quinta-feira, 24 de agosto de 2023

24 de agosto dia de São Bartolomeu, Apostolo

24/08 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Vermelhos

  São Bartolomeu foi um dos 12 primeiros apóstolos de Cristo. Nascido em Caná, a 14 quilômetros de Nazaré, na Galileia, foi apresentado a Jesus pelo apóstolo e seu maior amigo Filipe, sob uma figueira. Filho de Tholmai e também conhecido como Natanael, assim como Tomé, era um viajante e atuou em áreas como Índia, Armênia, Irã, Síria e por algum tempo na Grécia, com Filipe, especialmente na Frígia. Além dos evangelhos de João, Mateus, Marcos e Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos Doze. Tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11) Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.
Intróito/Sal. 138, 17.
Na minha opinião, seus amigos foram mais do que honrados, ó Deus; sua dignidade como príncipes da Igreja foi poderosamente estabelecida.
Ps. Ibid., 2.Senhor, Tu me provou e me conhece; tu conheceu minha entrada no descanso e minha futura ressurreição.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus todo-poderoso e eterno, de quem nos vem a alegria religiosa e santa que experimentamos ao celebrar hoje a festa do vosso bem-aventurado Apóstolo Bartolomeu, concedei à vossa Igreja, rogamos-vos, a graça de amar o que ele acreditou e pregar o que ele ensinou .
Epístola

I Coríntios 12,27-31                                                                                           
27.Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.28.Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.29.São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores?30.Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?31.Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos.

Gradual. Sal. 44, 17-18.Constitui eos príncipes super omnem terram: memoria erunt nóminis tui. Dominado.Tu os farás príncipes sobre toda a terra; eles se lembrarão do teu nome de geração em geração, Senhor.
V/. Pro pátribus tuis nati sunt tibi fílii: proptérea pópuli confítebúntur tibi. V/. No lugar de seus pais, filhos nasceram para você, por isso os povos o louvarão.
Aleluia,aleluia.V/.Te gloriósus Apostolórum chorus laudat, Dómine. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. O glorioso coro dos Apóstolos canta os teus louvores, Senhor. Aleluia.

Evangelho

São Lucas 6, 12-19                                                                       
12.Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus.13.Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos:14.Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu,15.Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador;16.Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.17.Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades.18.E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres.19.Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.

Ofertório/Sal. 138, 17.
Ó Deus, quão singularmente honrados são seus amigos aos meus olhos! Seu império cresceu extraordinariamente forte.

Secreta
Hoje, ao celebrarmos a Solenidade do Beato Bartolomeu, vosso Apóstolo, e ao oferecermos este sacrifício de louvor em sua honra, vos suplicamos, Senhor, por sua intercessão, que nos concedais a vossa ajuda.

Prefatio de Apostolis. Prefácio aos Apóstolos

Comunhão? São Mattheus 19, 28.
Vós que me seguiram se sentarão em tronos e julgarão as doze tribos de Israel.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que o penhor da eterna redenção que recebemos valha para nós, Senhor, pelas orações de seu abençoado apóstolo Bartolomeu, toda a ajuda de sua graça para nossa vida presente e mereça a vida eterna por nós.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário