terça-feira, 9 de maio de 2023

09 de maio dia de São Gregório de Nazianzo,Bispo, Confessor.

09/05 Terça-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos

 São Gregório de Nazianzo, ou Gregório Nazianzeno (perto de Nazianzo,[a] na Capadócia, Ásia Menor, 329 – †389), foi um Patriarca de Constantinopla, teólogo e escritor cristão. Padre santificado nascido em Arianzo, vila próxima a Nazianzo, Capadócia, no leste da Anatólia, atual Turquia, que junto com Atanásio, Basílio e João Crisóstomo formou o grupo dos quatro Doutores da Igreja oriental, e que em cuja pregação destacou-se especialmente pela defesa da doutrina da Santíssima Trindade, definida pelo Concílio de Nicéia (325). A sua formação iniciou-se na escola de Cesaréia da Capadócia e prosseguiu em Atenas e Alexandria. Nesses anos iniciou sua amizade com São Basílio, padre e depois bispo metropolitano de Cesaréia e, de regresso à Capadócia (357), foi batizado pelo pai (360) e ingressou na comunidade monástica fundada por Basílio. Essa comunidade monástica, os Padres Capadócios, eram defensores da Santíssima Trindade, a doutrina da Divindade única que existe simultaneamente em três modos de ser, ou Hipóstases Divinas, cuja maior pregação era a luta contra o arianismo, heresia que negava a divindade de Cristo. Foi viver com o amigo uma vida de trabalho e oração no deserto do Ponto, Turquia, onde fizeram uma compilação dos escritos de Orígenes, famoso escritor cristão. Ordenado (362) dedicou os anos seguintes a apoiar São Basílio na luta contra o arianismo, heresia que negava a divindade de Cristo. Sagrado bispo de Sasima, conseguiu sua substituição po um novo bispo, retirou-se para uma vida de meditação (375) e foi viver em um mosteiro. Com a morte do imperador ariano Valente (378), e de são Basílio (379), foi chamado pelo Imperador Teodósio o Grande, para Constantinopla (379), para ajudar a reconstruir a igreja abalada por décadas de lutas contra o arianismo. Mudou-se para Constantinopla para afirmar o dogma da Santíssima Trindade. Proferiu então cinco discursos sobre a Trindade que lhe deram grande fama como teólogo. O Concílio de Constantinopla (381) desautorizou o arianismo e nomeou-o bispo da cidade. Ele, no entanto, renunciou para evitar disputas e voltou para sua vila natal de Nazianzo, onde morreu. Dedicou seus últimos anos à meditação e à redação de seus escritos doutrinais. Na história do catolicismo também ficou conhecido como um dos três padres capadócios, juntamente com os irmãos são Basílio o Grande e são Gregóriode Nissa, que reafirmaram no século IV a ortodoxia cristã frente às manifestações hereges. Portanto não confundir com são Gregório de Nissa. Na Igreja romana é comemorado no dia dois de janeiro, mesmo dia de São Basílio.

Intróito/Ecl. 15, 5
No meio da igreja ele abriu a boca, e o Senhor o encheu com o espírito de sabedoria e entendimento, e o vestiu com o manto da glória. (TP Aleluia, aleluia. )
Sal. 91.2.É bom louvar ao Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que concedeste ao teu povo a graça de ter abençoado Gregório como ministro da salvação eterna, concede-nos, rogamos-te, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele que nos deu na terra a doutrina da vida

Leitura da Epístola extraída do livro do 

Eclesiástico 39, 6-14
6.Desde o alvorecer aplica o coração à vigília para se unir ao Senhor que o criou, e ora na presença do Altíssimo.7.Abre sua boca para orar, e pede perdão de seus pecados,8.pois se for da vontade do Senhor que é grande, ele o cumulará do espírito de inteligência.9.Então ele espargirá como uma chuva palavras de sabedoria, e louvará o Senhor em sua oração.10.O Senhor orientará seus conselhos e seus ensinamentos, e ele meditará nos mistérios (divinos).11.Ensinará ele próprio o conhecimento de sua doutrina. Porá sua glória na lei da aliança do Senhor.12.Muitos homens louvarão sua sabedoria: jamais cairá ela no esquecimento.13.A sua memória não desaparecerá; seu nome será repetido de geração em geração.14.As nações proclamarão sua sabedoria, a assembleia apregoará seu louvor.

Tempo pascal: Na época da Páscoa:
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou. Ele o vestiu com um manto de glória.
Aleluia. V/. Osee 14, 6. Iustus germinábit sicut lílium: et florébit in ætérnum ante Dóminum. Aleluia. Aleluia. V/. O justo brotará como o lírio, e florescerá para sempre na presença do Senhor. Aleluia.
Tempus extra de Páscoa: Fora da Páscoa:
Gradual. Sal. 36, 30-31. Gradual
Os iusti meditábitur sapiéntiam, et lingua eius loquétur iudícium. A boca do justo meditará em sabedoria e sua língua proferirá eqüidade.
V/. Lex Dei eius in corde ipsíus: et non supplantabúntur gressus eius. V/. A lei do seu Deus está em seu coração e não será anulada.
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou. Ele o vestiu com um manto de glória. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 5,13-19
13.Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.14.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha15.nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.16.Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.17.Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.18.Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.19.Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

Ofertório/ Sal. 91, 13.
O justo florescerá como a palmeira, e se multiplicará como o cedro do Líbano. (TP Aleluia. )

Secreta
Que a piedosa intercessão de São Gregório, Pontífice e Doutor, não nos falte, Senhor, torne agradáveis ​​os nossos dons e obtenha sempre a sua indulgência para nós.

Præfatio paschalis, in qua dicitur: in hoc potíssimum. Prefácio de Páscoa
 
Comunhão/Lucas. 12, 42.
Aqui está o dispensador fiel e prudente que o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes na hora marcada sua medida de milho (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que, Senhor, o vosso santo sacrifício nos traga salvação, que o Beato Gregório, vosso Pontífice e vosso admirável Doutor, interceda por nós.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.