segunda-feira, 5 de junho de 2023

05 de junho dia de São Bonifácio OSB, Bispo e Mártir

05/06 Sábado
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Vermelhos

 Pertencendo a uma rica família de nobres ingleses, ao nascer, em 672 ou 673, em Devonshire, recebeu o nome de Winfrid. Como era o costume da época, foi entregue ao mosteiro dos beneditinos ainda na infância para receber boa educação e formação religiosa. Logo, Winfrid percebeu que sua vocação era o seguimento de Cristo. Aos dezenove anos professou as regras na abadia de Exeter, iniciando o apostolado como professor de regras monásticas primeiro nesta mesma abadia, depois na de Nurslig. Em seguida, decidiu iniciar seu trabalho missionário para a evangelização dos povos germânicos do além Reno, mas por questões políticas entre o duque Radbod, um pagão, e o rei cristão Carlos Martel, os resultados foram frustrantes. Em 718, fez, então, uma peregrinação a Roma, onde, em audiência com o papa Gregório II, conseguiu seu apoio para reiniciar sua missão na Alemanha. Além disso, o papa o orientou também a assumir, como missionário, o nome de Bonifácio, célebre mártir romano. Bonifácio parou primeiro na Turíngia, depois dirigiu-se à Frísia, realizando as primeiras conversões nessas regiões. Durante três anos percorreu quase toda a Alemanha e, numa segunda viagem a Roma, o papa, agora já outro, entusiasmado com seu trabalho, nomeou-o bispo de Mainz. Esse contato constante com os pontífices foi importante, pois a Igreja na Alemanha foi implantada em plena consonância com a orientação central da Santa Sé. Bonifácio fundou o mosteiro de Fulda, centro propulsor da cultura religiosa alemã, só comparável ao italiano de Montecassino. E muitos outros mosteiros masculinos e femininos, igrejas e catedrais de norte a sul do país, recrutando os beneditinos da Inglaterra. Acabou estendendo sua missão até a França.
 Incansável, com sua sede episcopal fixada em Mainz, atuou em vários concílios e promulgou várias leis. Em 754, foi para o norte da Europa, região onde atualmente se encontra a Holanda. No dia 5 de junho do mesmo ano, dia de Pentecostes, foi ao encontro de um grande grupo de catecúmenos de Dokkun, os quais receberiam o crisma. Mal iniciou a santa missa, o local foi invadido por um bando de pagãos frísios. Os cristãos foram todos trucidados e Bonifácio teve a cabeça partida ao meio por um golpe de espada. Mesmo que são Bonifácio não tenha evangelizado por completo a Alemanha, ao menos se pode afirmar que foi graças a ele que isso aconteceu, nos tempos seguintes, como herança de seu trabalho. São Bonifácio é venerado como o "Apóstolo da Alemanha". Seu corpo foi sepultado na igreja do mosteiro de Fulda, que ainda hoje o conserva, pois em vida havia expressado essa vontade.
 
Intróito/Is. 65, 19 et 23.
Porei a minha alegria em Jerusalém e a minha alegria no meu povo; e nunca mais se ouvirá a voz de choro nem a voz de júbilo. Meus escolhidos não trabalharão em vão, nem produzirão problemas; pois serão uma raça abençoada pelo Senhor e seus netos estarão com eles. (T.P. Aleluia, aleluia.)
Ps. 43, 2.Ó Deus, ouvimos com os nossos ouvidos; nossos pais nos anunciaram o trabalho que você fez em seus dias.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que vos dignastes chamar ao conhecimento do vosso nome uma multidão de povos pelo zelo do Beato Bonifácio, vosso Mártir e Pontífice, concedei-nos, por vossa bondade, que, celebrando a sua festa, possamos sentir os efeitos da sua proteção .


Leitura da Epístola dos

Eclesiástico 44, 1-15

1.Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem.2.O Senhor deu-lhes uma glória abundante, desde o princípio do mundo, por um efeito de sua magnificência.3.Eles foram soberanos em seus estados, foram homens de grande virtude, dotados de prudência. As predições que anunciaram adquiriram-lhes a dignidade de profetas:4.eles governaram os povos do seu tempo e, com a firmeza de sua sabedoria, deram instruções muito santas ao povo.5.Com sua habilidade cultivaram a arte das melodias, publicaram os cânticos das escrituras.6.Homens ricos de virtude, que tinham gosto pela beleza, e viviam em paz em suas casas.7.Todos eles adquiriram fama junto de seus contemporâneos, e foram a glória de seu tempo.8.Aqueles que deles nasceram deixaram um nome que publica seus louvores.9.Outros há, dos quais não se tem lembrança; pereceram como se nunca tivessem existido. Nasceram, eles e seus filhos, como se não tivessem nascido.10.Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade.11.Na sua posteridade permanecem os seus bens.12.Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças.13.Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim.14.Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século.15.Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores!
 
Graduale. 1. Petri 4, 13-14.q
Porque vocês participam dos sofrimentos de Cristo, alegrem-se, para que, quando a glória dele for revelada, vocês também tenham alegria e alegria.

V/. Se tu recebe insultos pelo nome de Cristo, tu é abençoado porque a honra, a glória e o poder de Deus, assim como o Espírito de Deus, repousam sobre ti.

Allelúia, allelúia. V/. Is. 66, 12. V/ Farei fluir sobre ela como um rio de paz e glória como uma torrente transbordante. Aleluia.

Durante o tempo pascal, omitimos o gradual e em seu lugar dizemos:Allelúia, allelúia. V/. Is. 66, 10 et 14.V/. Alegrem-se com Jerusalém e alegrem-se com ela, todos vocês que amam o Senhor
Aleluia. V/. Você o verá e seu coração se alegrará; a mão de Deus se manifestará em favor de seus servos. Aleluia:


Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 5, 1-12
1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
 
 
Ant. Ofertório/ Sal. 15, 7 et 8.
Bendirei ao Senhor, que me deu entendimento: cuidei para ter sempre o Senhor diante dos meus olhos; pois ele está à minha direita, para que eu não seja abalado. (T. P. Aleluia.)

Secreta
Rogamos-te, Senhor, que uma abundante bênção desça sobre estas hostes; e que ela opere em nós, por tua misericórdia, santificação, e que nos faça regozijar na solenidade de São Bonifácio, teu Mártir e Pontífice.

 
Comunhão/Apoc. 3, 21.
Ao que vencer, eu o farei sentar-se comigo no meu trono, assim como eu também venci e me assentei com meu Pai no seu trono. (T.P. Aleluia.) Alegrem-se com a solenidade de São Bonifácio, seu mártir e pontífice.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Santificados por este mistério de salvação, nós Vos pedimos, Senhor, que não nos falte a benévola intercessão de São Bonifácio, vosso Mártir e Pontífice, a cujo patrocínio nos confiastes para sermos guiados.
 
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário