domingo, 7 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCIV (704) – (9 de janeiro de 2021)

 

MADIRAN – CONCLUSÃO


Desprezar Deus deixa toda a humanidade à deriva –

Podem os católicos ver a importância de sua Igreja?

Depois de sete números destes "Comentários" considerando separadamente o Prólogo e seis Partes do livro de Jean Madiran (1920-2013), A Heresia do Século XX, de 1968, valerá a pena costurarmos as partes novamente para destacarmos algumas das principais lições para nós mesmos na situação da Igreja e do mundo de hoje, e chegarmos a uma conclusão geral: como a Igreja chegou à atual confusão?

Já no Prólogo, Madiran assinalou vários pontos essenciais: o problema era que os principais clérigos, os Bispos, tinham levantando a âncora há pelo menos 100 anos em nome do progresso, até que no século XX estavam subvertendo positivamente o cristianismo, em um processo que leva ao comunismo. O drama começou muito antes do Vaticano II. Em sua raiz está a perda da fé por parte dos Bispos. O resultado final será o triunfo do comunismo. Em 2020, a mentira-covid está colocando o comunismo bem às nossas portas.

 Na Parte I, Madiran expôs, como fez Pio X em sua Encíclica Pascendi de 1907, a base filosófica dos Bispos por trás da apostasia deles, implícita por meio da adoção do subjetivismo da filosofia moderna, pela qual qualquer verdade, incluindo o dogma católico, torna-se opcional. “Esqueça a realidade objetiva”. “De agora em diante o objeto responde à minha mente, e não a minha mente ao objeto”. “Estou livre da realidade”. Esses princípios insanos estão no cerne da loucura da Igreja e do mundo de hoje, em todos os domínios.

 Na Parte II, Madiran declarou que os neobispos queriam uma nova religião, e essa nova religião só poderia estar em guerra com a religião católica. Os neobispos não tinham nenhum direito de impor sua falsa religião, e mesmo como um leigo católico Madiran tinha todo o direito de opor-se a eles. Em 2021, é maravilhoso ver um Arcebispo Viganò assumindo exatamente essa postura, tal como o Arcebispo Lefebvre. Há uma verdade católica objetiva e imutável que autoriza os católicos a não seguirem seus Bispos erradios.

Nas Partes III, IV e V, Madiran expõe o conteúdo da heresia do século XX em sete Proposições, retiradas dos escritos do Bispo de Metz que, como disse Madiran, foi quem  então mais claramente manifestou essa heresia: 1 Tudo está mudando atualmente, de modo que o próprio conceito de salvação por Cristo precisa hoje ser mudado, 2 até uma maior socialização, porque 3 a fé hoje escuta o mundo, e 4 a socialização do mundo de hoje é uma graça. 5 Pois, com efeito, nenhuma época foi tão fraternal 6 nem tão ansiada, isto é, nem tão aguardada como a nossa. Madiran comenta que essa socialização fraterna e esperançosa equivale a uma nova religião, e a nova religião é o comunismo. E, de fato, desde o Vaticano II os clérigos têm-se voltado cada vez mais para a esquerda, e sua religião do homem tem sido sua nova cruzada, e o homem tem sido seu novo deus. E Jesus Cristo, Sua Santa Mãe, o Céu e o Inferno estão na vida real cada vez mais esquecidos.

 Na Parte V, Madiran apresenta a sétima proposição do Bispo de Metz: 7 A lei natural vem do interior do homem, ou seja, não há uma lei objetiva para o homem vinda de fora ou de cima dele. Em outras palavras, diz Madiran, não existe natureza, nem sobrenaturalidade, nem dez mandamentos, nem verdadeira caridade, nem possibilidade de sociedade, e muito menos de sociedade cristã. Essa total subversão só permite o comunismo. É aqui que estamos, e muito mais em 2021 do que em 1968. Nesta parte Madiran está chegando às próprias raízes da desorientação e do deslocamento do homem moderno, que tornam um estado policial a única sociedade possível.

Na Parte VI, Madiran terminou seu livro pouco depois de viver os distúrbios estudantis em Paris na primavera de 1968, e eles lhe proporcionaram uma conclusão retumbante. Na Parte II sobre os Bispos, ele escreveu que a Neoigreja, ao ensinar apenas coisas modernas, estava transformando os jovens de hoje nos bárbaros de amanhã, e lá estavam eles, enchendo com o caos as ruas de Paris em 1968 (e as ruas dos EUA em 2020). Madiran responsabiliza os Bispos. O comunismo é uma falsa solução. Só Deus é a verdadeira solução.

 

Kyrie eleison.  


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.