terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

06 de fevereiro dia de São Tito, Bispo e Confessor

 06/02 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos


 São Tito, cujo nome é de origem latina, era grego e pagão (cf. Gl 2, 3). Ainda jovem se converteu ao cristianismo, foi batizado pelo Apóstolo São Paulo e se tornou companheiro e inestimável colaborador do apóstolo. Quando Paulo disse a Tito: «Isto deves ensinar, recomendar e reprovar com toda autoridade», fez surgir um outro grande evangelizador, que permaneceu trabalhando ao seu lado. Encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões, foi uma vez a Jerusalém para entregar a importância duma coleta em favor dos cristãos pobres. «Meu companheiro e colaborador», como escreveu o apóstolo na segunda carta aos Corintos. Companheiro dos momentos importantes, como a famosa reunião do concílio de Jerusalém, que tratou da necessidade de renovação e diversificação dos ritos devido a evangelização no mundo pagão. 
  São Tito, porém, foi também um mediador persuasivo, e entusiasmou Paulo resolvendo uma grave crise entre ele e os Corintos. Enviado por São Paulo a Corinto com a tarefa de reconduzir aquela indócil comunidade à obediência, Tito restabeleceu a paz entre a Igreja de Corinto e o Apóstolo, que lhe escreveu nestes termos: «Deus, porém, que consola os humildes, consolou-nos com a chegada de Tito, e não só com a sua chegada mas também com a consolação que ele tinha recebido de vós. Contou-nos ele o vosso vivo desejo, a vossa aflição, a vossa solicitude por mim… Foi por isso que ficamos consolados» (2 Cor 7, 6-7.13). Entre os anos 64 e 65, tendo sido libertado da prisão romana o apóstolo Paulo foi com ele para a ilha de Creta, onde fundou uma comunidade cristã, que confiou a Tito. Mais tarde, visitou a Paulo em Nicópolis. Voltou novamente à Ilha de Creta, onde recebeu uma carta do próprio mestre, Paulo, que figura entre os livros sagrados. Depois, retornou à Roma para se avistar com o apóstolo que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso. Segundo a tradição mais antiga, Tito permaneceu como bispo de Creta até sua morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio, em Creta no ano 105 depois de Cristo. Ele teria conservado a virgindade até a morte. São Paulo o chama repetidamente «meu companheiro e colaborador», e na segunda carta aos Corintos, num momento de especial amargura, diz: «Deus me consolou com a chegada de Tito».

S. Tito, bispo, companheiro de S. Paulo, séc.I exímio colaborador de São Paulo, recebeu uma carta preciosa, em que se lê: “Exorta os jovens a serem equilibrados em tudo, mostrando-te como modelo de boa conduta, correção e ensino, dignidade, palavra sã e irrepreensível”. São Tito foi o chefe da comunidade cristã de Creta, onde deve ter sofrido muitos dissabores, apesar de sua grande habilidade.

Intróito/Ecli. 45, 30.
O Senhor fez com ele uma aliança de paz e o estabeleceu como príncipe, para que a dignidade sacerdotal lhe pertencesse sempre.
Salmos 131, 1. Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que adornastes de virtudes apostólicas o bem-aventurado Tito, vosso Confessor e Pontífice, concedei-nos, por seus méritos e por sua intercessão, que, vivendo justa e piedosamente neste mundo, mereçamos alcançar a pátria celestial.

E comemorou S. Dorotheae Virg. e Mart. :E recordamos Santa Doroteia, Virgem e Mártir:Oração.Indulgéntiam nobis, quǽsumus, Dómine, beáta Dorothéa Virgo et Martyr implóret: quæ tibi grata semper éxstitit, et mérito castitátis, et tuæ professióne virtútis. Por Dominum nostrum.Que a Bem-aventurada Doroteia, Virgem e Mártir, nós vos suplicamos, Senhor, implore para nós a vossa misericórdia, ela que sempre vos agradou, pelo mérito de sua castidade e pela profissão que fez de uma força de alma do qual Senhor é a fonte.

Leitura da Epístola extraída do livro do

Eclesiástico 44,16-27
16 Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência. 17 Noé foi julgado justo e perfeito, e no tempo da ira tornou-se o elo de reconciliação. 18 Por isso foram deixados alguns na terra, quando veio o dilúvio. 19 Ele foi o depositário das alianças feitas com o mundo, a fim de que ninguém doravante fosse destruído por dilúvio. 20 Abraão é o pai ilustre de uma infinidade de povos. Ninguém lhe foi igual em glória: guardou a lei do Altíssimo, e fez aliança com ele. 

Gradual.  Ecli. 44, 16.Ecce sacérdos magnus, qui in débus am plácuit Deo. Aqui está o grande Pontífice que nos dias de sua vida agradou a Deus.
V/. Ibid., 20. Non est invéntus símilis illi, qui conserváret legem Excélsi. V/. Ninguém foi encontrado como aquele que guarda a lei do Altíssimo.
Aleluia, aleluia. V/. Sl 109, 4. Você é sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/.Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.
Post Septuagesimam, ommissis Allelúia et versu sequenti, dicitur.Após a Septuagesima, omitimos o Aleluia e seu verso e dizemos
Tratos. Salmos 111, 1-3Beatus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis.Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se deleita em seus mandamentos.
V/. Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicéturV/. Sua raça será poderosa na terra; a posteridade dos justos será abençoada.
V/. Glória et divitiæ in domo eius: et iustitia eius manet in sǽculum sǽculi.V/. Glória e riquezas estão em sua casa, e sua justiça permanece para sempre.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 10, 1-9
1. Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.2. Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.3. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4.Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.5. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!
6. Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.7. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.8. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 

Ofertório/Salmos 88, 21-22.
Encontrei David, meu servo; Eu o ungi com meu óleo sagrado; porque a minha mão o ajudará e o meu braço o fortalecerá.

Secreta
Seja para nós, ó Senhor, em todos os lugares, motivo de alegria a memória dos vossos Santos, para que sintamos a proteção daqueles cujos méritos voltamos a celebrar.
Pro S. Doroteia Para Santa Doroteia
SecretaHóstias tibi, Dómine, beátæ Dorótheæ Vírginis e Mártyris tuæ dicátas méritis, benígnus assúme: et ad perpétuum nobis tríbue proveníre subsídium. Por Dominum nostrum. Recebei com bondade, Senhor, as hóstias oferecidas para honrar os méritos da Bem-aventurada Doroteia, vossa Virgem e Mártir, e concedei-nos ajuda contínua.
 
Comunhão/São Lucas. 12, 42.
Eis o dispensador fiel e prudente a quem o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes no tempo determinado sua medida de milho.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Por favor, concede-nos, ó Deus Todo-Poderoso, que, dando graças pelos dons recebidos, possamos receber ainda mais benefícios pela intercessão do Beato Tito, teu Confessor e Pontífice.
Pro S. Doroteia
pós-comunhão pós-comunhão
Divíni múneris largitáte satiáti, quǽsumus, Dómine, Deus noster: ut, intercedénte beáta Dorothéa Vírgine et Mártyre tua, in eius sempre participatióne vivámus. Por Dominum. Satisfeitos com a grandeza do vosso dom celestial, rogamos-vos, ó Senhor nosso Deus, que a Bem-aventurada Doroteia, vossa Virgem e Mártir, intercedendo por nós, vivamos sempre da participação neste sacramento.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.