sábado, 24 de outubro de 2015

Comentários Eleison: A Angústia de Um Pai

Caros leitores,
Informamos que os Comentários Eleison são agora traduzidos pela consóror Leticia Fantin Vescovi.
 
Comentários Eleison - por Dom Williamson
CDXXXI (431) - (17 de outubro de 2015): 
A ANGÚSTIA DE UM PAI
 
Um pai de família não sabe para onde ir?
Querido pai, Nosso Senhor nunca o irá trair!

Vossa Excelência,

Desculpe-me importuná-lo, mas sou um pai responsável por levar ao céu alminhas que Deus me confiou, e nunca estive tão perdido ou confuso sobre como proceder quanto estou agora. Estou tentando não me desesperar ao ver tanto meu mundo católico quanto o resto do mundo numa espiral descendente, na iminência de um colapso. Nos Estados Unidos atual, um clérigo é mandado à prisão se se recusar a emitir uma licença para um casamento entre pessoas do mesmo sexo. O que virá depois? Eu, de fato, continuo esperançoso, porque Deus nos deu muitos filhos e outro está a caminho. Por que Deus nos permite trazer mais filhos ao mundo quando parece que este está para acabar? Minha esposa e eu deveríamos nos preparar para ver nossos filhos martirizados? Até hoje, eu não achava tão fácil a devoção a Nossa Senhora, mas agora até eu voltei-me a Ela.

O problema atual é o que achamos que está acontecendo em nossa paróquia, que é católica tradicional. Mudamo-nos para cá com o intuito de garantir especialmente às crianças, mas também a nós, a verdadeira missa e uma formação católica. Infelizmente, muitas coisas vieram à tona e nos deixaram chocados, confusos e com um sentimento de derrota. Parece que influências demoníacas estão em jogo, tanto que até nos questionamos se os padres não estariam sob as garras do demônio, porque já não eram os mesmos que havíamos conhecido um ano atrás. No último ano, fizemos tudo o que pudemos para ajudar, mas nossos esforços foram em vão. Ao passo que continuávamos a ir à missa nesta localidade, rezávamos, jejuávamos e fazíamos novenas na esperança de que as coisas mudassem. Nós “oramos e vigiamos” e, tal qual a esposa de um alcoólatra, criamos desculpas para eles o quanto pudemos. Finalmente, algumas coisas aconteceram e elas nos estão levando a procurar por outro lugar, se não quisermos que nossos filhos fiquem confusos em relação à sua fé.

Então, para onde vamos? Obviamente, quero que meus filhos tenham os sacramentos e que continuem a crescer na fé frequentando uma missa válida, desde que ela esteja lá. Para conduzir a alma destas crianças a Cristo, também minha esposa e eu precisamos essencialmente das graças da missa. Queremos permanecer longe de grandes cidades. Minha situação empregatícia é tal que posso procurar por um trabalho em qualquer lugar dos Estados Unidos. Para onde vamos?

Querido pai de uma grande família,

Antes de tudo, tendo lido o que escreveu, deixe-me aconselhá-lo a refletir sobre suas bênçãos. Deus Todo-Poderoso não está tornando as coisas fáceis para você, mas tampouco as tornou para seu próprio Filho na terra. Este é um “vale de lágrimas”, mas entre as lágrimas Deus está dando a você e à sua família muitas graças. Você está mantendo a fé, lhe foi dado ver a necessidade da verdadeira tradição. Você ter tornado isto prioridade para levar sua família ao céu é outra grande graça. O demônio pode ter colocado alguns obstáculos em seu caminho, mas você percebeu que era ele o autor. Conte com isto: haverá muito mais obstáculos antes de a crise terminar, e é provável que o pior de todos venha da parte dos padres (“Levamos nossos tesouros em vasos de barro”, diz São Paulo). Nunca se surpreenda com a maldade hodierna, o demônio está correndo solto. Sobretudo, tenha verdadeira consciência do quanto Deus está fazendo por você, tal qual Ele fez pela Sagrada Família apesar de todas as aparentes dificuldades. Isto as porá na perspectiva correta. E não se surpreenda se, como pai de família, Deus quiser que tome algumas decisões importantes para o futuro. Ele não as tomará por você.

Certo, você diz, mas a pergunta permanece: “para onde vamos?” Resposta: para um lugar onde você tenha certeza de que encontrará, primeiramente, trabalho para si e, em segundo lugar, a verdadeira Missa, nesta ordem, porque a família não pode sobreviver sem quem a sustente. Em relação à Missa, vinte anos atrás ninguém hesitaria em dizer que deveria ser uma da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Hoje, isto já não é tão certo. Eu diria que você deve guiar-se antes por um padre do que por sua Congregação ou “etiqueta”. Espere falhas e traições. Estamos todos à deriva no mar da apostasia. Mas mantenha uma ilimitada, uma sólida confiança em Nosso Senhor e em Sua Mãe. Eles nunca o abandonarão, a não ser que você queira. Tenha compaixão de seus irmãos, que são humanos. Deus o abençoe.

Kyrie eleison.
 
Reze todos os dias o Santo Rosário.