segunda-feira, 8 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCVI (706) – (23 de janeiro de 2021)

 

REORIENTAÇÃO DA FSSPX
 

A FSSPX foi habilmente enganada.

A humanidade ficou, por sua defensora, enlutada.

Em novembro passado, o Pe. Pagliarani, Superior Geral da FSSPX, escreveu uma carta para comemorar o 50º aniversário da fundação da Fraternidade. Sobre esta mesma carta, o Pe. Edward MacDonald, sacerdote da “Resistência” na Austrália, escreveu um valioso comentário, que segue resumido abaixo.

1. O Pe. Pagliarani pergunta: “A chama (‘de uma caridade intrépida’) recebida de nosso Fundador ainda está viva? Exposta a uma crise indefinidamente prolongada na Igreja e no mundo, esta preciosa tocha não corre o risco de vacilar e enfraquecer?” –  Porém, em sua carta o Pe. Pagliarani não responde à sua própria pergunta.

2. Em toda a sua carta, o Pe. Pagliarani apenas menciona o Concílio Vaticano II. No entanto, se não houvesse o Vaticano II, a FSSPX não teria sido necessária. Roma é a fonte de todos os erros de fé, doutrina e moral contra os quais a FSSPX lutou. Os Papas pós-conciliares implementaram os ensinamentos do Concílio. A apostasia está centrada e sediada no Vaticano. O Pe. Pagliarani nada menciona sobre os erros do Vaticano II. Por que não? Para ele essa luta terminou. A FSSPX está agora com o Vaticano II e a Igreja Conciliar, contra o movimento de “Resistência”.


 


3. O Pe. Pagliarani reduz a luta à "vida espiritual". Para o Arcebispo Lefebvre, o reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo vinha em primeiro lugar, e levar a vida espiritual às almas era um subproduto necessário desse objetivo primordial. Mas o Pe. Pagliarani faz com que a vida espiritual é que seja primordial, quando diz: “Nosso combate é permitir que Nosso Senhor Jesus Cristo seja o eixo de nossa vida espiritual, a fonte de todos os nossos pensamentos, de todas as nossas palavras e de todas as nossas ações”.


 


4. Segundo o Pe. Pagliarani, tudo já está dito. Não há nenhuma batalha doutrinária para travar. A FSSPX continuará falando, presumivelmente repetindo velhos argumentos, contra os erros do Vaticano II. Na verdade, a FSSPX não está falando contra os erros do Vaticano II. Há muito mais que dizer, já que o Papa continua a extrair novos erros dos documentos do Vaticano II. A resposta à Amoris Laetitiae está completa? Se a FSSPX não tem nada de novo que dizer, é porque deixou de combater os erros do Vaticano II.

5. O Arcebispo Viganò está encontrando muitas coisas novas para dizer sobre os erros da Igreja  conciliar. A FSSPX não pode dizer essas coisas porque capitulou e foi silenciada. Já não pode defender os direitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em novembro de 2020, o Pe. Daniel Themann, Superior do Distrito da FSSPX da Austrália, proibiu os membros de fazerem um protesto público contra alguns cultos públicos a Satanás em Queensland. Eles fizeram reparação discretamente em sua capela.

6. O cansaço é um tema recorrente na carta do Pe. Pagliarani, e este não é o caso em relação aos santos. Eles nunca se cansam, nunca se cansam da batalha. O Arcebispo Lefebvre nunca se cansou da luta. Já estava aposentado quando percebeu que deveria pegar em armas em uma nova batalha contra a Igreja conciliar. A FSSPX está cansada e fatigada, e depôs as armas. Não tem “nada de novo que dizer”.

7. Nos últimos quinze anos ou mais, os seminários da FSSPX não têm dado aos seminaristas a formação doutrinária para combater os erros modernos. O modernismo e o liberalismo foram promovidos nos seminários. Os ordenandos estão dispostos a terem sua relação com a verdade comprometida e a trabalhar ansiosamente com os Bispos diocesanos modernistas e submeterem-se a eles. O Pe. Wegner, antigo Superior do Distrito dos Estados Unidos, certa vez se gabou de ter feito acordos com quarenta Bispos dos Estados Unidos, todos eles liberais conciliares modernistas.

8. Cada um dos sacerdotes que permaneceram na FSSPX após sua capitulação decidiu explicitamente, ou pelo menos tacitamente, aceitar esta nova orientação da FSSPX. Eles não são mais católicos militantes. A Igreja é indefectível. A FSSPX não era. Desertou.

9. Não há nenhuma outra organização importante que se oponha ao ataque das forças do mal na forma da conquista comunista ateísta da sociedade. A esterilização da FSSPX interrompeu a última grande fonte de graça e bênçãos para o mundo. Os poucos focos de resistência restantes são incapazes de parar, ou mesmo de obstaculizar, a escravidão comunista do mundo.

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.