terça-feira, 9 de janeiro de 2024

09 de janeiro dia dos São Julião e Santa Basilissa,mártires.

 09/01 Terça-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos
 
09 de janeiro dia dos São Julião e Santa Basilissa,mártires.   
Para figurar na história da Igreja com louvores. 
São Julião era filho de um casal cristão muito devotado da Antioquia. Para realizar o sonho dos pais, o jovem futuro santo - então com 18 anos - casou-se com Santa Basilissa, uma moça cuja família seguia os mesmos preceitos do cristão de seu noivo.
 São Julião mártir e Santa Basilissa virgem (mortos ca. 302) foram um casal de esposos, mortos como mártires em Antioquia,provavelmente, em Antinoe, no Egito, durante o reinado de Diocleciano.
  Segundo a tradição, São Julião, que havia feito voto de castidade, antes de se casar com Santa Basilissa, que também queria consagrar-se a Deus. Assim, acabaram se casando mas fizeram um acordo entre si, preservando a virgindade durante toda a vida este casamento chama-se Josefino por causa do casamento do Casto São José com Santíssima Virgem exemplo de pureza virginal.
  Santa Basilissa fundou um convento feminino, do qual foi superiora, e São Julião reuniu um grupo de monges e fundou um mosteiro.
  Mas o Cristianismo vivia os tempos trágicos da perseguição mortal dos imperadores Diocleciano e Maximiniano. Assim, Julião abrigou em seu mosteiro dezenas de cristãos refugiados. Aos poucos, foi vendo um a um ser “julgado” e condenado ao martírio e à morte. Até que chegou sua vez. Como se recusou a adorar os ídolos pagãos, foi martirizado por longo período, foi finalmente decapitado e pôde descansar em paz em 9 de janeiro de 302 época em que os escritos registram como de muito sofrimento, mas também de muitos milagres ocorridos através de suas mãos.
      Quanto a Santa Basilissa, viveu seus últimos dias rodeada de pobres a quem tratava como filhos.
  Preso por Marciano, um governador de Antioquia, com ele, foram martirizados Celso e Marcionila, filho e mãe, o sacerdote Antonio de Antioquia e o converso e neófito Anastácio de Antioquia. Diz-se também sete irmãos de Marcionila foram mortos.
Julião é o padroeiro de várias freguesias, como São Gião (concelho de Oliveira do Hospital).
      Igreja Matriz de Frielas
A Igreja Matriz Paroquial de São Julião e Santa Bazilisa de Frielas é uma igreja localizada em Frielas, no concelho de Loures, em Portugal dedicada a São Julião e Basilissa.
A Igreja encontra-se localizada junto ao cemitério paroquial da freguesia.

No interior domina uma bela luminosidade que convida à oração e reflexão e destaca-se o altar em mármore rosa, sóbrio e bem decorado, com um hostiário branco com motivos dourados e com a cruz de Cristo a dominar o espaço, e com imagens da Virgem Maria e de São Paulo. Realce-se ainda para as figuras de santos nas áreas laterais, com um pequeno altar dedicado a Santo Antônio, a pia baptismal e na parte posterior o coro. O tecto é composto por painéis de madeira. No espaço da sacristia existem ainda figuras com uma Nossa Senhora policromada com vestes brancas em fundo azul e com uma outra peça  centenária em barro cozido, com as mãos postas em oração e com uma serpente aos pés a morder uma pêra.
A Igreja tem paredes meias com o cemitério local e apresenta-se pintada de branco e com uma torre sineira.
No lado direito da fachada e parede lateral sul há um relógio solar.

Que os Santos  São Julião e Santa Basilissa,mártires converta os modernistas que se dobram para idolo pagão.

Que os Santos  São Julião e Santa Basilissa,mártires converta os modernistas que se dobram para idolo pagão.

n/d

 
"Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo". (Cl 2,8).

São Pio X, condenando, as teses modernistas: "Toda religião, não excetuada sequer a dos idólatras, deve ser tida por verdadeira(...). E os modernistas de fato não negam, ao contrário, concedem, uns confusa, e outros manifestamente, que todas as religiões são verdadeiras(...). Quando muito, no conflito entre as diversas religiões, os modernistas poderão sustentar que a Católica tem mais verdade, porque é mais viva e merece mais o título de Cristã, porque mais completamente corresponde o título de Cristã, porque mais completamente corresponde às origens do cristianismo".
 

Intróito
Em um alto trono, vi um homem a quem a multidão de anjos adora, cantando em coro: Eis aquele cujo império é eterno.Sl 99, l. Iubiláte Deo, omnis terra: servite Dómino in laetitia.Louvado seja Deus, toda a terra: sirva ao Senhor com alegria.
V/. Glória Patri.  
  
Intróito/Mala 3, 1; 1 Par. 29, 12. Sl.1,1.
Aí vem o Senhor Soberano; o poder está em suas mãos, o poder e o império.PS.Ó Deus, dê ao rei seu julgamento e ao filho do rei sua justiça.
V /Gloria Patri.

Coleta
 Rogamos-te, Senhor, ouve na tua celeste bondade a homenagem do teu povo suplicante, para que os teus fiéis vejam quais são os seus deveres e tenham forças para realizar o que terão visto.

Ó Deus, que neste dia revelou aos pagãos o teu Filho unigénito com o aparecimento de uma estrela: faze com que na tua misericórdia, conhecendo-te já pela fé, sejamos levados a contemplar-te no resplendor da tua majestade.

Leitura da Epístola
 
Rom. 12, 1-5.
Meus irmãos: Exorto-vos, pois, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes os vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o culto espiritual que lhe deveis. E não vos conformeis com o século presente, mas transformai-vos pela renovação do espírito, para que experimenteis qual seja a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. Em virtude da graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não se estime mais do que o necessário; mas ter sentimentos modestos, cada um de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Porque, assim como temos muitos membros em um só corpo, e nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, que somos muitos, formamos um só corpo em Cristo,
ou 
 
Isaías 60,1-6
1 Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. 2 Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. 3 As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. 4 Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. 5 Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. 6 Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Gradual. Salmos 71, 18 e 3.  
 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, o único que faz maravilhas.
V/. Suscípiant monte pacem pópulo tuo, et colles iustítiam.   V/. Que as montanhas recebam paz para o povo e as colinas justiça.

Aleluia, aleluia. V/. Sl 99, l
. V/. Louvado seja Deus, toda a terra: sirva ao Senhor com alegria. Aleluia.
 
Gradual/ Sl. Ibid., 6 e 1.
Todos de Sabá virão, trarão ouro e olíbano e proclamarão os louvores do Senhor.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/ Math. 2, 2
 V /. Levante-se e brilhe, Jerusalém! Pois a glória do Senhor está nascendo sobre você. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

Lucas. 2, 42-52.
Quando tinha doze anos, tendo eles subido conforme o costume da festa, e voltando, passado o tempo, o menino Jesus ficou em Jerusalém e seus pais não o souberam. Pensando que ele estava com a caravana, caminharam um dia inteiro, depois o procuraram entre seus parentes e conhecidos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém à sua procura. Ora, ao fim de três dias, encontraram-no no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os; e todos os que o ouviram ficaram encantados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, ficaram maravilhados, e sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que você fez isso conosco? Veja, seu pai e eu estávamos procurando por você com tristeza". E ele respondeu-lhes: Por que você estava procurando por mim? Você não sabia que eu devo estar nas coisas de meu Pai?" Mas eles não entenderam a palavra que ele lhes falou. sua mãe guardava todas essas coisas em seu coração, e Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
 
ou
 
São Mateus 2, 1-12
1 Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. 2 Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3 A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4 Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 5 Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). 7 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. 9 Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.
 
 
Ofertório/ Sl 99, 1 e 2.
 Aclamai a Deus, toda a terra: servi ao Senhor com alegria: entrai em sua presença com alegria, porque o Senhor é Deus.
 
Ofertório/ Sl. 71,10-11Os reis de Tharsis e das ilhas darão presentes a ele, os reis da Arábia e Sabá trarão presentes e todos os reis da terra o adorarão, todas as nações o servirão.

Secreta
Que o Sacrifício a vós oferecido, Senhor, sempre aumente em nós a vida sobrenatural e nos fortaleça.

Ante diem 13 de janeiro: Præfatio de Epiphania Domini. Antes de 13 de janeiro: Prefácio à Epifania .
Post diem 13 de janeiro: Præfatio Communis.    Depois de 13 de janeiro: Prefácio comum
 
Comunhão
Meu filho, por que você fez isso conosco? Veja, seu pai e eu estávamos procurando por você com tristeza. Por que você estava procurando por mim? Você não sabia que devo estar nas coisas de meu Pai?
 
Comunhão/ Matheus. 2, 2.
Vimos sua estrela no leste e viemos com presentes para adorar ao Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
A vós dirigimos as nossas súplicas, ó Deus Todo-Poderoso, para que também àqueles que alimentais com o vosso sacramento concedais a graça de vos servir dignamente com uma conduta que vos seja agradável.
 
Depois da comunhão.
Faze, nós te imploramos, ó Deus Todo-Poderoso, que celebrando este mistério em um ofício solene, obtenhamos a compreensão dele e colhamos os frutos dele em uma alma purificada.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.