sábado, 13 de janeiro de 2024

13 de Janeiro dia do Batismo de Nosso Senhor

13/01 Sábado
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos

Intróito/Malach. 3, 1; 1 Parágrafo. 29, 12.
Aqui vem o Senhor Soberano; o poder está em suas mãos, o poder e o império.
Sl 71, 1.Ó Deus, dê ao rei o seu julgamento e ao filho do rei a sua justiça.V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, cujo único Filho apareceu na substância de nossa carne; por favor, faça isso, nós merecemos ser reformados internamente por aquele que reconhecemos externamente como semelhante a nós.

Leitura da Epístola

Isaías 60,1-6
1 Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. 2 Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. 3 As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. 4 Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. 5 Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. 6 Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Gradual. Ibidem, 6 e 1. Omnes de Saba venient, aurum et so deferéntes, e laudem Dómino annuntiántes.    Virão todos os de Sabá, trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor.
V/. Surge and illumináre, Ierúsalem: quia glória Dómini super te orta est.  V/. Levanta-te e resplandece, Jerusalém! Pois a glória do Senhor nasceu sobre Ti.
Aleluia, aleluia. V/. Mat. 2, 2. Vídimus stellam eius in Oriénte, et venimus cum munéribus adoráre Dóminum. Aleluia.    Aleluia, aleluia. V/. Vimos a sua estrela no oriente e viemos com presentes para adorar o Senhor. Aleluia.


Sequência do Santo Evangelho

São João 1,29-34
29 No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim. 31 Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel. 32 (João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) 33 Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. 34 Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus.

Ofertório/ Salmos 71, 10-11.

Os reis de Tharsis e das ilhas lhe oferecerão presentes, os reis da Arábia e de Sabá trarão presentes e todos os reis da terra o adorarão, todas as nações o servirão.
 
Secreta
ferecemos-vos, Senhor, hóstias em memória da manifestação do vosso filho que nasceu na terra e dirigimos-vos ardentes súplicas, para que, como Jesus Cristo, Nosso Senhor, seja ele mesmo o autor dos nossos dons, também os receba. misericordiosamente.

Prefatio de Epiphania Domini.    Prefácio da Epifania

Comunhão/  Matheus 2, 2.
Vimos a sua estrela no oriente e viemos com presentes para adorar o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós te imploramos, Senhor, sempre e em todos os lugares nos avise de sua luz celestial; para que consideremos com uma intenção pura este mistério do qual nos quisestes fazer participantes e que o recebamos com um carinho digno.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.