sexta-feira, 11 de agosto de 2023

11 de agosto dia de São Tibúrcio e Santa Susana, Mártires.

11/08 Sexta-feira
     Festa de Quarta Classe
          Paramentos Verdes        

  São Tibúrcio foi mártir romano, a festa de 11 de Agosto. Tradição é contada que São Sebastião pelo qual o magistrado romano Cromácio condenou à morte e a vários cristãos. Tranquiliano tornou-se o juiz e recebeu o batismo de Policarpo. Tibúrcio filho, só de Cromácio também recebeu o batismo, a pedido de São Sebastião, que era seu padrinho. Tibúrcio durante a perseguição de Diocleciano permaneceu escondido na casa de seu pai. Um traidor acusando Tibúrcio de ser cristão foi levado perante o juiz Fabiano no  a julgamento Tibúrcio confessou sua fé e confirmada por um milagre para proteger apenas o sinal da cruz e caminhar sobre brasas, sem sofrer qualquer lesão. Mas o milagre foi considerado como um trabalho de magia e Tibúrcio foi decapitado no terceiro pilar da Laviciana Láctea no ano 286. O local da execução foi chamado de "os dois louros."
  Santa Susana virgem e mártir. Diz-se que a filha de um sacerdote sábio chamado Gabino e da sobrinha do Papa Caio. Era tão bela e encantadora como sua erudição se igualou à de seu pai. O imperador Diocleciano, que estava à procura de uma esposa para seu enteado Maximiano ouvido muitos elogios de Susan, mandou Claudius, um tio da menina que trabalhava no tribunal, dizendo que ele queria se casar com Susana Gabino Maximiano. Mas, como Susana soube da homenagem que distingue o imperador, disse que era a noiva de Cristo e não podia aceitar outro marido. Seu tio Cláudio, contudo, foi visitá-la e cumprimentou-a com um beijo e viu que Susana estava relutante em aceitá-lo, ele explicou que era um show simples de afeto. Ela respondeu: "O que me enoja não é o beijo, mas sua boca, profanado por sacrifícios aos ídolos." Claude disse: "Como eu posso limpar minha boca?" "Arrependei-vos e sejam batizados", foi a resposta.
Atitude de Susana em matéria de casamento com Maximiano, tão impressionado Cláudio, que foi instruído e foi batizado junto com sua esposa, Prepedigna, e seus dois filhos. Então, ele libertou seus escravos e repartiu sua propriedade entre os pobres. Como Claudio não voltara ao tribunal Diocleciano mandou seu irmão Max, outro cortesão, para encontrar a resposta a Susana e perguntar sobre a saúde de Cláudio, que se sentia doente. Máximo Claudio encontrado amplamente consumida pela penitência, e ele comunicou a decisão de Susana. Eles foram juntos visitar a menina e, em seguida, discutiu o assunto com Gabino e St. Papa Caio. Os dois irmãos perceberam que não tinha o direito de desviar Susana de sua vocação, apesar do perigo que este coloque toda a família. Maximus também recebeu o batismo e distribuiu seus bens aos pobres. Quando Diocleciano tomou conhecimento da decisão de Susanna e a conversão dos dois irmãos, ficou furioso e deu permissão para um de seus favoritos, chamado Julian, que queria vingar-se deles, para prender todos os membros da família e fazer o que eles queriam.
Temendo talvez se arrependam Diocleciano, Julian condenada a ser transferidos imediatamente para Máximo e Cláudio e esposa e os filhos deste último para Cumas, onde ele ordenou que fossem  queimados vivos e suas cinzas jogadas no mar. Santa Susana e seu pai foram decapitados em casa
em seu palácio, por volta do ano 295.
 
Intróito/Sal. 54, 17, 18, 20 e 23.
Quando clamei ao Senhor, ele respondeu à minha voz, protegendo-me daqueles que me assediavam. Ele os humilhou, aquele que é antes de todos os séculos e permanece para sempre. Jogue suas preocupações nas mãos do Senhor, e ele mesmo o alimentará.
Ps. ibid., 3.Ouve, ó Deus, a minha oração e não desprezes a minha súplica, ouve-me e ouve-me.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que mostras especialmente a tua onipotência no perdão e na compaixão, multiplica a tua misericórdia sobre nós, para que, depois de termos buscado os bens que prometeste, sejamos feitos participantes desses bens no céu.

Leitura da Epístola dos

I Coríntios, 12, 2-11                                                                      
2.Sabeis que, quando éreis pagãos, vos deixáveis levar, conforme vossas tendências, aos ídolos mudos.3.Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo.4.Há diversidade de dons, mas um só Espírito. 5.Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor.6.Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.7.A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.8.A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito;9.a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito;10.a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas.11.Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.

Gradual. Pr. 16, 8 e 2.Custódi me, Dómine, ut pupíllam óculi: sub umbra alárum tuárum prótege me.Defende-me, Senhor, como a menina dos teus olhos, protege-me à sombra das tuas asas.
V/.De vultu tuo iudícium meum pródeat: óculi tui vídeant æquitátem. Deixe meu julgamento proceder de seu rosto; seus olhos vêem com justiça.
Aleluia, aleluia. V/. Ps 64, 2.Te decet hymnus, De us, in Sion: et tibi redde tu votum in Ierúsalem. Aleluia. O hino de louvor é devido a ti, ó Deus, em Sião, e os votos serão devolvidos a ti em Jerusalém. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho                                                                                                                        
São Lucas 18,9-14                                                                                     
9.Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros:10.Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano.11.O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.12.Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros.13.O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!14.Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.

Ofertório/ Sal. 24, 1-3.
A ti, Senhor, elevo a minha alma; meu Deus, confio em ti, para não ter de corar. E que meus inimigos não riam de mim, pois todos os que esperam em você não serão confundidos.

Secreta
Que te glorifiquem, Senhor, os sacrifícios que te são dedicados e que nos concedeste oferecer em honra do teu nome, para que também se tornem remédios para as nossas almas.Por Nosso Senhor.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/Sal. 50, 21.
Tu aceitará, Senhor, um sacrifício de justiça, oblações e holocaustos em seu altar.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
 Nós vos suplicamos, Senhor nosso Deus, em vossa bondade, não priveis de vosso auxílio aqueles que não cessais de fortalecer por meio de vossos divinos sacramentos.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário