quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Comentários Eleison: Conselhos Positivos

Comentários Eleison - por Dom Williamson
CDXXX (430) - (10 de outubro de 2015): 

CONSELHOS POSITIVOS

Não é que nada há que possamos fazer.
Querer é poder, e há um modo de para além disso ver.

Os americanos têm uma expressão, cuja tradução literal é “pensar fora da caixa” [“to think outside the box”]. Ela significa pensar diferente do modo comum de pensar. Se já houve alguma época para se "pensar fora da caixa", essa época é esta em que vivemos. Há seis ou sete centenas de anos, a humanidade começou a separar-se de Deus, em um processo escolhido livremente por ela, e no qual Deus não interveio para interromper – como Ele poderia facilmente ter feito –, já que não deu a nós, homens, o nosso livre-arbítrio para em seguida retirá-lo. Demais disso, se Ele está agora permitindo que esse processo esteja alcançando em nosso tempo a sua conclusão lógica, deve estar esperando que com o aprofundamento da crise e o aumento das pressões, mais e mais almas estejam sendo levadas a “pensar fora da caixa" de seu materialismo, e assim, por fazê-lo, retomando o caminho para o Céu.

Agora, como os próximos anos se desdobrarão, permanece segredo de Deus, especialmente Seu calendário. Contudo, parece altamente provável que as áreas suburbanas e urbanas onde a maioria de nós vive serão seriamente desestabilizadas, em primeiro lugar porque essas áreas estão largamente imersas no materialismo e vivendo alegremente sem Deus, que deve fazer cair a Sua ira; e em segundo lugar, porque estão tão intrinsecamente instáveis, que são artificiais, e separadas da natureza, dependendo mais e mais do frágil sistema de supermercados para o sustento e para a sobrevivência, da insuficiente força policial para a manutenção de toda paz e ordem, dos vulneráveis satélites de Internet para sua informação e comunicações, dos bancos corruptos para manter os tetos sobre suas cabeças. 

De fato, somente quando a crise realmente se abater, teremos verdadeiramente percebido quão frágil era nosso ambiente, que parecia tão natural como a própria natureza. Por conseguinte, para a subsistência e a sobrevivência certamente faz sentido estocar comida e água; para a informação e a orientação, ter em mãos um rádio que funcione com bateria (com as baterias); para a lei e a ordem, dispor de alguns meios físicos para a autodefesa e estabelecer contato com vizinhos mais próximos, por pouco que se possa tê-los escolhido, porque os amigos na necessidade são amigos de verdade; e para o teto sobre a cabeça, fazer tudo o que puder, e o mais breve possível, para sair das dívidas e das garras dos banqueiros, ainda que seja tarde para isso.

Um leitor católico vai além e sugere que os católicos em uma mesma área se agrupem para estabelecer refúgios católicos, tanto materiais como espirituais, invisíveis como tais desde fora, mas nos quais a alegria da Fé reinará internamente. Esse parece um pensamento estranho. É certamente “fora da caixa”. Exigiria que alguns católicos vivessem próximos de outros, e que compartilhassem o mesmo senso de urgência em relação aos eventos iminentes; mas é uma ideia que com o tempo poderia ser realizada. Além disso, algum ‘estudante’ poderia fazer bom uso de seu tempo na ‘universidade’ escrevendo uma tese sobre como os católicos mantiveram a Fé sob a brutal repressão comunista. O Globalismo não é ainda fisicamente brutal, mas isto pode torná-lo ainda mais perigoso para as almas.

E finalmente, um sacerdote dá umas poucas sugestões clássicas de meios espirituais para suprir as necessidades espirituais de hoje, que são suficientemente urgentes, mesmo sem os graves eventos que são iminentes. Os quinze mistérios do Rosário todos os dias têm a garantia do Céu para sua eficácia. Um jejum de vinte e quatro horas com pão e água pode até mesmo obter milagres. Uma obra de misericórdia corporal, por exemplo, esmolas reais para um mendigo real (mais difícil que escrever um cheque) faz descer a graça, tal como uma obra de misericórdia espiritual, como dar um folheto católico ou uma Medalha Milagrosa para não católicos. A abstinência total da Internet por um ou vários dias pode pôr um freio nos hábitos de perda de tempo, e pode deixar meia hora disponível para meditar na Paixão de Nosso Senhor, que está apenas esperando e ansiando que façamos bom proveito de tudo o que Ele sofreu.

Kyrie eleison.

Reze todos os dias o Santo Rosário.