sexta-feira, 10 de abril de 2020

Via Crucis, "caminho da cruz"

  http://mediablogs.arautos.org/salvador/files/2017/04/via-sara.jpg
 A via-crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Nosso Senhor Jesus Cristo carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Santa Via-Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Nosso Senhor Jesus Cristo a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão de JNosso Senhor Jesus Cristo.

 À Via Crucis,Nosso Senhor Jesus Cristo é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrikkQlJzb-r7g6sfe3a6zFq6p_Jvtht9y-BrLq9rI6_328Rp2tDmIf1Ret6-RC-Jv5TvnECgCOwoo9VrBtbYqgIz3I8PthYo6XO9IZoZtWBnChxo1887y1ehcvO9Je1IaiSp7SqV9yDW7/s1600/12189634_470868206437824_1733129097851387611_n.jpg

Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Nosso Senhor Jesus Cristo e uma devoção especial , faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Nosso Senhor Jesus Cristo a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.
No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis. 
São eles:


  • I. Nosso Senhor Jesus Cristo é condenado à morte
  • II. Nosso Senhor Jesus Cristo carrega a cruz às costas
  • III. Nosso Senhor Jesus Cristo cai pela primeira vez
  • IV. Nosso Senhor Jesus Cristo encontra a sua Mãe
  • V. Simão Cirineu ajuda Nosso Senhor Jesus Cristo a carregar a cruz
  • VI. Verônica limpa o rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • VII. Nosso Senhor Jesus Cristo cai pela segunda vez https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZswG_SBFHEGuNfr9OF2Fmz_zsWHuO_r0M3THuKyXb1Sw79B9tApDTdX-i2M6V9bfsO2TBsf9W61w1YgipcQfEQ2dAV-wXdbx3pMVgA-CAoJQEbYadhlVd_g948Z-CjkKfy4EuXZWmYLzL/s1600/Via_Sacra_do_Senhor-15Cenas-914x1802-70.jpg
  • VIII. Nosso Senhor Jesus Cristo encontra as mulheres de Jerusalém
  • IX. Terceira queda de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • X. Nosso Senhor Jesus é despojado de suas vestes
  • XINosso Senhor Jesus Cristo é pregado na cruz
  • XII. Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz
  • XIII. Descida do santo corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo da cruz
  • XIV. Sepultamento de Nosso Senhor Jesus Cristo

Para esclarecer não existe décima quinta estação.
 O Papa João Paulo II que falou desta tal décima-quinta estação. Na Via Sacra a não existe Ressurreição de Cristo, isto não é tradicional pois como nome já diz Via Crucis caminho da Cruz não caminho de Ressurreição.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.
Façam penitência.