quarta-feira, 31 de maio de 2023

Quarta das Quatro-Têmporas de Pentecoste.

31/05 Quarta-feira das Têmporas de Pentecostes
Festa de Primeira Classe 
Paramentos Vermelhos

Intróito/Sal. 67, 8 e 9.
Ó Deus, quando Senhor andou diante de seu povo, quando Senhor andou pelo deserto, a terra tremeu e os céus derreteram, aleluia, aleluia.
Ps. ibid., 2.Que Deus se levante e seus inimigos sejam varridos; e que aqueles que o odeiam fujam diante de sua face.
V/. Glória Patri.

Coleta
Rogamos-te, Senhor, que o Consolador que procede de ti, ilumine as nossas almas: e que nos faça penetrar toda a verdade como prometeu o teu Filho: Que contigo... na unidade do mesmo.

Leitura da Epístola dos

Atos doa Apóstolos 5,12-16
12 Enquanto isso, realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios. Reuniam-se eles todos unânimes no pórtico de Salomão. 13 Dos outros ninguém ousava juntar-se a eles, mas o povo lhes tributava grandes louvores. 14 Cada vez mais aumentava a multidão dos homens e mulheres que acreditavam no Senhor. 15 De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. 16 Também das cidades vizinhas de Jerusalém afluía muita gente, trazendo os enfermos e os atormentados por espíritos imundos, e todos eles eram curados.

Aleluia, aleluia. V/. Sal. 103, 30. Emítte Spíritum tuum, et creabúntur, et renovábis fáciem terræ. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Você enviará sua respiração e eles serão criados, e você renovará a face da terra. Aleluia.
Aleluia. (Hic genuflectitur) V/. Veni, Sancte Spíritus, reple tuórum corda fidélium: et tui amóris in eis ignem accénde.Aleluia. (nos ajoelhamos) V/. Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis; e acende neles o fogo do teu amor.
Sequência.Seqüência.
V eni, Sancte Spíritus,
et emítte cǽlitus
lucis tuæ rádium.
Vem, ó Espírito Santo,
E manda do céu
Um raio de tua luz.
Veni , pater pauperum;
veni, dator múnerum;
veni, lúmen cordium.
Vem, pai dos pobres,
vem, distribuidor de todos os dons,
vem, luz dos corações.
C onsolátor óptime,
dulcis hospes ánimæ,
dulce refrigérium.
Consolador supremo,
Doce anfitrião da alma,
Doçura refrescante.
In labóre
requies, in æstu tempéries,
in fletu solácium.
Descanse no trabalho,
Calma, no ardor,
Alívio, nas lágrimas.
O lux beatíssima,
reple cordis íntima
tuórum fidélium.
Ó luz abençoada,
inunda até o mais íntimo,
Os corações dos teus fiéis.
S ine tuo númine
nihil est in hómine,
nihil est innóxium.
Sem sua ajuda,
Não há nada no homem,
Nada que seja inocente.
Ava quod é sórdidum ,
riga quod é áridum,
sana quod é sáucium.
Lave o que está imundo,
Regue o que está árido,
Cure o que está ferido.
F lecte quod est rígidum,
fove quod est frígidum,
rege quod est dévium.
Dobre o que está duro,
Aqueça o que está frio.
Endireitar o que se desvia.
D a tuis fidélibus,
in te confidéntibus,
sacrum septenárium.
Dê aos seus devotos,
que confiam em você,
Os Sete Dons Sagrados.
D a virtútis méritum,
da salútis éxitum,
da perénne gáudium. Um homem. Aleluia.
Dê-lhes o mérito da virtude,
Dê-lhes um final feliz,
Dê-lhes alegria eterna. Que assim seja. Aleluia.


Sequência do Santo Evangelho 

São João 6,44-52
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia. 45 Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. 52 A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?

Ofertório/ Sal. 118, 47-48.
Meditarei nos teus mandamentos, porque os amo, levantarei as minhas mãos para as tuas leis que me são caras, aleluia.

Secreta
Aceita, te suplicamos, Senhor, o dom que te é oferecido e digna-te a fazer, em tua bondade, que celebramos com piedosos sentimentos, o que honramos nestes mistérios.

ræfatio , Communicantes et Hanc igitur, ut in die Pentecostes. Prefácio, Comunicantes e Hanc igitur do Dia de Pentecostes .
 
Comunhão/ São João 14, 27.
Eu te deixo em paz, aleluia; Eu te dou minha paz, aleluia, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Recebendo, Senhor, estes sacramentos celestiais, suplicamos a vossa clemência que nos faça chegar a possuir nas alegrias eternas o que celebramos no tempo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.