terça-feira, 2 de janeiro de 2024

02 de janeiro dia de São Macário de Alexandria,Eremita

02/01 Terça-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos
 
 São Macário de Alexandria,Eremita (m. 395)Macário é Grego quer dizer Feliz, alegre foi um monge no deserto da Nítria (Wadi El Natrun). Ele era um pouco mais jovem que o seu contemporâneo e homônimo, Macário do Egito, e por isso também é conhecido como Macário, o Moço. Ele era também conhecido como ho politikos. Ele foi um asceta extremo e numerosos milagres foram atribuídos a ele. Ele presidia sobre um conjunto de 5.000 monges no deserto da Nítria. 
  Certa vez, ele foi ao mosteiro de São Pacômio numa roupa de leigo e ficou lá por quarenta dias na quaresma. Ninguém o viu comendo ou se sentando. Ele estava fazendo cestos de folhas de palmeira enquanto permanecia em pé. Os monges diziam à Pacômio: "Expulse este homem daqui, pois ele não é humano". Uma inspiração divina posteriormente revelou a identidade de Macário para ele, e os o monges correram para receber suas bençãos. Quando Macário percebeu que suas virtudes tinham sido reveladas, ele retornou para o  seu mosteiro em Scetes.
Macário de Alexandria foi exilado pelo imperador Valente, juntamente com Macário do Egito, para uma ilha, que eles prontamente cristianizaram.
De acordo com a tradição , Macário de Alexandria faleceu em 2 de janeiro de 395 d.C. Além de uma regra monástica e três breves apotegmas, uma homilia, "Sobre o destino das almas dos virtuosos e dos pecadores", que é atribuída a ele. 
   Este estilo de vida religiosa começou no Egipto e depois continuou na Abissínia (Etiópia). Segundo a tradição, no século III, Antão do Deserto foi o primeiro cristão a adoptar este estilo de vida. Passado algum tempo, outros o seguiram. Originalmente, todos os monges cristãos foram eremitas, levando uma vida de completo afastamento da sociedade. Esses eremitas reuniam-se semanalmente para assistir à Santa Missa, onde recebiam a Comunhão, e para ouvir a Palavra de Deus proclamada nas igrejas. Numa etapa seguinte, esses homens começaram a agrupar-se em pequenos recintos (chamados celas) ao redor de uma Igreja, com alguma organização central. Assim, em várias partes do deserto egípcio, surgiram as primeiras comunidades monásticas, sob a orientação de um pai espiritual.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário