sábado, 26 de novembro de 2022

26 de novembro dia de São Silvestre, Abade.

 26/11 Sábado
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos 
  
 São Silvestre Guzzolini nasceu numa família de nobres, na pequena Osimo, na Itália, em 1177. Os pais Gislério e Branca, deram ao filho uma boa formação religiosa, não poupando os esforços para que Silvestre seguisse a carreira como jurista. Estudou Direito nas universidades de Bolonha. Mas decidiu abandonar o curso para estudar teologia em Padova. Ordenou-se sacerdote em sua cidade natal, tornando-se em seguida cônego da catedral. Mais tarde, em 1227 quando já estava com cinquenta anos de idade, decidiu se retirar para a vida eremítica numa gruta perto de Frassassi. A fama de sua santidade e de sua grande espiritualidade fez chegar outros religiosos com a mesma aspiração ascética. Assim uma nova comunidade monástica se formava. Silvestre logo teve de procurar um local maior, devido ao grande número de monges alí agrupados. Foram então para uma localidade próxima chamada Montefano, onde em 1231, fundou a congregação beneditina masculina, mais tarde chamada dos monges silvestrinos, da qual o fundador se tornou o abade.
    Ele era de fato uma alma contemplativa, desejosa de coerência evangélica, por isso tornou-se eremita. Praticou uma vida monástica rigorosa e amadureceu uma profunda e forte espiritualidade. Escolheu a Regra de São Bento, porque desejava constituir uma nova família religiosa dedicada à contemplação, mas que não abandonasse a realidade social à sua volta. Silveste, de fato, unia ao recolhimento o apostolado de uma sublime paternidade espiritual e a pregação do Evangelho às populações da região. Morreu na santidade no Ermo de Montefano, em 26 de novembro de 1267, na Itália.
E sobre sólidas bases a congregação percorreu mais de oito séculos de História da Igreja, ultrapassando muitas dificuldades. Na metade do século XIX atravessou os horizontes europeus, levando pela primeira vez a Regra beneditina à Ásia, na ilha de Ceilão, hoje Sri Lanka. No último século apareceram novas fundações nos Estados Unidos da América, na Austrália, na Índia e, recentemente, nas Filipinas.Em virtude desse florescimento que continua a dar valorosos frutos apostólicos e missionários e com mosteiros nos quatro continentes, a congregação dos silvestrinos pôde ganhar o título de internacional. Santo Silvestre, Abade morreu em 1267,aos 90 anos. 

A palavra abade, que provém do substantivo latino abbas, abbatis, através da sua forma acusativa abbatem – a qual, por sua vez, deriva do siríaco abbâ (através do étimo hebraico ab) –, significa pai e tem sido utilizada como título clerical, no Cristianismo, com diversas acepções (pároco, cura de almas, prelado de mosteiro ou congregação religiosa, monge, etc), ainda que se refira, na sua acepção original, à vida monástica e a quem governa uma abadia.O título teve a sua origem nos mosteiro da Síria, no século IV , tendo-se espalhado pelo Mediterrâneo Oriental, sendo adoptado, na generalidade das línguas europeias, para designar o governante de um dado mosteiro.O Título de Abade só começou a usar-se em 472.
O Segundo Concílio de Niceia em 787, reconheceu aos abades o direito de conferir a tonsura e ordenar os seus monges nas ordens inferiores até à ordem de leitor – poder, em geral, reservado aos bispos.

Segunda-feira dedicada as almas do Purgatorio:

PURGATÓRIO
 

As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao purgatório. O purgatório é estado de purificação. 
O II Concílio de Leão (1274), sob Gregório X (1271-1276), afirma:
·        "As almas que partiram deste mundo em caridade com Deus, com verdadeiro arrependimento de seus pecados, antes de ter satisfeito com verdadeiros frutos de penitência por seus pecados de atos e omissão, são purificadas depois da morte com as penas do purgatório..." (Dz. 464).
Sagradas Escrituras:
Ensinam indiretamente a existência do purgatório concedendo a possibilidade da purificação na vida futura.
·        Os judeus oraram pelos caídos, aos quais se haviam encontrado objetos consagrados aos ídolos, afim de que o Senhor perdoasse seus pecados: "Por isso mandou fazer este sacrifício expiatório em favor dos mortos para que ficassem liberados do pecado..." (2Mc 12,46).
·        "Quem falar contra o Espirito Santo não será perdoado nem neste tempo nem no vindouro...".
Para São Gregório Magno, esta última frase indica que as culpas podem ser perdoadas neste mundo e também no futuro. A existência do Purgatório se prova especulativamente pela Santidade e Justiça de Deus. Esta exige que apenas as almas completamente purificada sejam exibidas no céu; Sua Justiça reclama que sejam pagos os restos de penas pendentes, e por outro lado, proíbe que as almas unidas em caridade com Deus, sejam atiradas ao inferno. Por isso se admite um estado intermediário que purifique e de duração limitada.

Intróito/Salmos 36, 30-31.
A boca do justo ponderará a sabedoria, e a sua língua proferirá equidade; a lei do seu Deus está em seu coração.
Sl. Ibid., 1. Não tenha inveja dos ímpios e não tenha ciúmes dos que praticam a iniqüidade.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó misericordioso Deus, que chamastes à solidão o Beato Abade Silvestre, enquanto meditava diante de um túmulo aberto sobre a vaidade deste mundo, e vos dignastes adorná-lo com os méritos de uma vida santíssima; rogamos-te que nos faças, desprezando os bens da terra, como ele, gozarmos da felicidade da tua companhia eterna.
Comemoração E recordamos São Pedro de Alexandria, Bispo e Mártir:
Oratio.Infirmitátem nostram respice, omnipotens Deus: et, quia lay própriæ actionis gravat, beáti Petri Martyris tui atque Pontíficis intercéssio gloriósa nos prótegat. Por Dominum. Deus Todo-Poderoso, olhe para nossa fraqueza; e porque o peso de nossos pecados nos oprime, fortalece-nos pela gloriosa intercessão do Bem-aventurado Pedro, seu Mártir e Pontífice.

Leitura da Epístola 

Eclesiástico,45,1-6
1 Moisés foi amado por Deus e pelos homens: sua memória é abençoada. 2 O Senhor deu-lhe uma glória semelhante à dos santos; tornou-se poderoso e temido por seus inimigos. 3 Glorificou-o na presença dos reis, prescreveu-lhe suas ordens diante do seu povo, e mostrou-lhe a sua glória. 4 Santificou-o pela sua fé e mansidão, escolheu-o entre todos os homens. 5 Pois (Deus) atendeu-o, ouviu sua voz e o introduziu na nuvem. 6 Deu-lhe seus preceitos perante (seu povo) e a lei da vida e da ciência, para ensinar a Jacó sua aliança e a Israel seus decretos.

Gradual. Sl 20, 4-5.Dómine, prævenísti eum in benedictiónibus dulcédinis: posuísti in capite eius corónam de lápide pretióso. Senhor, você o advertiu sobre as mais doces bênçãos; você colocou em sua cabeça uma coroa de pedras preciosas.
V/. Vitam petiit a te, et tribuísti ei longitúdinem dierum in sǽculum sǽculi.V/. Ele te pediu a vida, e você lhe concedeu dias que durarão para todo o sempre.
Aleluia, aleluia. V/. Sl 91, 13. Iustus ut palma florébit: sicut cedrus Líbani multiplicábitur. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. O justo florescerá como a palmeira e se multiplicará como o cedro do Líbano. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 19, 27-29
27 Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós? 28 Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.

Ofertório/ Salmos 20, 3 e 4.
Tu lhe concedeste, Senhor, o desejo do seu coração, e não o privaste do pedido dos seus lábios.Senhor colocou uma coroa de pedras preciosas em sua cabeça. 

Secreta
Nós Vos pedimos, Senhor, que oferecendo respeitosamente estes dons à vossa divina majestade, nos tornemos pela piedosa preparação da alma e pela pureza do coração os imitadores do bem-aventurado abade Silvestre e mereçamos receber santo o Corpo e o Sangue de seu filho.

Pró S. Pedro de Alexandria
secretaHóstias tibi, Dómine, beáti Petri Mártyris tui atque Pontíficis dicátas méritis, benígnus assúme: et ad perpétuum nobis tríbue proveníre subsídium. Por Dominum. Senhor, aceitai em vossa bondade estas hóstias que vos são oferecidas em memória dos méritos do bem-aventurado Pedro, vosso mártir e pontífice; e fazer com que obtenham assistência contínua para nós.


Comunhão/São Lucas. 12, 42.
Eis o dispensador fiel e prudente que o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes no tempo designado sua medida de trigo.
 (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Alimentados no banquete divino, nós te imploramos. Senhor, concede-nos caminhar nas pegadas do Santo Abade Silvestre para que tenhamos, com os teus santos, no reino da tua glória, a recompensa abundante.

Pró S. Pedro de Alexandria
pós-comunhãoRefécti participatióne múneris sacri, quǽsumus, Dómine, Deus noster: ut, cuius exséquimur cultum, intercedénte beáto Petro Mártyre tuo atque Pontífice, sentiámus efféctum. Por Dominum. Cheios de participação neste dom sagrado, nós Vos suplicamos, Senhor nosso Deus, por intercessão do Bem-aventurado Pedro, vosso Mártir e Pontífice, que nos faças sentir o efeito do sacrifício que celebramos.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário