sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Pensamentos de Santa Teresinha

"Pensamentos de Santa Teresinha"
Mais informações sobre a venda do nosso livro clique aqui!

Mês de Dezembro


 1. Durante os curtos instantes que nos restam, salvemos almas! Sinto que Jesus pede que saciem a sua sede, dando-lhe almas, almas sacerdotais, sobretudo... (Carta a Celina, 14 julho 1889)



2. Sim, oremos pelos sacerdotes, seja-lhes consagrada a nossa vida. (Carta a Celina, 1890)



3. Peço a Deus que todas as orações que se fazem para mim não sirvam para aliviar os meus sofrimentos, mas sim para alcançar a salvação dos pecadores. (Novíssima verba)



4. Ofereçamos nossos sofrimentos a Jesus para salvar as almas. Oh! Vivamos por elas, sejamos apóstolos! (Historia de uma alma, c. IX)



5. Os sacerdotes! Essas almas deveriam ser mais transparentes que o cristal; mas, ai! Sinto que há maus padres, como houve um Judas, sinto que há ministros do Senhor que não são o que deveriam ser. Oremos, pois, e soframos por eles... Compreendeis o brado do meu coração. (Carta a Celina, 1890)



6.Entrei no Carmelo para salvar as almas e orar pelos sacerdotes. (Historia de uma alma, c. VIII)



7. Quando estiverdes tentadas contra alguém, ainda mesmo que este sentimento chegue até á cólera, o meio de recobrar a paz é orar por essa pessoa, pedindo a Deus que a recompense de ser ocasião de vosso sofrimento. (Lembranças)



8. A Santíssima Virgem quis me adotar como sua filha no belo dia de minha Primeira Comunhão e no da minha recepção na Congregação das Filhas de Maria. E não posso duvidar que a graça insigne da minha vocação religiosa, germinou nesses dias felizes em meu coração. (Carta á Madre São Plácido, antiga diretora do Pensionato das Beneditinas de Lisieux. Santa. Teresa d’Enfant Jesus. Mgr. Laveille).



9. Viver para si mesmo, isso torna estéril a alma, devemos voar ás obras de caridade. (Conselhos e lembranças)



10. Oh! Quanto desejaria o oficio de enfermeira! Bem sei que exige muita abnegação, mas parece-me que o exercitaria com tanto amor! Estive enfermo e vós me visitastes. (Conselho e lembranças)



11. Não devo ser obsequiosa para que se diga que o sou, ou com a esperança de que em outra ocasião me prestem também serviços, pois Nosso Senhor disse: Si emprestardes aqueles de quem esperais receber alguma coisa, que premio será o vosso? Os pecadores também emprestam aos pecadores a fim de receber outro tanto. Quanto a vós, porem, empreste sem esperar retribuição e grande será a vossa recompensa.



12. Não devo me afastar das Irmãs que com a maior facilidade costumam pedir favores, pois o Divino Mestre disse: Não te desvies daquele que deseja que lhe emprestes.



13. Quando quero aumentar em meu coração o amor do próximo, ao passo que o demônio busca pôr-me diante dos olhos os defeitos desta ou daquela Irmã, procuro imediatamente descobrir-lhe as virtudes, os bons desejos, refletindo que, si a vi cair em falta uma vez, pode bem ser que tenha alcançado muitas vitorias, que por humildade oculta. Talvez até o que me parece falta, seja ato de virtude pela intenção que a moveu. (Historia de uma alma, c. IX)



14. Não me basta dar a quem me pede, devo ultrapassar os seus desejos, mostrar-me muito penhorada, honrada mesmo de prestar-lhe algum serviço, e, si me tomarem algum objeto de meu uso, devo aparentar felicidade por me ver desembaraçada dele. (Historia d uma alma, c.IX)



15.Ao que quer demandar-te em juízo e tomar a tua túnica, larga-lhe também a capa. – Largar a capa é renunciar aos últimos direitos e considerar-se como servo e escravo dos outros.(Historia de uma alma,c.IX)



16. Sobre tua imortal Igreja vela,
        Rogo-te, a cada instante, com fervor.
       E sou filha, imole-me por ela.
       Vivo de amor!  (Poesias – Viver de amor)



17. Meu céu oculto está nessa  Hóstia pequenina,
        Onde Jesus, meu Deus, se vela por amor.
        Nessa fornalha sempre acho a vida divina
        E noite e dia me ouve o meu doce Senhor.
      Oh! Que instante feliz quando com tua ternura
      Em ti vens transformar-me, ó meu Amado, enfim!
      Essa união de amor, essa inefável doçura
      Eis o céu para mim! (Poesias – “O céu para mim”)



18. A minha loucura é a esperança de voar até vós, ó Jesus, em vossas próprias asas, ó minha Águia adorada! (Historia de uma alma, c.IX)



19.Nutro sempre a mesma confiança verdadeira de me tornar uma grande santa... (Historia de uma alma, c.IV)



20. Em teu Coração, Jesus, eu me oculto.
        Não, não temerei; minha força és tu. (Poesias – Ao Sagrado Coração)



21. O’ meu padre, é verdade, sim, que não formei a minha coroa, mas Jesus a formará. (Palavras ao Superior do Mosteiro, nos últimos dias de vida).



22. Jesus nos quer dar gratuitamente o céu. (Carta á Irmã Maria do Sagrado Coração).



23. Foi a Deus que aprouve pôr em mim coisas que fazem bem á minha alma e que comunica ao próximo; o Espírito de Deus sopra onde quer... (Novíssima verba)



24. Sou a bolinha do Menino Jesus: si lhe apraz quebrar o seu brinquedo, pode fazê-lo, é livre; sim, não quero senão o que ele quer... (Carta á Madre Inez de Jesus)



25. O’ pequeno Menino Jesus! Meu único tesouro! Abandono-me aos teus divinos caprichos, não quero outra alegria senão a de te fazer sorrir... ( De uma oração ao Menino Jesus)



26. Os mais sublimes discursos dos maiores Santos seriam incapazes de fazer jorrar um só ato de amor, sem a graça divina, que move o coração: Jesus só é quem sabe vibrar a sua lira. ( Carta a Celina, 13 de agosto, 1895)



27.Apanhar um alfinete por amor de Deus pode converter uma alma. Só Jesus é quem pode dar valor ás nossas ações. (Carta a Leonia, janeiro de 1895)


28. No céu os meus protetores e os meus prediletos são aqueles que o furtaram como os Santos Inocentes e o bom ladrão. Os grandes Santos conquistaram-no pelas suas obras; eu, ah! Eu pretendo imitar os ladrões, quero adquiri-lo por fraude, uma fraude de amor que me abrirá as suas portas a mim e aos pecadores. O Espírito Santo a isto me anima, dizendo, nos Provérbios: ”O’ Pequenino! Vem, aprende de mim a astucia!” ( Conselhos e lembrança)  


29. “Quando em meu coração bem tenro a chama pura
            Do amor surgiu, tu logo a vieste reclamar,
            Só em ti, Jesus, minha alma achou fartura
            Pois até ao infinito eu precisava amar”. (Poesias: “Um lírio entre os espinhos”)


30. O Todo- poderoso deu-nos um ponto de apoio, que é Ele mesmo, Ele só. (Historia de uma alma, c.X)



31. Oh! Longe de me queixar a Jesus da cruz que nos envia, não posso compreender o amor infinito que o leva a tratar-nos assim... O ano acaba de decorrer foi ótimo, sim, foi precioso para o céu; praza a Jesus que a Ele se assemelhe o próximo. (Carta a Celina, dia 31 de dezembro de 1889).
         A vida passa... A eternidade se aproxima...
             ( Santa Teresinha) 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário