Alguns Papas da Igreja distinguiram três grupos divididos em três hierarquias e cada hierarquia em três coros:
* Os Serafins, os Querubins e os Tronos;
* As Dominações, as Virtudes e as Postestades;
* Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.
* Os Serafins, os Querubins e os Tronos;
* As Dominações, as Virtudes e as Postestades;
* Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.
A distinção dos anjos em nove coros, agrupados em três hierarquias diferentes, mesmo que não conste explicitamente na Revelação, é de crença geral.
Essa distinção é feita em relação a Deus, na condução geral do mundo, ou na condução particular dos Estados, das companhias e das pessoas.
Os três coros da primeira hierarquia glorificam a Deus como diz a Sagrada Escritura:
"Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono... Os serafins estavam por sobre o trono... clamavam um ao outro e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus dos exércitos". (Is. 6, 1-3) "O senhor reina... está sentado sobre os querubins". (Sl. 98, 1)
Essa distinção é feita em relação a Deus, na condução geral do mundo, ou na condução particular dos Estados, das companhias e das pessoas.
Os três coros da primeira hierarquia glorificam a Deus como diz a Sagrada Escritura:
"Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono... Os serafins estavam por sobre o trono... clamavam um ao outro e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus dos exércitos". (Is. 6, 1-3) "O senhor reina... está sentado sobre os querubins". (Sl. 98, 1)
Os três coros inferiores aos acima enunciados estão relacionados com a conduta geral do universo. E os três últimos coros dizem respeito a conduta particular dos países, das instituições e das pessoas.