segunda-feira, 8 de maio de 2023

08 de maio dia da Santa Walburgis,Abadessa O.S.B.

08/05 Segunda-feira
Festa de Quarta Classe 
Paramentos Brancos

https://i1.wp.com/anastpaul.files.wordpress.com/2017/02/7cdc6746ceb0be8006b76349afea417e.jpg?w=322&h=584&crop&ssl=1
Santa Walburgis, é uma das santas estão entre Ocidente, antes do Grande Cisma (1054), os santos que são quase completamente desconhecido entre os crentes ortodoxos no Leste.

   Nascida em 710, em Devonshire, Inglaterra, Santa Walburgis era sobrinha de São Bonifácio. Mas seu pai, o rei saxão São Ricardo, também deve ter sido um homem piedoso. Quando ainda era uma criança, embarcou com seus dois irmãos mais velhos, Santo Willibald e Santo Wunibald, em uma peregrinação à Terra Santa. Ela pediu para ser confiada aos cuidados da abadessa em Wimbourne, e mesmo depois da notícia da morte de seu pai um ano depois, ela permaneceu lá durante os próximos 26 anos, para ser treinada em aprender, santidade e auto-disciplina, sob a Beneditina Regra, e sermos esposados ​​a Nosso Senhor nessa tradição. Quando, em 748, Santo Bonifácio pediu às irmãs do convento que o ajudassem na sua missão na Alemanha, Santa Walburgis juntou-se a São Lioba, a Santa Tecla e outras 30 freiras, e partiu para encontrar seu tio São Bonifácio e seu irmão, Santa Willibald, em Mainz. Saint Walburga passou algum tempo sob o governo de Santa Lioba em Bischofsheim, até que ela mesma foi nomeada abadessa das mulheres em Heindenheim. Seu irmão, Santo Willibald, governou a abadia dos homens lá e em cima de sua morte, sucedeu-lhe como a abadessa, assim importando-se com todas as crianças espirituais da abadia dobro.
      Ela era estimada por todos, que consideravam sua virtude, doçura e prudência, sua coragem e sua caridade, como sobre-naturalmente informados. Ela era uma administradora hábil, e ela mesma ensinou na escola Heindenheim para crianças, incluindo as línguas clássicas, ciência e medicina, e as artes literárias e musicais.
http://www.crestinortodox.ro/files/image/sfanta-walburga14.JPG  Em 776, ajudou seu irmão, Santo Willibald, bispo de Eichstätt, na trasladação dos restos mortais in corruptos de seu irmão, Santo Wunibald, para um novo santuário. Pouco tempo depois, a própria Santa Walburgis adoeceu e morreu em 25 de fevereiro de 779. Ela foi sepultada ao lado de seu querido irmão, e seus túmulos se tornaram o local de muitas curas e milagres. Contudo, cem anos mais tarde, quando o bispo de Eichstätt abriu o túmulo de Santa Walburgis, descobriu-se que seu corpo estava imerso no delicado "óleo", que continuou fluindo até hoje. Suas relíquias foram transferidas para Eichstätt e curas milagrosas foram relatadas ao longo da rota de viagem. A abadia beneditina foi criada para cuidar do santuário, e tem acumulado uma ilustre história própria. Foi esta Abadia de Santa Walburgis que enviou uma das primeiras missões beneditinas de freiras à América do Norte em 1851.
    Nos séculos X e XI, as curas feitas no túmulo de Santa Walburgis, ou obtidas com o uso do óleo, tornaram seu túmulo um dos locais mais peregrinos da Europa. Pode-se ainda observar o milagre e obter o óleo sagrado, como eu fiz um dia ensolarado alguns anos atrás. As ofertas votivas de ação de graças pela intercessão de São Walburga continuam chegando à Abadia. Poderia a consideração do século XXI das graças de Walburga ser tão benéfica para um católico moderno quanto para os doentes medievais?
  Sem dúvida, Santa Walburgis se beneficiou das orações dos membros de sua família, e eles, por suas orações. Unidos pela Fé, eles vieram como parte do exército de São Bonifácio para as terras pagãs da Alemanha. Santa Walburgis foi educada na escola do convento, como apropriado para sua posição como princesa. E sua educação era essencial para o papel que desempenharia como abadessa: madre, professora, guia espiritual e até historiadora para seus filhos espirituais. Mas estudos realizados dentro dos muros da abadia foram sempre para apoiar um destacamento do mundo e da união com o reino de Deus. Com humildade e reserva era uma abadessa a governar, para melhor permitir que os monges e irmãs perseguissem a busca de Deus. Ela abandonou o privilégio pessoal, mas não se esquivou da falsa humildade do papel de liderança que lhe foi pedido por Santo Bonifácio. Eram seus deveres de Estado. 
A vida de oração de Santa Walburgis, treinada e formada em métodos beneditinos, também é instrutiva. A Regra Beneditina é um modelo de ordem, com sua regularidade, devoção à oração e liturgia, e sua vida moderada, porém austera. Santa Walburgis era forte nunca negligenciar a vida da oração, e habitou profundamente com estudo meditativo da escritura e da literatura, para testemunhar melhor à verdade eterna. Assim, ela atraiu seus filhos para conhecer e amar a disciplina de ora et labora. Não peregrinação, mas a vida claustral do mosteiro - oração, estudo e trabalho oferecido a Deus, tornou-se a espinha forte pela qual a Europa emergiu na vertical da desordem do paganismo.

Como mãe, eu acho Saint Walburga um ajudante instrutivo. Porque ela é obscura para os americanos, sente-se uma intimidade especial com um amigo secreto. Na arte, ela é geralmente retratada como alegre, que eu quero ser. A família da qual ela veio - irmãos, pais, tios, tias e primos, estava unida na Fé, onde ela fugiu de todo contato, tinha uma vida retirada, ocupada a oração, a leitura espiritual e o trabalho manual.Não querendo outro esposo Aquele que se apresentava entre lirios, e assim fugia de todo contato com pessoas do outro sexo.Assim uma santidade heróica. Devo tomar decisões sobre a vida em casa, para garantir justiça, ordem e tranqüilidade. Preciso ensinar os meus filhos e ajudar o meu cônjuge a conhecer a intimidade da tradição, a fim de prepararem-se para o futuro e se unirem à Divina Vontade. As graças concedidas a Santa Walburga em todas as suas ações, assim como o túmulo miraculoso que pinga óleo e o corpo in corrupto de seu irmão, atestam a confiança com que cada um submetia toda ação a Deus. Aqui, então, é uma mãe de aconselhamento e, mais amplamente, uma família sagrada para me ajudar a imitar a Sagrada Família.
Saint Walburga (também Walpurga) é invocado por marinheiros e contra tempestades, especialmente por causa de um milagre que acalmou o mar quando as irmãs cruzaram pela primeira vez para a Alemanha. Ela também é invocada contra hidrofobia. A ladainha em sua honra deixa claro, no entanto, que ela é um "poderoso defensor" de todos os que a veneram.
 http://realhistoryww.com/world_history/ancient/Misc/Christians/St_Walburga.jpg

  Movendo as relíquias de São Walburga teve lugar em 1 de Maio, um dia que coincidiu com a "Noite de Walpurgis (Walpurgisnacht em alemão) deusa alemã da fertilidade dedicado noite de Walpurgis quando tal bruxas se reúnem em um lugar para a prática de magia montanhas Harz. Infelizmente, a semelhança de nomes levou a confusão. Pois superstição alemã, esta noite das bruxas e demônios perder por várias horas, anunciando a chegada da primavera.
  Também limoeiro está associada a Santa Walburgis,A Capela onde viveu na Baviera, é dito para tomar a forma de uma árvore de limão foi cercado por um monte dessas árvores.

                      O óleo de Santa Walburgis,Abadessa O.S.B
 Eichstatt.jpg

   Famoso entre os óleos dos santos é o Óleo de Santa Walburgis,Abadessa O.S.B ( Walburgis oleum ). Flui da laje de pedra e da placa de metal circundante em que descansam as relíquias de St. Walburga em sua igreja em Eichstädt em Baviera. O fluido é preso em um copo de prata, colocado sob a laje para esse fim, e é distribuído entre os fiéis em pequenos frascos pelas Irmãs de São Bento, a quem pertence a igreja. Uma análise química mostrou que é óleo. Esta origem do fluido seja provavelmente devido a causas sobrenaturais, pois o fato de ter entrado em contato com as relíquias do Santa Walburgis,Abadessa O.S.B justifica a prática de usá-lo como remédio contra as doenças do corpo e da alma pois a vários relatos de milagres. A menção do óleo de Santa Walburgis,Abadessa O.S.B é feita já no século IX por seu biógrafo Wolfhard de Herrieden ( Acta Sanctorum , fevereiro , III, 562-3 e "Mon. Germ. Script.," XV, 535 sq.) .

Intróito/Sal. 97, 1 e 2.
Cante um novo cântico ao Senhor, aleluia; porque o Senhor fez maravilhas, aleluia, revelou a sua justiça às nações, aleluia, aleluia, aleluia.
Ps ibid, 1.Sua mão direita e seu braço santo o fizeram triunfar.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, que dás ao coração dos teus fiéis a mesma vontade: concede ao teu povo amar o que tu mandas, desejar o que tu prometes; para que, em meio às mudanças deste mundo, nossos corações permaneçam fixos onde estão as verdadeiras alegrias.

Leitura da Epístola do Apostolo


São Tiago 1,17-21
17.Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.18.Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas.19.Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar;20.porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus.21.Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas.

Aleluia, aleluia. V/. Ps. 117, 16. Déxtera Dómini fecit virtútem: déxtera Dómini exaltavit me. Aleluia, aleluia. V/. A destra do Senhor manifestou o seu poder; a destra do Senhor me exaltou.
Aleluia. V/. ROM. 6, 9. Christus resúrgens ex mórtuis iam non móritur: mors illi ultra non dominábitur. Aleluia. Aleluia. V/. Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte não terá mais domínio sobre ele. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 16, 5-14

5.Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais?6.Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração.7.Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei.8.E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo.9.Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. 10.Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis;11.ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado. 12.Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.13.Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.14.Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 

Ofertório/Sal. 65, 1-2 e 16.
Aclame a Deus de alegria, ó terra inteira, cante um hino ao seu nome; venham, ouçam, todos vocês que temem a Deus, e eu lhes contarei tudo o que ele fez à minha alma, aleluia.

Secreta
Ó Deus, que, pelas admiráveis ​​trocas deste sacrifício, nos tornastes participantes da vossa única e soberana divindade: concedei-vos, rogamos-vos, que assim como conhecemos a vossa verdade, assim a sigamos por uma conduta digna dela.

Præfatio paschalis, in qua dicitur: in hoc potíssimum. Prefácio de Páscoa
 
Comunhão/São João 16, 8.
Quando o Consolador, o Espírito da verdade vier, ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo, aleluia, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ajuda-nos, Senhor nosso Deus, para que, por meio deste sacramento recebido por nós com fé, sejamos purificados de nossos vícios e resgatados de todos os perigos.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.