terça-feira, 23 de maio de 2017

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DXIV (514) (20 de maio de 2017)


A "Velha Igreja" não pode perecer. Quando os homens agem,
Com vistas àquilo que Nossa Senhora pede, observam-no realizar-se.

Graças em parte, sem dúvida, às orações dos leitores, as duas Consagrações, a de Dom Zendejas e a da Rússia, foram realizadas com sucesso em Vienna, na Virgínia, EUA, nos dias 11 e 12 de maio, respectivamente. O clima não estava muito bom em 11 de maio porque caiu muita chuva, mas o toldo era resistente, e abrigou perfeitamente uma congregação de cerca de 500 pessoas vindas de toda parte dos Estados Unidos, e algumas de ainda mais longe. O tempo estava um pouco melhor em 12 de maio para a primeira Missa Pontifical do novo bispo com a Consagração da Rússia, e com uma congregação somente um pouco menor que a do dia anterior.

Devemos um agradecimento especial ao Pe. Ronald Ringrose, pároco tradicional de Vienna, em cuja Reitoria ocorreu a dupla Consagração. Ele tem mantido a paróquia de Santo Atanásio como um bastião da Tradição Católica a uma curta distância da capital dos Estados Unidos por mais de 30 anos, o que é uma conquista considerável nestes tempos tão turbulentos para a Igreja Católica. "Ad multos annos", diz a Madre Igreja aos seus servos devotos – que o Pe. Ringrose prospere por muitos anos ainda.

Quanto ao propósito e alcance das duas Consagrações, é necessário ser modesto e claro. Desde o Vaticano II (1962–1965), quando a massa dos homens da Igreja Católica se rendeu ao liberalismo (o culto à liberdade) e ao modernismo (a adaptação da Igreja de Deus ao mundo moderno sem Deus), a Igreja tem enfrentado sérios problemas. Em 1970, Dom Lefebvre criou a Fraternidade Sacerdotal São Pio X para atuar como um sistema de iluminação de emergência para a Igreja oficial que escurecia, mas seus sucessores na chefia da Fraternidade estão fazendo tudo o que podem para escurecer a iluminação de emergência. Comparemos, então, a Consagração de Dom Zendejas a uma vela acesa, ou a um fósforo que se risca na crescente escuridão. Não tem ambição nem de salvar nem de converter a Neoigreja ou a Neofraternidade.

O que deve fazer é contribuir para salvar essa Velha Verdade, por assim dizer, que está no coração da verdadeira Igreja e da verdadeira Fraternidade. Trabalhando principalmente nos EUA, mas sem jurisdição territorial de qualquer tipo oficial, Dom Zendejas ajudará a cuidar de muitas almas nos EUA que têm a verdadeira Fé, e querem conservá-la. Acessível por carro ou por trem de qualquer parte da América do Norte, se acontecer alguma coisa que impeça os aviões de aterrissar, ele é um bispo relativamente jovem com a plenitude de Ordens Sagradas certamente válidas, capaz de Confirmar ou Ordenar, sob condição ou não, e quem, pela graça De Deus, pelo menos no momento, é sensato e são – em inglês a palavra "sanity" (“sanidade”) é de três quartos da palavra “sanctity” ("santidade"). Peçamos por isto em nossas orações para que ele possa permanecer são pelos muitos anos que hão de vir, ou pelo menos até que um Papa verdadeiramente Católico acenda de novo a iluminação. Nesse momento, Dom Zendejas porá seu episcopado nas mãos da Roma católica, para que o Papa faça com ele o que quiser. Enquanto isso, que o novo bispo seja uma vela acesa na escuridão, um ponto de referência para qualquer alma que busca a Verdade completa e incontaminada.

Quanto à Consagração da Rússia conduzida pelos quatro bispos presentes na véspera da primeira das grandes aparições de Nossa Senhora em Fátima, não houve a mais remota pretensão de que sua Consagração pudesse substituir a do Papa com os bispos do mundo inteiro, que é o que Nossa Senhora pediu. Havia simplesmente a esperança de que, fazendo o que estava em seu poder, com o apoio de toda a congregação presente, pudessem ajudar a obter do Céu as graças necessárias para que o Papa realizasse finalmente a Consagração da Rússia, exatamente como Nossa Senhora pediu há muito tempo. Essa Consagração eventualmente acabará ocorrendo, porque Nosso Senhor disse isto em 1931, e então começa o Triunfo do Coração Imaculado, tão necessário e por tanto tempo postergado.
 
Kyrie eleison.
 
 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário