quarta-feira, 4 de outubro de 2023

04 de outubro dia de São Francisco de Assis, Confessor

04/10 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
 
  Numa época em que o apego intemperante às riquezas minava profundamente a espiritualidade medieval, Deus suscitou Francisco, o enamorado da Dama Pobreza, para restaurar o equilíbrio necessário. Francisco foi uma das colunas sobre as quais a Santa  Igreja se sustentou naquele século. Renunciou à rica herança paterna e decidiu viver sem nada, levando a prática da virtude da pobreza até um radicalismo difícil de conceber. Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se transformou numa das maiores da Cristandade. Fundou, com Santa Clara de Assis, o ramo feminino da mesma Ordem. Para os leigos que viviam no mundo, mas desejavam ser fiéis ao espírito de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana, fundou a Ordem Terceira. Por sua semelhança com o Divino Salvador, mereceu ter gravados em seu corpo os estigmas da Santa Paixão.

Intróito/Galatas 6, 14.
Eu nunca desejo me gloriar exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual o mundo é crucificado por mim, e eu pelo mundo.
Sal. 141, 2. Com a minha voz clamei ao Senhor; com a minha voz supliquei ao Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus que, pelos méritos do Beato Francisco, enriquecestes a vossa Igreja, dando-lhe uma nova família, concedei-nos a graça de imitá-lo desprezando os bens da terra e de ter a alegria de participar sempre dos dons celestes.

Leitura da Epístola aos 
                                                                                                                                     
Gálatas 6,14-18 
14. Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 15. Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura. 16. A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus. 17. De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos. Amém.

Gradual. Sal. 36, 30-31.Os iusti meditábitur sapiéntiam, et lingua eius loquétur iudícium.A boca do justo meditará em sabedoria e sua língua proferirá eqüidade.V/. Lex Dei eius in corde ipsíus: et non supplantabúntur gressus eius.V/. A lei do seu Deus está em seu coração e não será anulada.
Aleluia, aleluia. V/. Francíscus pauper et húmilis cælum dives ingreditur, hymnis cæléstibus honorátur. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Francisco, humilde e pobre entra rico no céu, aclamado pelos hinos celestiais.

Sequência do Santo Evangelho
 

São Mateus 11,25-30
25. Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.   
27. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.   
28. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.   
29. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Ofertório/Sal. 88, 25.
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele e pelo meu nome surgirá o seu poder.

Secreta
Santificai, Senhor, as oferendas dedicadas a Vós e, por intercessão do Beato Francisco, purificai-nos de toda mancha de pecado.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ São Lucas. 12, 42.
Eis o dispensador fiel e prudente que o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes no tempo designado sua medida de trigo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que a graça celeste faça crescer a vossa Igreja, rogamos-vos, Senhor, que quisestes iluminar com os gloriosos méritos e exemplos do Beato Francisco, vosso Confessor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário