em 1767. São João Câncio era celebrado no dia 20 de outubro, mas agora sua festa acontece um dia antes daquele que marca sua morte.  

Intróito/ Sal. 36, 30-31
A misericórdia do homem é exercida para com o próximo; mas a misericórdia de Deus se estende a toda carne. Aquele que tem misericórdia ensina e corrige, como um pastor faz com seu rebanho.
Sal. 1, 1.Bem-aventurado o homem que não andou no conselho dos ímpios, que não parou no caminho dos pecadores, e que não se assentou no púlpito da peste.
V/. Glória Patri.

Coleta
Oramos a Vós, Deus Todo-Poderoso, concedei que, progredindo na ciência dos Santos e demonstrando compaixão pelos nossos irmãos, seguindo o exemplo do santo Confessor João, possamos, graças aos seus méritos, encontrar indulgência convosco.

Leitura da Epístola dos 

São Tiago 2,12-17
12.Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade.13.Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento.14.De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?15.Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano,16.e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?   
17.Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.

Gradual. Sal. 106, 8-9.Confiteántur Dómino misericórdiæ eius: et mirabília eius fíliis hóminum.Louvem ao Senhor por sua misericórdia e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.
V/. Quia satiávit ánimam inánem: et ánimam esuriéntem satiavit bonis.V/. Pois ele satisfez a alma cansada, e encheu a alma faminta de coisas boas.
Aleluia, aleluia. V/. Prov. 31, 20. Manum suam apéruit ínopi: et palmas suas exténdit ad páuperem. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ele abriu a mão para os necessitados e estendeu os braços para os pobres.


Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 12,35-40 
35.Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37.    porque a Deus nenhuma coisa é impossível.38.    Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.39.Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.40.Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

Ofertório/São João. 29, 14-16.
Revesti-me de justiça, e a equidade me serviu de manto e diadema. Fui olho de cego e pé de coxo; fui pai de pobre.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, que aceites com benevolência estas hostes pelos méritos de São João, teu Confessor, e conceda que, amando-te acima de tudo e amando todos os homens por tua causa, te agrademos com o nosso coração e com o nosso trabalho.

Comunhão/ São  Lucas. 6, 38.
Dai, e dar-se-vos-á: uma boa medida será derramada no vosso seio, espremida e sacudida, e transbordará.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Alimentados pelas delícias do vosso Corpo e do vosso precioso Sangue, Senhor, rogamos, implorando a vossa clemência: que, pelos méritos e exemplos de São João, vosso Confessor, que se fez imitadores da sua caridade, partilhemos também da sua glória.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário