domingo, 2 de julho de 2023

Quinto Domingo depois de Pentencoste.

02/07 Domingo 
Festa de Segunda Classe 
Paramentos Verdes

Intróito/ Sal. 26, 7 e 9.
Ouve, Senhor, a minha voz que te clama: sê a minha ajuda, não me abandones e não me desprezes, ó Deus, que operas a minha salvação.
Ps. ibid.,1.O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, Tu preparaste bens invisíveis para aqueles que Te amam: espalha em nossos corações o sentimento de Teu amor; para que, amando-Te em tudo e acima de tudo, possamos um dia obter aqueles bens que nos prometeste e que superam todos os nossos desejos.

Leitura da Epístola dos 


I São Pedro 3, 8-15
8 Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. 9 Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção. 10 Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; 11 aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; mas a força do Senhor está contra os que fazem o mal (Sl 33,13-17). 13 Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? 14 E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! 
15 Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. 

Gradual. Sal. 83, 10 e 9.GradualProtéctor noster, aspice, Deus e réspice super servos tuos.Ó Deus, nosso protetor, considere e olhe para seus servos.
V/. Dómine, Deus virtútum, exáudi preces servórum tuórum. Senhor, Deus dos exércitos, ouve as orações dos teus servos.
Aleluia, aleluia. Ps. 20, I Aleluia, aleluia.
V/. Dómine, em virtúte tua lætábitur rex: et super salutáre tuum exsultábit veheménter. Aleluia. V/. Senhor, o rei se alegrará com a tua força e se alegrará muito porque tu o salvaste. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 5, 20-24
20 Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. 21 Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22 Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. 23 Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 

Ofertório/Pr. 15, 7 e 8.
Bendirei o Senhor que me deu entendimento: cuidei de ter sempre o Senhor diante dos meus olhos, pois Ele está à minha direita, para que eu não seja abalado.

Secreta
Deixa-te comover, Senhor, pelas nossas súplicas; e recebe com bondade estas ofertas dos teus servos e dos teus servos; para que o que cada um ofereceu em honra do Teu Nome beneficie a todos para a salvação.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Sal. 26, 4.
Há uma coisa que pedi ao Senhor, e só a buscarei: é habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Concede, rogamos-te, àqueles a quem saciaste com o dom celestial, para que sejamos purificados de nossas faltas ocultas e libertos das armadilhas de nossos inimigos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário