segunda-feira, 14 de agosto de 2023

14 de agosto Vigília da Assunção dia Santo Eusébio, Confessor.


14/08 Segunda-feira
Festa de Segunda Classe
   Paramentos Verdes
 
Jejum com abstinência de carne
Eusébio nasceu na ilha da Sardenha, no ano 283. Segundo a tradição depois do martírio de seu pai em testemunho de Cristo, sua mãe o levou sua irmã menor para e ele para completar os estudos eclesiásticos em Roma. Na "Urbe" foi primeiro "leitor" e depois ordenado presbítero pelo Papa Marco e consagrado bispo pelo Papa Júlio I em 15 de dezembro de 345. Eusébio nasceu na ilha da Sardenha, no ano 283. Assim, muito jovem, Eusébio entrou para o clero, sendo ordenado sacerdote. Aos poucos foi ganhando a admiração do povo cristão e do Papa Júlio I que o consagrou Bispo da diocese de Vercelli em 345.

Participou do concílio de Milão em 355, no qual os Bispos adeptos da doutrina ariana, que pregava somente a humanidade de Jesus, tentaram forçá-lo a votar pela condenação do Bispo de Alexandria, Santo Atanásio, Eusébio ficou ao lado de Atanásio defendeu a tese da "plena divindade de Jesus Cristo" frente à política ariana do imperador Constâncio II, para quem a fé ariana era politicamente mais interessante. Esta atitude custou-lhe o desterro e exílio primeiro para a Palestina e depois para a Capadócia e Tebaida. Sofreu muito nas mãos dos hereges arianos. Sua posição em favor da verdade acabou levando-o para a prisão. Sofreu castigos físicos e psicológicos.

Quando o povo cristão tomou conhecimento deste fato, ergueu-se a seu favor. Foram tantos os protestos que os hereges permitiram sua libertação. Entretanto permaneceu exilado por muito tempo. Apesar de tudo manteve sempre correspondência epistolar com a comunidade dos seus fiéis e nas suas cartas lhes pede que "saúdem também aqueles que estão fora da Igreja e que se dignam de nutrir da doutrina Católica". A sua relação com a sua diocese não se limitava aos cristãos mas se estendia a todos os que de alguma forma reconheciam a sua autoridade espiritual ou o respeitavam como homem exemplar.


Depois do exílio de seis anos, Eusébio participou do concílio de Alexandria, organizado pelo amigo, Santo Atanásio, onde ficou claro que a doutrina ariana era uma heresia. Trabalhou pela unidade da Igreja e pela eliminação das heresias. Morreu na sua diocese em 371.

Dedicou-se com grande empenho à evangelização das zonas rurais e em grande parte pagãs. Fundou uma sociedade sacerdotal inspirada no modelo monástico da qual saíram importante bispos e santos.

Por ocasião da sucessão de Constâncio por Juliano, o Apóstata foi-lhe permitido retornar à sua diocese. Educou o clero de sua diocese com observância de regras monásticas, embora vivessem no meio da cidade, porque "o bispo e o clero deve compartilhar os problemas dos cidadãos de forma crível, cultivando ao mesmo tempo uma cidadania diversa: a do céu".

Cartas de Eusébio foram publicadas na Pat. Lat de Migne. Jerônimo, em sua De Viris Illustribus (cap. 96 [3]) atribui a ele uma tradução para o latim dos comentários sobre os salmos, escrito originalmente em grego por Eusébio de Cesareia, obra que se perdeu. O Codex Vercellensis, preservado na catedral de Vercelli, é considerado o mais antigo manuscrito dos evangelhos em Latim antigo ("Codex A") e, acredita-se, foi escrito por Eusébio. Ele foi publicado por Irico (Milão 1748) e Bianchini (Roma 1749), foi reimpresso por Migne. E, por fim, uma nova edição foi publicada por Belsheim (Christiania 1894).  
                                                                                      
Depois de tantos trabalhos e  lutas, Eusébio retirou-se  para a  sua  diocese de Vercelli, onde encontrou tudo em boa ordem, graças ao zelo do clero por ele  formado. Não tardou muito que Deus  chamasse  seu fiel  servo ao bem merecido  repouso, em 370. Por causa dos grandes sofrimentos  que passou  Santo Eusébio, em defesa da fé, deu-se-lhe o título de mártir pois o Imperador  ariano Constâncio condenou a morrer de fome num quarto em sua própria casa. Foi sepultado no cemitério de São Calisto.
 
Intróito/Ps. 44,13,15 et 16.
Todos os ricos entre o povo oferecerão a você suas humildes orações: virgens serão trazidas ao rei depois de você: seus companheiros serão apresentados em meio à alegria e alegria.
Ps. ibid., 2.Uma palavra excelente brotou do meu coração: dirijo minhas obras a um rei.
V/. Glória Patri.
 
Coleta
Deus, Vos dignastes escolher o palácio virginal da Bem-Aventurada Virgem Maria para ali habitar: concedei-nos, nós Vos imploramos, que no abrigo de sua proteção, possamos participar com alegria de sua festa.
 Et fit commemoratio S. Eusebii Conf. : Deus, vós nos alegrais com a solenidade anual do Bem-aventurado Eusébio, vosso Confessor: concedei, em vossa bondade, que honrando seu nascimento no céu, caminhemos em sua direção seguindo seus exemplos.
 
Leitura Livro da Sabedoria 24, 23-31.
Como a videira, criei flores perfumadas, e minhas flores dão frutos gloriosos e abundantes. Sou a mãe do lindo amor, do medo, da ciência e da santa esperança. Em mim está toda a graça do caminho e da verdade; em mim está toda a esperança de vida e virtude. Vinde a mim, todos vós que me desejais, e fartai-vos dos meus frutos; porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança mais doce do que o favo de mel. Minha memória passará nos séculos seguintes. Os que me comem terão fome outra vez, e os que me bebem terão sede outra vez. Quem me ouve não será confundido, e quem age por mim não pecará. Aqueles que me trazem à luz terão a vida eterna.


 Graduale: Tu és bendita e digna de veneração, Virgem Maria: foste mãe do Salvador, sem que a tua pureza tivesse sofrido atentado algum.V/. Virgem, Mãe de Deus, Aquele que todo o universo não pode conter, fechou-se em teu seio tornando-se homem.
 
Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 11,27-28.
27.Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!”.28.Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a observam!”.29.Afluía o povo e ele continuou: “Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
 
Ofertório/ Sal. 18, 9, 10, 11 e 12.
 Bendita és tu, Virgem Maria, que geraste o Criador de todas as coisas: deste à luz aquele que te criou, e permaneces sempre Virgem.

Secreta
Que a oração da Bem-Aventurada Virgem Maria acompanhe as nossas oferendas, Senhor, até à tua clemência: aquela que retiraste deste mundo para que com plena confiança interceda junto de ti pelos nossos pecados.
Pro S. Eusebio
Secreta: Nós te imolamos, Senhor, uma multidão de louvor em memória dos teus santos nos quais confiamos para obter o triunfo sobre os males da vida presente e escapar dos males da vida futura.
 
Comunhão/São João. 6, 57.
Bendito o seio da Virgem Maria, que deu à luz o Filho do Pai Eterno.futuro.(Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
 Senhor misericordioso, socorrei nossa fraqueza: e assim como impedimos a festa da Santa Mãe de Deus, que a ajuda de sua intercessão nos livre de nossas iniquidades.
Pro S. Eusebio:Alimentados pela comida e bebida celestiais, rogamos e suplicamos a ti, ó nosso Deus, que nos concedas a ajuda das orações daquele em cuja festa as recebemos.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.