domingo, 10 de abril de 2016

Ato de misericordia dar Esmola e da seu fruto.


Principalmente para a campanha para construção de uma Capela
A Capela precisa de sua esmola é a de 
 Nossa Senhora da Esperança – Ipatinga-MG

Nossa Senhora da Esperança, padroeira de Ipatinga

 Dai o que tendes em esmola, e tudo ficará puro para vós (Lc 11,41)
 
Esmola é uma pequena quantia de dinheiro dada por caridade. É considerada um ato caridoso feita aos necessitados. Pode significar também concessão, graça ou favor.

A Santa  Igreja Católica é um dos três atos de caridade, igualando-se à fé e oração. Também é considerada como um ato de penitência, a ser praticado especialmente em alguns tempos, como Quaresma e Advento. É um testemunho de caridade fraterna; é também uma prática de justiça que agrada a Deus.


  Do Livro A Arte de Morrer Bem, capítulo V, de São Roberto Belarmino, bispo (século XVIII):Se não há muito a dizer sobre a necessidade de dar esmolas, há muito mais sobre os frutos, pois estes são abundantes. Primeiro, esmolas salvam a alma da morte eterna, sejam elas uma forma de satisfação ou disposição de receber as graças. Esta doutrina é claramente ensinada nas Sagradas Escrituras. No livro de Tobias podemos ler: a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas (Tb 4,11); no mesmo livro, o anjo Rafael afirma: a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna (Tb 12,9). E Daniel disse ao rei Nabucodonosor: Queiras então, ó rei, aceitar meu conselho: resgata teu pecado pela justiça, e tuas iniquidades pela piedade para com os infelizes; talvez com isso haja um prolongamento de tua prosperidade (Dn 4,24 ).


Frutos da esmola segundo São Roberto Belarmino (1542-1621), teólogo católico e cardeal inquisidor, há cinco vantagens em se dar esmola:

    são uma satisfação por pecados cometidos

    acumulam méritos para a vida eterna

    trazem o perdão dos pecados

    aumentam a confiança em Deus

 Santo Agostinho prova que Cornélio, pelas suas esmolas obteve de Deus a graça da fé e perfeita justificação.

  A viúva de Sarepta, deu a Elias apenas um refeição e um pouco de óleo, obeteve de Deus por este ato de caridade, abundância de alimentos e óleo, que por longo tempo não terminaram. 

 A esmola, dada na intenção das almas, beneficia três pessoas: o necessitado que a recebe, a pessoa que a dá, e as almas em cuja intenção se dá.




Visite a página da campanha no endereço:


Valor total: Aproximadamente R$ 5.000,00

  Ajudem com 2,00 o mais porque o pouco que puderem ajudar se torna uma Capela. E como se diz o ditado:De grão e grão a galinha enche a papo.

Os que puderem somar conosco podem depositar doações na conta de nossa associação:

Banco do Brasil
Associação Cultural Santo Atanásio
Agência 2350-7
Conta Corrente: 55000-0
Desde já, nossa gratidão.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!