sábado, 7 de janeiro de 2023

Nossa Senhora no Sábado

07/01 Sábado 
Festa de Quarta Casse
Paramentos Brancos
 
Rezem todos os dias o Santo Rosário


Intróito/Salmos 44,13,15 e 16.
Todos os ricos do povo te oferecerão suas humildes orações. Virgens serão trazidas ao rei depois de você, seus companheiros serão apresentados em meio à alegria e alegria.
Sl. Ibid., 2. Do meu coração brotou uma palavra excelente; é que dirijo minhas obras a um rei.
Et in Sabbato dicitur Glória, in excélsis.    No sábado, rezemos a Glória, in excélsis.

Coleta
Ó Deus que, tornando fecunda a virgindade da bem-aventurada Maria, assegurastes ao gênero humano a salvação eterna, fazei-nos experimentar, por favor, quão poderosa é a intercessão daquele por quem recebemos o autor da vida, Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Filho. Quem vive e reina contigo...

Leitura da Epístola

Tito 2,4-7.
14 Querido filho, a benignidade e a humanidade de Deus nosso Salvador se manifestaram. Ele nos salvou, não por causa das obras de justiça que teríamos feito, mas em virtude de sua misericórdia, pelo banho de regeneração e renovação do Espírito Santo que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, que , justificados por sua graça, nos tornamos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Em Jesus Cristo nosso Senhor.
 
Gradual/Salmos 44, 3 e 2.
Tu supera em beleza os filhos dos homens; a graça é derramada em seus lábios.
 V/. Do meu coração brotou uma palavra excelente; é que dirijo minhas obras a um rei. Minha língua é como a caneta de um escriba escrevendo rapidamente.
 
Aleluia, aleluia V/. Pós-parto, Virgem
V/. Depois de dar à luz permaneceste uma Virgem inviolada: Mãe de Deus, intercedei por nós. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas. 2, 15-20.
Naquele tempo, os pastores disseram uns aos outros: Vamos a Belém, e vejamos o que aconteceu, o que o Senhor nos deu a conhecer. E foram para lá com grande pressa, e encontraram Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E quando o viram, reconheceram a verdade do que lhes havia sido dito sobre esta criança. E todos os que ouviram isso admiraram o que lhes foi dito pelos pastores. Agora Maria preservou todas essas coisas, repetindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo quanto tinham ouvido e visto, conforme lhes fora dito.
 
Ofertório
 Tu és feliz, bem-aventurada Virgem Maria, e inteiramente digna de louvor, porque de ti saiu o Sol da Justiça, Cristo nosso Deus.

Secreta
Por ser favorável a nós, Senhor, e graças à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, que esta oblação nos assegure a felicidade na vida sem fim e a paz na vida presente.

Prefatio de B. Maria Virg. E você em Veneração.    Prefácio da Bem-aventurada Virgem Maria E nesta veneração.
 
Comunhão
Bendito o seio da Virgem Maria, que gerou o Filho do Pai Eterno.
 
Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que esta comunhão, Senhor, nos purifique das nossas culpas e nos faça experimentar os efeitos deste remédio celestial, graças à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.