Mons.
Klaus Gamber,
bispo de Ratisbona e perito em Liturgia:
“A reforma litúrgica de Paulo
VI foi mais radical que a de Lutero”.
OS OBSERVADORES NÃO-CATÓLICOS” participaram do
início ao fim do Concílio Vaticano II e no final deste, ou seja, no dia 4 de
dezembro de 1965, estavam presentes em uma cerimônia ecumênica, na qual o
Papa Paulo VI, “com evidente satisfação” e dirigindo-se a tais
“observadores”, disse:
“… Sabeis, Irmãos, que de muitas maneiras o nosso
próprio Concílio Ecumênico pôs-se em movimento em direção a vós: da
consideração que os Padres Conciliares não deixaram de manifestar pela
vossa presença, que tão cara lhes era, até o esforço unânime para evitar
toda expressão que não fosse cheia de deferências para convosco; da
alegria espiritual de vermos vosso grupo de escol associado às
cerimônias religiosas do Concílio Vaticano II, até a formulação de expressões doutrinais e disciplinares aptas a arredar os obstáculos e a abrir sendas tão largas e aplainadas quanto possível para uma melhor valorização do patrimônio religioso que conservais e desenvolveis: a Igreja Romana, como vedes, testemunhou a sua boa vontade de vos compreender e de se fazer compreender; não pronunciou anátemas,
senão invitações; não traçou limites à sua espera, como tampouco os
traça ao seu oferecimento fraterno de continuar um diálogo que a empenha.”Constitution on the Sacred Liturgy Sacrosanctum Concilium Vatican.va (1963-12-04).
Em
Primeiro lugar, devemos lembrar que Lutero não desejava de imediato
romper com a Igreja Católica Apostólica Romana. De início, sua
preocupação era promover reforma religiosa em pontos fundamentais em
questões doutrinárias e eclesiásticas. Tendo consciência de que suas
publicações e posicionamentos teológicos provocariam toda a Europa seja
do lado romanista como do que apoiaria a reforma, Lutero foi muito tímido e cauteloso, como ele mesmo disse em sua carta ao amigo Nicolau.
Ofertório:
para Lutero o ofertório Tradicional “cheirava a sacrifício”por
isso deveria ser deixado fora da sua missa.
“As novas orações eucarísticas católicas abandonaram
a falsa perspectiva de um sacrifício oferecido a Deus” (“La Croix”,
10-12-69, palavras que Jean Guitton diz ter lido em revista protestantes muito
apreciada).
OUVIR:
“Lutero
suprimiu qualquer referência aos Santos. Também na missa nova, dos seus quatro
Cânones, somente o chamado Romano menciona alguns Santos, e mesmo assim, é
livre a sua menção pelo celebrante. Mais um motivo por que vários pastores
protestantes afirmam poder celebrar a sua ceia-memorial usando o texto da Missa
Nova.
Hoje se tiram os santos é o que vemos nestas tal missas e colocam no lugar a missa do churrasco,afro,rock, pope,carismática e etc....
Assima
Lutero reina na missa pois é somente um banquete de comemoração da última Ceia. Daí ser
celebrado em uma mesa, e com o celebrante voltado para o povo, na postura dos
comensais de refeição comum, como se faz na missa nova.
REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO pelo
“Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas”.
PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.
Pela Consagração da Rússia Imaculado Coração de Maria.
PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS DOS MODERNISTAS JUDEUS,MUÇULMANOS,CISMÁTICOS,HEREGES, E ATEUS