sábado, 12 de novembro de 2022

12 de novembro dia de São Martinho I, Papa e Mártir

12/11 Sábado
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos


Nasceu em Todi (Úmbria) e formou parte do clero romano; no ano 649 foi eleito para a Cátedra de Pedro. Nesse mesmo ano celebrou um concílio em que foi condenado o erro dos monotelitas. No ano 653 foi preso por ordem do imperador Constante e levado para Constantinopla onde foi sujeito a duros sofrimentos; finalmente, transferido para Quersoneso, aí morreu no ano 656.O papa Martinho I sabia que as conseqüências das atitudes que tomou contra o imperador Constante II, no século VII, não seriam nada boas. Nessa época, os detentores do poder achavam que podiam interferir na Igreja, como se sua doutrina devesse submissão ao Estado. Martinho defendeu os dogmas cristãos, por isso foi submetido a grandes humilhações e também a degradantes torturas.                                                                    
O monotelismo foi uma heresia surgida pelas da Igreja do Oriente quando a teologia cristológica ainda possuía muitos adeptos de correntes distintas. Opôs-se ao nestorianismo (que afirmava haver em Jesus Cristo duas pessoas, a divina e a humana, o que foi condenado pelo Concílio de Éfeso, em 431). Eutiques, arquimandrita de um mosteiro de Constantinopla, defendeu que, havendo uma só pessoa em Jesus Cristo, também devia haver uma só natureza, admitindo que a humana fora absorvida pela divina. A discussão foi turbulenta e a questão só foi definitivamente resolvida no Concílio de Calcedónia, em 451, que definiu haver em Jesus Cristo duas naturezas, a divina e a humana, subsistindo na única pessoa divina do Verbo encarnado. Esta definição não convenceu diversas comunidades, que continuaram a aderir ao monotelismo, algumas até hoje. Tempos depois, o patriarca Sérgio I de Constantinopla, com a intenção de congraçar os monofisitas, proclamou que em Jesus Cristo, embora havendo duas naturezas, só havia uma vontade, pela identificação perfeita da vontade humana com a vontade divina, o que ficou conhecido na história das heresias por monotelismo. A questão ficou O Terceiro Concílio de Constantinopla, que foi o Sexto concílio ecumênico, realizado nos anos 680-681, na cidade de Constantinopla, condenou o monotelismo (do grego monos - uma, thelema - vontade) como sendo herético e definiu que Jesus Cristo tem duas naturezas e duas vontades (divina e humanaesclarecida no Terceiro Concílio de Constantinopla, em 681.




Papa Honório I nasceu em Capua. Eleito em 27 de outubro de 625. Durante o seu pontificado impulsou a evangelização de Inglaterra, procurando a integração dos monotelitas na Santa Igreja - heresia que negava uma vontade humana em Cristo, mantendo somente a divina - a qual ele não combateu (inclusive aprovando a Ecthesis de Sérgio I de Constantinopla. Isso fê-lo ser condenado (anatima) pelo Papa Leão II (682).Papa Honório I, anatemizado pelo Concílio por não condenar o monotelismo.É a maior e a pior sentença de excomunhão da Santa Igreja, onde o anátemo, além de ser expulso da igreja com todos seus ritos eucarísticos e todas as atividades voltadas ao fiéis, ainda é considerado como amaldiçoado pelo sacerdote. Os anátemas acontecem em celebrações públicas e são feitas por pontífices maiores, como bispos e cardeais. Em algumas tradições cristãs existem ritos específicos para o anátema.O anátema é o mais severo caso de excomunhão, ocorrendo somente nos piores casos possíveis de heresia contra a fé.
Este acima demonstra como há no mais alto escalão da Igreja Papas que não defenderam a doutrina Tradicional da Santa Igreja isto que vemos desde Papa João XXIII até  Bento XVI. Nossa Senhora em Fátima de Salete disse: que ia começar do Topo. 

Intróito/  Dan. 3, 84 e 87.
Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor; santo e humilde de coração, louvado seja Deus.
Ibid., 57 Obras do Senhor, todos louvam ao Senhor, louvam-no e exaltam-no para sempre.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que todos os anos nos dás um novo motivo de alegria por meio da solenidade de teu Mártir e Pontífice, o Beato Martinho, concede-nos, em tua misericórdia, poder sentir os efeitos da proteção daquele cujo nascimento estamos celebrando.

Epístola extraída                                                                                                                                      
I São Pedro 5,1-4,10-11                                                                     
1 Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. 2 Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; 3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. 4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.10 O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. 11 A ele o poder na eternidade! Amém.

Gradual. Sal. 8, 6-7.Glória et honrare coronasti eum. Você o coroou de glória e honra.V/. Etsti constituiu uma super ópera mánuum tuárum, Dómine.V/. E tu o estabeleceste sobre as obras das tuas mãos, Senhor.
Aleluia, aleluia. V/. Hic is Sacérdos, quem coronávit Dóminus. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. É o Sacerdote que o Senhor coroou. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 16, 13 -19
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Ofertório/ Sal. 88, 21-22.
Encontrei meu servo Davi; Eu o ungi com meu óleo sagrado; pois minha mão o ajudará e meu braço o fortalecerá.

Secreta
Santificai, Senhor, estes dons que vos são consagrados, graças a eles e o Beato Martinho, vosso Mártir e Pontífice, lança sobre nós um olhar de paz e de bondade.

Comunhão/  Sal. 20, 4.
Tu pões na cabeça dele, Senhor, uma coroa de pedras preciosas.
 (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Esta comunhão, Senhor, nos purifique de nossas faltas e, por intercessão do Beato Martinho, Mártir e Pontífice, nos torne participantes da salvação celestial.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.