terça-feira, 2 de janeiro de 2024

02 de Janeiro de 1873 (151 anos do Nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face)

Thérèse Martin est née le 2 janvier 1873 à Alençon, en Normandie. Son père Louis Martin, devenu veuf suite au décès de sa femme Zélie Martin, est venu s'installer à Lisieux en 1877 dans la maison des Buissonnets où Thérèse a passé son enfance.

 Um milagre Santa Teresinha para uma belga  se tornar !

Sabia que foi um belga o responsável pela canonização de Teresa de Lisieux? Foi há apenas 101 anos. Em 1923, Maria Pellemans, paroquiana da Basílica de Koekelberg, foi milagrosamente curada da tuberculose depois de rezar no túmulo de Teresa. Gravemente afetada – pesava apenas 27 kg – a jovem ainda empreendeu a viagem para Lisieux, e foi a Madre Superiora quem a convenceu a pedir a cura.

 Esse milagre foi na alma e no corpo Maria Pellemans 

Padre Lukas Prior do Carmelo de Gante nos conta sobre Maria Pellemans

Desde que leu “História de uma Alma”, Maria Pellemans tinha grande admiração por Thérèse. Completamente curada, entrou no Carmelo em 19 de outubro de 1924, e tomou o nome de sua benfeitora celeste, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. A cura de Maria Pellemans pela intercessão da pequena Teresa é o segundo caso que abriu caminho à sua canonização, proclamada em maio de 1925.

 

 A diocese de Ghent, tanto quanto a Igreja belga, recorda uma cura ocorrida em 22 de março de 1923. Maria Pellemans, gravemente doente, quase nunca completou 24 anos. Durante uma peregrinação ao túmulo de Teresa de Lisieux, então em processo de beatificação, aconteceu o extraordinário.
Maria Pellemans, curada visitando o túmulo de Teresa de Lisieux

Para este ano jubilar, o Carmelo de Gante abriu os seus arquivos. Lá encontramos detalhadamente o relato de Maria Pellemans, que estava gravemente doente com tuberculose. O seu confessor sugeriu que ela fosse a Lisieux, parapara onde seria transferido o caixão da pequena Teresa. Maria Pellemans recusou a princípio: “Estava tão doente que uma viagem a Lisieux seria um desafio. Afinal, eu não queria abreviar minha vida e morrer no caminho. »

Muito fraco, mal conseguindo ficar de pé e mal conseguindo comer, o jovem residente em Bruxelas ainda partiu para a Normandia. Por grande devoção à futura Beata Teresa, Maria Pellemans aceitou ir até lá pedir-lhe três graças. Ela parte na sexta-feira, 19 de março, para uma semana de peregrinação a Lisieux.

Cura, mesmo quando você não pede

A jovem vai pela primeira vez, transportada pela irmã mais velha, ao cemitério de Lisieux. O Padre Barette, pároco de Koekelberg que acompanhou esta viagem, sugeriu-lhe então que fosse ver Madre Agnès, do Carmelo de Lisieux. Ela recomenda que Maria Pellemans volte ao túmulo de Teresa para pedir a sua própria cura, o que ela não havia feito até então.

Ela fica duas horas no cemitério, durante as quais a jovem paciente não ouve mais nem vê o que acontece ao seu redor. “Fiquei lá por cerca de duas horas neste estado”, disse ela alguns anos depois, “até que o padre me sacudiu suavemente e eu abri os olhos. Levantei-me muito calmo, numa paz que não é desta terra.

 "Senhorita está curado?" » “Sim, acredito que sim. » ……”
“Longe de imaginar que minha cura teria tais consequências…. »Nesta mesma história publicada em 1965, ela especifica que poucas semanas depois recebeu a visita a Bruxelas do vice-postulador, que veio da França, acompanhado por um padre de Bruxelas. " Ele me disse aquilo
minha cura seria elegível para a canonização da Pequena Teresinha. Eu estava surpreso. [O padre explica] ‘Sua cura é de uma importância tão excepcional que será incluída em Atos. Senhorita foi curado imediata e completamente na presença de dez testemunhas. Um tribunal eclesiástico será criado para investigar a sua cura. Na verdade, é o primeiro grande milagre que ocorreu após a publicação do decreto de beatificação.’ Mesmo com esta declaração inesperada, permaneci calmo. Eu estava longe de imaginar que minha recuperação teria tais consequências.”


Para passar da beatificação à canonização de Santa Teresinha, foram necessários dois milagres no momento do processo de canonização de Santa Teresinha. Para ela foi:



    a cura da Irmã Gabrielle Trimusi, das Filhas Pobres dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (Parma, Itália), da tuberculose das vértebras (1923);
    e o de Maria Pellemans, que sofria desde 1919.

Uma vez autenticados estes milagres, o Papa Pio de Roma ouve o Papa pronunciar a fórmula solene declarando que a humilde Carmelita de Lisieux poderia doravante ser chamada:

 “Santa Teresinha do Menino Jesus”.
Depois deste último exame, tudo ficou resolvido para mim. Eu poderia agora começar meus preparativos para entrar no Carmelo. Já estive lá e conversei com o Padre Provincial Andreas. Desde a minha recuperação ganhei cerca de 20 kg - em novembro de 1922 pesava 27 kg, mas nos últimos meses, graças à ajuda da reitoria, havia perdido um pouco mais de peso. Em janeiro de 1924, despedi-me da minha família. Fui aceito no Carmelo de Gante com reservas. Minha entrada estava marcada para 9 de abril. Meu postulado correu normalmente. No dia 19 de outubro tomei o hábito e recebi o nome da minha querida Santa Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Nos dias 14 e 25 de outubro fiz meus votos temporários. Eu tinha desistido de assistir à canonização de Teresa em 17 de maio de 1925: deveria ter ficado mais tempo no mundo.
Em 1926 - se não me engano - o reverendo Cônego Barette veio me visitar acompanhado pelo Dr. Lebecq, chefe das consultas de Lourdes. Este último me examinou com o clínico geral do convento: acharam que meu estado de saúde era normal, só que a pressão arterial estava um pouco baixa.
No dia 14 de outubro, 28, pronunciei meus votos perpétuos e recebi o véu negro no dia 16 de outubro.
Para maior honra de Deus e em reconhecimento a Santa Teresinha do Menino Jesus.
Assinado Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face.
(traduzido do alemão de "Teresienkalender 1965")
Documentar Arquivos Carmelitas Provinciais em Ghent

 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.

Rezem todos os dias o Santo Rosário