quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

27 de dezembro dia de São João, Apostolo e Evangelista.

27/12 Quarta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos
https://sacrificiovivoesanto.files.wordpress.com/2011/12/s_joao_teologo9.jpg

     São João Evangelista ou Apóstolo São João,consta que seria solteiro e Virgem vivia com os seus pais São João Evangelista (6-103) nasceu em Batsaida na Galileia. Filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus . João e seu irmão mais velho Tiago, foram convidados a seguir Jesus, logo depois dos apóstolos Pedro e André.Foi pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro.São João era o mais novo dos 12 discípulos, tinha provavelmente 16 anos de idade à altura do seu chamado por Nosso Senor Jesus Cristo e apelidado como filho do trovão.
   Foi manifesta nos livros da Bíblia a admiração de João por Jesus. Jesus chamou-lhe o Filho do Trovão e posteriormente ele foi considerado o “Discípulo Amado”. O "Novo testamento", São João foi o apóstolo que seguiu com Nosso Senor Jesus Cristo, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz está presença, e ao alcance de Nosso Senhor Jesus Cristo, e recebeu dEle em seus últimos momentos o mais precioso dos presentes. Cristo lhe encomendou que se encarregasse de cuidar da Mãe Santíssima Maria, como se fora sua própria mãe, lhe dizendo: "Eis aí a sua mãe". E dizendo a Maria: "Eis aí a seu filho", e a Tradição da Santa Igreja interpreta São João representa também todos os fiéis  de acolhendo Santíssima Virgem como nossa Mãe e de toda a Santa Igreja.
     São João Evangelista em sua peregrinação esteve em Antioquia, por ocasião do Concílio dos Apóstolos. E após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização. Mudou-se para Éfeso, onde dirigiu muitas Igrejas e foi em Éfeso que escreveu o quarto Evangelho, o último dos Evangelhos Canônicos. Escreveu também as Epístolas, três cartas com mensagens sobre a vida eterna e a vida da comunhão com Deus através da fé em Cristo.
    De acordo com os Atos dos Apóstolos, o quinto livro do Novo Testamento, quando São João acompanhou Pedro na catequese dos samaritanos, foi orientado por São Paulo a desistir da imposição de práticas judaicas aos neófitos cristãos. Durante o governo de Domiciano foi exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o último livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu triunfo final.

   Conta a tradição que, antes de o imperador Domiciano exilar João, ele teria sido jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente. Mas saiu ileso, vivo, sem nenhuma queimadura. Após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus entregou sua alma a Deus com 94 anos em 103, na cidade de Éfeso, onde foi sepultado.

Intróito/ Eccli. 15, 5 Ps. 91, 2
S.:Na Igreja, o Senhor o comissionou para ensinar. Ele o penetrou com o espírito de sabedoria e compreensão. Ele o vestiu com uma vestimenta de glória.SL.Como é bom proclamar a sua fé no Senhor e cantar o Seu Nome, Deus Altíssimo. Gloria Patri.

Coleta
Na tua bondade, Senhor, dá luz à tua Igreja, para que, iluminada pelos ensinamentos de São João, teu Apóstolo e Evangelista, alcance graças eternas.

Comemoração da Oitava da Natividade
Rogamos-te, Deus Todo-Poderoso, que teu Filho Eterno, por seu novo nascimento em nossa carne, venha para nos libertar da velha escravidão que nos mantém sob o jugo do pecado.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Leitura da Epístola

Sabedoria 15,1-6
1 Mas vós, Deus nosso, sois benfazejo e verdadeiro, vós sois paciente e tudo governais com misericórdia; 2 com efeito, mesmo se pecamos, somos vossos, porque conhecemos vosso poder; mas não pecaremos, cientes de que somos considerados como vossos. 3 Porque conhecer-vos é a perfeita justiça, e conhecer vosso poder é a raiz da imortalidade. 4 Não fomos seduzidos pelas invenções da arte corruptora dos homens nem pelo vão trabalho dos pintores: borrada figura de cores misturadas, 5 cuja vista excita os desejos dos insensatos, fantasma inanimado de uma imagem sem vida que provoca a paixão! 6 Cativados pelo mal, não merecem esperar senão o mal, os que o fazem, os que o amam e os que o veneram.

Gradual/  João 21, 23 e 19.
S.Corria o boato entre os discípulos de que João não morreria. Mesmo assim, Jesus não disse que não morreria. V.:Mas apenas: se Eu quiser que ele fique até minha volta? Segue-me.

Aleluia, aleluia/V /. Ibid., 24. 
V /. É esse discípulo que testifica desses fatos e sabemos que seu testemunho é verdadeiro. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 21, 19-24
19 Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me! 20 Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: Senhor, quem é que te há de trair?). 21 Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: Senhor, e este? Que será dele? 22 Respondeu-lhe Jesus: Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu. 23 Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: Não morrerá, mas: Que te importa se quero que ele fique assim até que eu venha? 24 Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho.

Credo, por causa da Oitava da Natividade.

Ofertório/ Sl.91, 13.
S.: Os Justos florescem como a palmeira; sobe como o cedro do Líbano. 

Secreta
Aceita, Senhor, as ofertas que te apresentamos na solenidade daquele com cujo apoio contamos para a nossa libertação.
 
Comemoração da Oitava da Natividade.
Secreta.Santifica estas ofertas, Senhor, pelo novo nascimento de Teu Filho unigênito, e nos purifica das contaminações de nossos pecados.

Prefácio à Natividade .
 
Comunhão/ Is. 7, 14.
Corria o boato entre os discípulos de que João não morreria. Mesmo assim, Jesus não disse que não morreria. Mas apenas: se Eu quiser que ele fique até minha volta!.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor nosso Deus, aqui somos fortalecidos com santo sacramento alimento celestial. E como os recebemos para celebrar a festa de São João, pedimos também a ajuda de suas orações.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário