quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Patrono Universal


Do sangue real de David, foi São José um pobre carpinteiro de Nazaré, casado com a Santíssima Virgem Maria. Faz seu panegírico o Evangelho declarando que era homem justo, eleito de Deus entre os demais para o pai de Cristo, que lhe foi submisso como á sua bendita Mãe. Nada sabemos da sua infância nem juventude, apenas o que consta nas páginas evangélicas. Como não se fala nele nas bodas de Canaã supõe-se que teria já falecido nos braços de Jesus e Maria, antes de dar o Salvador princípio á sua missão pública.

Oração

SENHOR, nós te rogamos, que nos ajude os méritos do Esposo de tua Santíssima Mãe, para que por sua intercessão nos conceda o que a nossa possibilidade não alcança. Que vives, reinas, etc.

Devoção a São José

Muita deve ser a nossa devoção ao Santo que tão alto foi elevado pelo Rei dos Reis, ao ponto de obedecer-lhe como seu pai. Escreve Santa Teresa: Não me lembro de ter pedido coisa alguma a São José, que me não alcançasse; São espantosas as grandes graças que Deus me tem concedido por sua intercessão, os perigos que me livrou, assim d’Alma como do corpo. Parece que, dando o senhor alguns santos de valer de seus devotos de certos pontos particulares, deu a São José o privilégio de ser valioso em toda casta de necessidades; assim o tenho eu experimentado. Dir-se-ia que, assim como foi Cristo Nosso Senhor submisso a São José cá na terra, também lá no céu lhe faz todas as vontades.

Outros que por meu conselho a ele recorreram dizem a mesma coisa, e assim declaro para todos saberem. Muita devoção tenho a São José, diz Santo Afonso de Ligório, por ter experimentado quanto pode Deus, que por muitos anos pedi uma graça especial no dia de sua festa e sempre a consegui. Como havemos de morrer todos, todos é razão que acudamos a este Santo, que é tido em toda cristandade por amparo dos moribundos, e assim por três motivos: Amado de Jesus Nosso Senhor antes como pai do que amigo, a de ser mais valioso intercessor que outro santo qualquer; desde que livrou o salvador das mãos de Herodes, recebeu de Deus poder especial contra os espíritos do mal, que investem o homem á hora da morte; finalmente, teve São José a dita de morrer nos braços de Jesus e Maria; é natural que peça e alcance a mesma felicidade para os que o invocarem com amor e confiança.