sábado, 3 de fevereiro de 2024

03 de fevereiro dia de São Braz,Bispo e Mártir.

03/02 Sábado
Feria de Quarta Classe
Paramentos Roxo
 São Brás foi um martir Bispo que viveu entre o séculos III e IV na Armênia.  
   São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, a graça ia se abrindo e sua vontade buscando mais Deus, foi evangelizado;sua vida sofreu uma guinada. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.Sucessor dos apóstolos e fiel à Santa Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.
  A Santa Igreja estava perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar ao imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que esse grande santo fez  sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local. 
  São Brás foi preso para que renunciasse à Fé e sofreu muitas chantagens,longas flagelação,e foi suspenso em tronco, sobre o qual lhe desfibraram as carnes, com pentes de ferro.Depois, lançaram-no numa asquerosa enxovia,e submergiram-no num lago, donde aiu incólume.Por amor a Cristo e à Santa Igreja, preferiu renunciar à própria vida do que negar Fé imaculada. Em 316, foi degolado junto com dois meninos.
   Conta a tradição que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.
   Por esse motivo é padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua celebração em 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.

Benedictio Candelarum Bênção das Velas em Festo S. Blasii Episcopi et Martyris
na festa de São Brás Bispo e Mártir
V/. Adiutórium nostrum in nomine Dómini. V/. Nossa ajuda está em nome do Senhor.
R/. Quem fecit caelum e terram. R/. Quem fez o céu e a terra.
V/. Dominus vobiscum. V/. O senhor esteja convosco.
R/. E cum spíritu tuo. R/. E com teu Espírito
Oremus. Vamos rezar.ração
Omnipotens et mitíssime Deus, qui ómnium mundi rerum diversitátes solo Verbo creásti, et ad hóminum reformatiónem illud idem Verbum, per quod facta sunt ómnia, incarnári voluisti: qui magnus es et immensus, terríbilis atque laudábilis, ac fáciens mirabília: pro cuius fidei confessióne glori confessióne glori confessióne glori Martyr e Póntifex Blásius, diversórum tormentórum genera non pavéscens, martýrii palmam felíciter est adéptus: quique eídem, inter ceteras grátias, hanc prærogatívam contulísti, ut, quoscúmque gútturis morbos tua virtúte curáret; mais _ _ _ficáre tua venerábili pietáte digneris, tuam grátiam infundendó; ut omnes, quorum colla per eam ex bona fide tacta fúerint, a quocúmque gútturis morbo ipsíus passiónis méritis liberántur, et in Ecclésia sancta tua sani et hílares tibi gratiárum referant actiones, laudéntque nomen tuum gloriósum, quod est benedíctum in sǽcula s Per Dóminum nostrum Iesum Christum Fílium tuum: Qui tecum vivit et regnat in unitáte Spíritus Sancti Deus, per ómnia sǽcula sæculórum. Deus todo-poderoso e mui doce, tu criaste a diversidade de todas as coisas do mundo por tua única Palavra, e que, para o renascimento dos homens, quiseste que esta mesma Palavra, pela qual tudo foi feito, se encarnasse: Tu és grande e imenso , terrível e digno de louvor, e faz maravilhas: Pela confissão de sua fé, o glorioso Mártir e Pontífice Blás, não temendo nenhum tipo de tormento, recebeu com felicidade a palma do martírio: E você lhe concedeu esta prerrogativa, entre outras graças, curar todas as doenças da garganta; Rogamos implorando a Vossa Majestade, para que, não olhando para nossas faltas, mas apaziguado por seus méritos e suas orações, você se digna bé + nir et sancti +orgulhe esta criatura de cera infundindo-a com sua graça; Para que todos os que de boa fé tiverem seus pescoços tocados por ela sejam libertados pelos méritos de sua paixão de toda doença da garganta, e assim em vossa santa Igreja possam eles com saúde e alegria prestar-vos obras de graças, louvor teu glorioso nome, que é bendito para todo o sempre. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, para todo o sempre.
R/.Amen. R/. Que assim seja.
E aspergantur aqua benedicta. E as velas são aspergidas com água benta.
Deinde Sacerdos duos cereos in modum crucis aptatos apponit sub mento gutturi singulorum, qui benedicendi sunt, ipsis ante Altare genuflectentibus, dicens: Então o Sacerdote coloca duas velas dispostas em forma de cruz sob o queixo de cada um dos que serão abençoados, ajoelhando-se diante do altar, dizendo:
Per intercessiónem sancti Blásii, Epíscopi et Mártyris, liberte te Deus a malo gútturis, et a quólibet álio malo. Em nómine Patris, e Fílii, e Spíritus Sancti. Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, Deus vos livre de todas as dores de garganta e de todos os outros males. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Benedictio panis, vini, aquæ e fructuum
Bênção do pão, vinho, água e frutas
contra gutturis aegritudinem contra dor de garganta em Festo S. Blasii Episcopi et Martyris na festa de São Brás Bispo e Mártir
(Aprovado pelo SRC em 25 de setembro de 1883)
Aprovado pelo CRA em 25 de setembro de 1883
V/. Adiutórium nostrum in nomine Dómini. V/. Nossa ajuda está em nome do Senhor.
R/. Quem fecit caelum e terram. R/. Quem fez o céu e a terra.
V/. Dominus vobiscum. V/. O senhor esteja convosco.
R/. E cum spíritu tuo. R/. E com teu Espírito
Oremus. Vamos rezar.Oração
Salvátor mundi Deus, qui hodiérnam diem beatíssími Blásii martýrio consecrásti, quique eídem inter ceteras grátias, hanc prærogatívam contulísti, ut, quoscúmque gútturis morbos tua virtúte curáret: inefábilem misericórdiam tuam supplíciter exorámus, et pétimus; ut hos panes, vinum, aquam et fructus, quæ plebs fidélis tibi devote hódie ad sanctificándum áttulit, tua pietáte bene + dícere et sancti + ficáre digneris: ut, qui ex his gustáverint, ab omni gútturis plaga, et quavis ália ánimæ et córporis infirmitáte , méritis et intercessióne eiúsdem beáti Blásii Mártyris tui atque Pontíficis, plenam recípiant sanitátem: Qui vivis et regnas Deus in sǽcula sæculórum. Ó Deus, Salvador do mundo, que consagraste este dia pelo martírio do bem-aventurado Blaise, e lhe concedeste esta prerrogativa, entre outras graças, de curar todas as doenças da garganta: Rogamos, implorando a tua inefável misericórdia, e pedimos dignar -se a ser + nir e sancti + orgulhoso por sua piedade estes pães, este vinho, esta água e estes frutos que seu povo fiel trouxe a você hoje devotamente para serem abençoados: da garganta, e de todas as outras enfermidades da alma e do corpo, e que eles recebam boa saúde, pelos méritos e intercessão deste mesmo bem-aventurado Brás, seu Mártir e Pontífice: Tu que vives e reinas, sendo Deus, para todo o sempre.
R/. Amen. R/. Que assim seja.
E aspergantur aqua benedicta.E a comida é aspergida com água benta.



Intróito/ Ps. 17, 5, 6 et 7.
 Os gemidos da morte me cercaram, as dores do inferno me cercaram; na minha aflição invoquei o Senhor, e do seu santo templo ele ouviu a minha voz.Ps. ibd., 2-3. Eu te
amarei, Senhor, você que é minha força; o Senhor é meu firme apoio e meu libertador.
V/.Glória Patri.
 
Coleta
Suplicamos-te, Senhor, ouve com misericórdia as orações do teu povo, para que nós, que somos justamente afligidos pelos nossos pecados, sejamos misericordiosamente libertos para a glória do teu nome.
 
Leitura da Epístola de São Paulo a

I Coríntios 9,24-27 e; 10, 1-5
24 Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais. 25 Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. 26 Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. 27 Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros. 1 (Não quero que ignoreis, irmãos), que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar; 2 todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; 3 todos comeram do mesmo alimento espiritual; 4 todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo). 5 Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, pois seus cadáveres cobriram o deserto. 
 
Graduale. Ps. 9, 10-11 et 19-20.Senhor é nossa ajuda em momentos de necessidade e aflição. Deixe que aqueles que conhecem o seu nome esperem em você, pois você não abandona aqueles que te buscam, Senhor. 
 
 Pois os pobres não serão esquecidos para sempre; a paciência dos pobres não perecerá para sempre. Levante-se, Senhor, não deixe o homem triunfar.
 
Tractus. Ps. 129, 1-4.
Das profundezas clamei a ti, Senhor; Senhor, ouça minha voz.
V/. Fiant aures tuæ intendéntes in oratiónem servie tui. Que seus ouvidos estejam atentos à voz da minha súplica.
V/. Si iniquitátes observáveris, Dómine: Dómine, quis sustinébit? Se você examinar nossas iniqüidades, Senhor, quem estará diante de você?
V/. Quia apud te propitiátio est, e propter legem tuam sustínui te, Dómine. Mas contigo está a misericórdia, e por causa da tua lei tenho esperado em ti, Senhor.

Sequência do Santo Evangelho segundo 

São Mateus 20,1-16
1 Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. 2 Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. 3 Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. 4 Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. 5 Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. 6 Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: - Por que estais todo o dia sem fazer nada? 7 Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: - Ide vós também para minha vinha. 8 Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: - Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros. 9 Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário. 10 Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário. 11 Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: 12 - Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor. 13 O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? 14 Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti. 15 Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? 16 Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.(Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos).
 
Ofertório/ Ps. 91, 2.
É bom louvar ao Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo.
 
Secreta
Tendo aceitado as nossas ofertas e as nossas orações, purifica-nos graças a estes mistérios celestiais, te imploramos, Senhor, e ouve-nos com clemência.

Comunhão/  Ps. 30, 17-18.
Faça resplandecer o seu rosto sobre o seu servo e salve-me pela sua misericórdia; Senhor, não me deixes envergonhado, pois te invoquei.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que os teus fiéis, ó Deus, sejam fortalecidos pelos teus dons, para que, ao recebê-los, possam buscá-los novamente e, ao buscá-los, possam recebê-los sem fim.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias Santo o Rosário.