sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

05 de janeiro dia de São Simeão Estila, Eremita

05/01 Sexta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos

 
 Simeão Estilita, o Antigo (Sis, ca. 389 - Telnessin, 459) um asceta cristão sírio, que viveu no cimo de uma coluna de pedra. É chamado de "Antigo" para distingui-lo de São Simeão Estilita, o Moço, que viveu no século VI.
     Simeão nasceu no norte da Síria, perto da moderna Alepo, tendo começado a sua vida como pastor. Em 403 a.C. teria 23 anos e ingressou como monge em Teleda, tendo adoptado práticas de austeridade extremas que geraram critícas e o afastamento da comunidade. Mudou-se então para Telnessin por volta do ano 412. Viveu como eremita numa cela e depois passou a viver no topo de uma coluna preso por uma corrente (tornou-se um estilita), para “se aproximar de Deus, e se afastar dos pecados do mundo”.
      Foi adoptando cada vez colunas mais elevadas, tendo a última onde viveria durante trinta anos (entre 429-459) dezessete metros de altura. O que era necessário à sobrevivência era levado através de uma escada.



O local onde se erguia a coluna tornou-se alvo de peregrinação de doentes e de pessoas que procuravam aconselhamento espiritual. Aparentemente a sua influência atingiu imperadores, como Leão I de Bizâncio, ao qual escreveu uma carta na qual se pronunciava a favor do Concílio de Calcedónia.
   
  O Padre António Vieira, no Sermão de Todos os Santos, VII, fala dele assim:
       "Mais fazia Simeão Estilita, a quem com razão podemos chamar Anacoreta do Ar, e não da terra. Vivia sobre uma coluna de trinta e cinco côvados de alto, onde perseverou oitenta anos ao sol, ao frio, à neve, aos ventos, comendo uma só vez na semana, e orando de dia e de noite, quase sem dormir. Umas vezes orava de joelhos e prostrado, outras em pé e com os braços abertos, e nesta postura estava reverenciando continuamente a Deus com tão profundas inclinações, que dobrava a cabeça até os artelhos. (...)"

  A ascese (do grego ἄσκησις, derivado di ἀσκέω, “exercitar”) consiste na prática da renúncia do prazer ou mesmo a não satisfação de algumas necessidades primárias, com o fim de atingir determinados fins espirituais. 
  A Ascética consiste no esforço metódico e continuado, com a ajuda da graça, para favorecer o pleno desenvolvimento da vida espiritual, aplicando meios e superando obstáculos. Aqui actuam e organizam-se os grandes meios e práticas da vida espiritual: oração, penitência, retiro, exame de consciência, direcção espiritual, sacramentos. Como também uso de métodos, projectos, disciplina interior, para um maior aproveitamento da graça e dos meios. Este sentido amplo é o que normalmente tem a palavra, quando se encontra em títulos de manuais, ou se contrapõe a Mística.
   Ascese, em sentido mais restrito, é o conjunto dos exercícios mortificantes, aplicados directamente a eliminar vícios, dominar e reorientar tendências desordenadas, robustecer a liberdade. É o que normalmente se expressa em termos como abnegação, mortificação, penitência, renúncia.

Intróito/Is. 9, 6. SL.97, 1.
Uma criança nasce para nós, um filho nos é dado: a soberania repousa sobre seus ombros e ele será chamado de Mensageiro do alto.PS.Cante ao Senhor uma nova canção, pois ele tem feito maravilhas.V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que, tornando fecunda a virgindade de Maria Santíssima, procuraste a salvação eterna para a humanidade, concede-nos, te pedimos, sentir a poderosa intercessão daquela pela qual recebemos o autor da vida Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho.

Leitura da Epístola

Tito 2,11-15
 11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. 12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, 13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, 14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem. 15 Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!

Gradual/ Sl. 97, 3 e 2
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus, toda a terra, cantar a Deus a sua alegria.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/Hebr. 1, 1-2.
 V /. Depois de ter falado repetidamente e de várias maneiras com nossos pais no passado por meio dos Profetas, Deus nestes últimos tempos falou conosco por meio do Filho. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,21
21 Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. 

Sem Credo

Ofertório/ Sl. 88, 12 e 15
 Seu é o céu, seu é a terra. Foi você quem lançou as bases do universo e criou o que ele contém. Seu trono é baseado na lei e na justiça.

Secreta
Rogamos-te, Senhor, tendo recebido os nossos dons e as nossas orações, purifica-nos nos teus mistérios divinos e responde-nos com misericórdia.

Prefácio à Natividade
 
Comunhão/  Salmos 97, 3.
Os confins da terra viram o Salvador enviado por nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, que esta comunhão nos purifique de todo pecado e que, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, nos faça partilhar dos frutos do remédio celestial.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.