sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Sexta-feira das Têmporas do Advento.(Jejum)

22/12 Sexta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos


Intróito/ Sl. 118, 151–152 I.
Você se aproxima, Senhor, e todos os seus caminhos são verdade: eu sempre conheci as suas palavras porque você é eterno. SL. Bem aventurados aqueles cujo caminho imaculados, é reto e que seguem a lei do Senhor. V.Gloria Patri.

Coleta
Manifestai seu poder, Senhor, e venha, para que seus fiéis crentes em sua bondade possam muito rapidamente ser libertos de tudo que está em seu caminho. Vós que viveis e reinais.

Leitura da Epístola                                                                                                                                    
Isaías 11, 1-5 
1."Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. 2. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor. 3. (Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; 4. mas julgará os fracos com eqüidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. 5. A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos." 

Gradual/ Sl. 84, 8 e 2.
Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia; e nos dê o seu Salvador. V /. Senhor, você abençoou seu domínio; você libertou Jacob do cativeiro.
 
Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 1, 39-47
39."Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44. Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador," 

Ofertório/  SL. 84, 7–8
Meu Deus, volte-se para nós para nos dar vida; e seu povo encontrará alegria em você. Mostre-nos a sua misericórdia, Senhor, e nos dê o seu Salvador.
 
Secreta
Digna-te a acolher, Senhor, as nossas ofertas e as nossas orações: purifica-nos com estes mistérios celestiais e, na tua bondade, ouve-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão Zach. 14, 5–0.
Aqui vem o Senhor, acompanhado por todos os seus santos. E naquele dia uma grande luz brilhará.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 
Depois da comunhão. 
Senhor, que a participação no vosso sacramento nos renove: e purificada do que há de velho em nós, introduz-nos em comunhão com o mistério da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.