domingo, 31 de dezembro de 2023

Domingo dentro da Oitava de Natal

31/12 Domingo
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos


Intróito/ Sap. 18, 14-15. Ps. 921
Enquanto todos descansavam em silêncio, e a noite em seu curso estava no meio de seu caminho, sua palavra onipotente, Senhor, veio dos céus do trono real. Sl.:  O Senhor reinou e foi vestido de glória; o Senhor estava vestido e cingido com força.Gloria Patri.

Coleta
Deus Todo-Poderoso e Eterno, dirige nossas ações de acordo com a tua boa vontade, para que em nome do teu Filho amado, mereçamos produzir em abundância os frutos das boas obras.

Leitura da Epístola


Gálatas 4,1-7
1 Explico-me: enquanto o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo, 2 mas está sob tutores e administradores, até o tempo determinado por seu pai. 3 Assim também nós, quando menores, estávamos escravizados pelos rudimentos do mundo. 4 Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, 5 a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. 6 A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7 Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus. 

Gradual/ Sl. 44, 3 e 2. 
Senhor supera os filhos dos homens em beleza; a graça é derramada em seus lábios.

Aleluia, aleluia/V/.Ps. 92, 1 
O Senhor reinou e foi vestido de glória; o Senhor estava vestido e cingido com força. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,33-40
33 Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. 34 Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35 a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. 36 Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada. 37 Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. 38 Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação. 39 Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré. 40 O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.

Credo

Ofertório/ Sl. 92, 1-2.
 S.:  Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Você é abençoado entre as mulheres; e o fruto do seu ventre é abençoado.

Secreta
Concede-nos, Deus Todo-Poderoso, que este dom posto aos olhos de Vossa Majestade obtenha para nós a graça da piedade fervorosa e nos adquira a posse da bem-aventurança eterna.

Prefácio à Natividade
 
Comunhão/ Matheus. 2, 20.
Pegue a criança e sua mãe e vá para a terra de Israel, pois aqueles que queriam a vida da criança estão mortos.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Concede, ó Senhor, que em virtude deste mistério sagrado, nossas faltas sejam apagadas e nossos justos desejos realizados.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário