quinta-feira, 3 de agosto de 2023

03 de agosto dia da Instituição do corpo do mártir Santo Estevão

03/08 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe 
Paramentos Verdes
                                                                   
Santo Estevão começa com uma etimologia de Isidoro de Sevilha 's Etimologias : Estevão (do grego stephanos, "coroa"), também vem do hebraico a palavra para "padrão" [hebraico "tabniyth"?] desde que ele foi o primeiro mártir do Novo Testamento , ele estabeleceu o padrão para o sofrimento de Cristo. Ele acrescenta etimologias de outras fontes: Ou o seu nome vem de fãs strenue, "falar forte", por causa de sua maneira de falar e suas doutrinas religiosas. Ou se trata de stans  strenue ", louvavelmente pé" ou fãs Anibus, "instruir e governar sobre mulheres mais velhas." Assim, de acordo com de Voragine, "Stephen é uma coroa porque ele é o primeiro no martírio, uma norma com o seu exemplo no sofrimento e seu modo de vida, um alto-falante zeloso em seu ensino louvável das viúvas". A Tradição conta que Santo Estevão, de acordo com a Bíblia conta, como um dos sete diáconos, nomeados pelos apóstolos para apaziguar as viúvas entre os de língua grega cristãos da Igreja em Jerusalém. Isto provoca,a ira e o ódio ao Cristo e por causa deste sucesso de Estevão em seu ministério os compatriotas judeus, denunciaram as autoridades judaicas conspiraram para derrubá-lo. Primeiro, eles tentam derrotá-lo por meio de argumento, mas são mal sucedidos desde o Espírito Santo ilumina Santo Estevão com a sabedoria divina. Em seguida, eles trazem falsas testemunhas, que o acusam de blasfemar contra Deus, Moisés , a Lei e o Templo.  Ajudado por seu anjo , Santo Estevão refuta todos os pontos. Finalmente, eles torturaram; ainda o Santo Estevão persiste em falar da Salvação vinda por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo,  tenta convertê-los, e, mostrando seu amor por eles, ora por seus opositores mais os Judeus não aceitam tal pregação e com mais ódio eles apedrejam até a morte. Assim Santo Estevão da o mesmo testemunho que Nosso Senhor Jesus Cristo deu na Cruz perdoa o seus carrascos.

Intróito/Sal. 53, 6-7.
Eis que Deus vem em meu socorro, e o Senhor é o Protetor da minha vida. Derruba os males dos meus inimigos e extermine-os na tua verdade, Senhor, meu protetor.
Ps. ibid., 3.Ó Deus, salva-me pelo teu nome; e faça-me justiça pelo seu poder.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, que os ouvidos da tua misericórdia estejam abertos às orações daqueles que a imploram; e para que possas conceder-lhes o que desejam de ti, que te peçam apenas o que te agrada.

Leitura da Epístola dos

I Coríntios 10,6-13
6.Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.7.Nem vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo sentou-se para comer e para beber, e depois levantou-se para se divertir (Ex 32,6).8.Nem nos entreguemos à impureza como alguns deles se entregaram, e morreram num só dia vinte e três mil.9.Nem tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram mordidos pelas serpentes.10.Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador.11.Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para advertência nossa, para nós que tocamos o final dos tempos.12.Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.13.Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.
Gradual. Sal. 8, 2.Dómine, Dóminus noster, quam admirábile est nomen tuum in universa terra! Senhor, nosso mestre, quão maravilhoso é o seu nome em toda a terra.V/. Quóniam eleváta est magnificentia tua super cælos.Pois sua magnificência se eleva acima dos céus.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 58, 2.Eripe me de inimícis meis, Deus meus: et ab insurgéntibus in me libera me. Aleluia. Salva-me das mãos dos meus inimigos, ó meu Deus, livra-me dos que se levantam contra mim.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 19,41-47  
41.Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo:42.Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!... Mas não, isso está oculto aos teus olhos.43.Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados;44.destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada.45.Em seguida, entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.46.Disse ele: Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões (Is 56,7; Jr 7,11).47.Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.
Ofertório/ Sal. 18, 9, 10, 11 e 12.
Os juízos do Senhor são retos, alegram os corações; suas ordenanças são mais doces que o mel e um favo cheio de mel; também o teu servo as observa fielmente.

Secreta
Concede-nos, por favor, Senhor, assistir muitas vezes e dignamente nestes santos mistérios; pois cada vez que se celebra este sacrifício comemorativo, aplicam-se os frutos da nossa redenção. Por Nosso Senhor.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/São João. 6, 57.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
 Fazei, nós vos imploramos, Senhor, que a recepção do vosso sacramento nos purifique e nos una a vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário