segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Pensamentos de Santa Teresinha

"Pensamentos de Santa Teresinha"
Mais informações sobre a venda do nosso livro 

Mês de Dezembro


 1. Durante os curtos instantes que nos restam, salvemos almas! Sinto que Jesus pede que saciem a sua sede, dando-lhe almas, almas sacerdotais, sobretudo... (Carta a Celina, 14 julho 1889)



2. Sim, oremos pelos sacerdotes, seja-lhes consagrada a nossa vida. (Carta a Celina, 1890)



3. Peço a Deus que todas as orações que se fazem para mim não sirvam para aliviar os meus sofrimentos, mas sim para alcançar a salvação dos pecadores. (Novíssima verba)



4. Ofereçamos nossos sofrimentos a Jesus para salvar as almas. Oh! Vivamos por elas, sejamos apóstolos! (Historia de uma alma, c. IX)



5. Os sacerdotes! Essas almas deveriam ser mais transparentes que o cristal; mas, ai! Sinto que há maus padres, como houve um Judas, sinto que há ministros do Senhor que não são o que deveriam ser. Oremos, pois, e soframos por eles... Compreendeis o brado do meu coração. (Carta a Celina, 1890)



6.Entrei no Carmelo para salvar as almas e orar pelos sacerdotes. (Historia de uma alma, c. VIII)



7. Quando estiverdes tentadas contra alguém, ainda mesmo que este sentimento chegue até á cólera, o meio de recobrar a paz é orar por essa pessoa, pedindo a Deus que a recompense de ser ocasião de vosso sofrimento. (Lembranças)



8. A Santíssima Virgem quis me adotar como sua filha no belo dia de minha Primeira Comunhão e no da minha recepção na Congregação das Filhas de Maria. E não posso duvidar que a graça insigne da minha vocação religiosa, germinou nesses dias felizes em meu coração. (Carta á Madre São Plácido, antiga diretora do Pensionato das Beneditinas de Lisieux. Santa. Teresa d’Enfant Jesus. Mgr. Laveille).



9. Viver para si mesmo, isso torna estéril a alma, devemos voar ás obras de caridade. (Conselhos e lembranças)



10. Oh! Quanto desejaria o oficio de enfermeira! Bem sei que exige muita abnegação, mas parece-me que o exercitaria com tanto amor! Estive enfermo e vós me visitastes. (Conselho e lembranças)



11. Não devo ser obsequiosa para que se diga que o sou, ou com a esperança de que em outra ocasião me prestem também serviços, pois Nosso Senhor disse: Si emprestardes aqueles de quem esperais receber alguma coisa, que premio será o vosso? Os pecadores também emprestam aos pecadores a fim de receber outro tanto. Quanto a vós, porem, empreste sem esperar retribuição e grande será a vossa recompensa.



12. Não devo me afastar das Irmãs que com a maior facilidade costumam pedir favores, pois o Divino Mestre disse: Não te desvies daquele que deseja que lhe emprestes.



13. Quando quero aumentar em meu coração o amor do próximo, ao passo que o demônio busca pôr-me diante dos olhos os defeitos desta ou daquela Irmã, procuro imediatamente descobrir-lhe as virtudes, os bons desejos, refletindo que, si a vi cair em falta uma vez, pode bem ser que tenha alcançado muitas vitorias, que por humildade oculta. Talvez até o que me parece falta, seja ato de virtude pela intenção que a moveu. (Historia de uma alma, c. IX)



14. Não me basta dar a quem me pede, devo ultrapassar os seus desejos, mostrar-me muito penhorada, honrada mesmo de prestar-lhe algum serviço, e, si me tomarem algum objeto de meu uso, devo aparentar felicidade por me ver desembaraçada dele. (Historia d uma alma, c.IX)



15.Ao que quer demandar-te em juízo e tomar a tua túnica, larga-lhe também a capa. – Largar a capa é renunciar aos últimos direitos e considerar-se como servo e escravo dos outros.(Historia de uma alma,c.IX)



16. Sobre tua imortal Igreja vela,
        Rogo-te, a cada instante, com fervor.
       E sou filha, imole-me por ela.
       Vivo de amor!  (Poesias – Viver de amor)



17. Meu céu oculto está nessa  Hóstia pequenina,
        Onde Jesus, meu Deus, se vela por amor.
        Nessa fornalha sempre acho a vida divina
        E noite e dia me ouve o meu doce Senhor.
      Oh! Que instante feliz quando com tua ternura
      Em ti vens transformar-me, ó meu Amado, enfim!
      Essa união de amor, essa inefável doçura
      Eis o céu para mim! (Poesias – “O céu para mim”)



18. A minha loucura é a esperança de voar até vós, ó Jesus, em vossas próprias asas, ó minha Águia adorada! (Historia de uma alma, c.IX)



19.Nutro sempre a mesma confiança verdadeira de me tornar uma grande santa... (Historia de uma alma, c.IV)



20. Em teu Coração, Jesus, eu me oculto.
        Não, não temerei; minha força és tu. (Poesias – Ao Sagrado Coração)



21. O’ meu padre, é verdade, sim, que não formei a minha coroa, mas Jesus a formará. (Palavras ao Superior do Mosteiro, nos últimos dias de vida).



22. Jesus nos quer dar gratuitamente o céu. (Carta á Irmã Maria do Sagrado Coração).



23. Foi a Deus que aprouve pôr em mim coisas que fazem bem á minha alma e que comunica ao próximo; o Espírito de Deus sopra onde quer... (Novíssima verba)



24. Sou a bolinha do Menino Jesus: si lhe apraz quebrar o seu brinquedo, pode fazê-lo, é livre; sim, não quero senão o que ele quer... (Carta á Madre Inez de Jesus)



25. O’ pequeno Menino Jesus! Meu único tesouro! Abandono-me aos teus divinos caprichos, não quero outra alegria senão a de te fazer sorrir... ( De uma oração ao Menino Jesus)



26. Os mais sublimes discursos dos maiores Santos seriam incapazes de fazer jorrar um só ato de amor, sem a graça divina, que move o coração: Jesus só é quem sabe vibrar a sua lira. ( Carta a Celina, 13 de agosto, 1895)



27.Apanhar um alfinete por amor de Deus pode converter uma alma. Só Jesus é quem pode dar valor ás nossas ações. (Carta a Leonia, janeiro de 1895)


28. No céu os meus protetores e os meus prediletos são aqueles que o furtaram como os Santos Inocentes e o bom ladrão. Os grandes Santos conquistaram-no pelas suas obras; eu, ah! Eu pretendo imitar os ladrões, quero adquiri-lo por fraude, uma fraude de amor que me abrirá as suas portas a mim e aos pecadores. O Espírito Santo a isto me anima, dizendo, nos Provérbios: ”O’ Pequenino! Vem, aprende de mim a astucia!” ( Conselhos e lembrança)  


29. “Quando em meu coração bem tenro a chama pura
            Do amor surgiu, tu logo a vieste reclamar,
            Só em ti, Jesus, minha alma achou fartura
            Pois até ao infinito eu precisava amar”. (Poesias: “Um lírio entre os espinhos”)


30. O Todo- poderoso deu-nos um ponto de apoio, que é Ele mesmo, Ele só. (Historia de uma alma, c.X)



31. Oh! Longe de me queixar a Jesus da cruz que nos envia, não posso compreender o amor infinito que o leva a tratar-nos assim... O ano acaba de decorrer foi ótimo, sim, foi precioso para o céu; praza a Jesus que a Ele se assemelhe o próximo. (Carta a Celina, dia 31 de dezembro de 1889).
         A vida passa... A eternidade se aproxima...
             ( Santa Teresinha) 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

01 de dezembro dia de Santo Elígio,Bispo e Confessor.

01/12 Segunda-feira
Feria de Terceira Classe
Paramentos Roxos
 Bispo de Noyon-Tournai , Nascido em Chaptelat perto de Limoges , França , c. 590, de Romano pais , Eucherius e Terrigia; morreu em Noyon, 1 de Dezembro, 660. Seu pai, reconhecendo o talento incomum em seu filho, mandou-o para o ourives observou Abbo , Mestre da hortelã em Limoges . Mais tarde foi para Eligius Nêustria, onde trabalhou sob Babo, o tesoureiro real, em cuja recomendação Clotário II encarregou-o de fazer uma trono de ouro adornado com pedras preciosas. Sua honestidade neste tão satisfeito o rei que ele nomeou-o mestre da hortelã em Marselha , além de levá-lo em sua casa. Após a morte de Clotário (629), Dagoberto nomeou seu pai amigo de seu conselheiro-chefe. A fama de Eligius se espalhou rapidamente, e os embaixadores primeira prestaram suas homenagens a ele antes de ir para o rei. Seu sucesso na indução da Breton King, Judicail, para apresentar a franco autoridade (636-37) aumentou sua influência. Elígio aproveitou isso para obter esmolas para os pobres e de resgate Romano , gaulesa , Breton , Saxon , e Mouros cativos , Que foram chegando diariamente em Marselha . Fundou vários mosteiros , e com o rei consentimento enviou os seus servos por cidades e aldeias para derrubar os corpos de malfeitores que tinham sido executado , E dar a eles decente enterro . Elígio  era uma fonte de edificação na corte, onde ele e seu amigo Dado (Audoenus) viveu de acordo com o irlandês monástico regra, introduzido Gália por São Columbano . Elígio introduziu esta regra, no todo ou em parte, para o mosteiro de Solignac que fundou em 632, e no convento em Paris , onde 300 virgens estavam sob a orientação da Abadessa Aurea . Ele também construiu a Basílica de São Paulo , e restaurou a de St. Marcial em Paris . Ele construiu diversas belas igrejas em honra das relíquias de St Martinho de Tours , o nacional santo dos francos , e St. Denis , Que foi escolhido patrono pelo rei. Com a morte de Dagoberto (639), a rainha Nanthilde tomou as rédeas do governo, e Elígio e Dado saiu do tribunal e entrou no sacerdócio . Com a morte do Acarius , Bispo de Noyon-Tournai , 13 de Maio, 640, Elígio foi feito seu sucessor com a unânime aprovação do clero e do povo. Os habitantes de sua diocese foram pagãos para a maior parte. Ele assumiu a conversão dos Flamengos, Antwerpians, frísios, suevos, e as tribos bárbaras ao longo da costa. Em 654 ele aprovou o famoso privilégio concedida ao Abadia de Saint-Denis , Paris , isentando da jurisdição do comum. Em sua própria episcopal cidade de Noyon ele construiu e dotado um mosteiro para virgens . Após a descoberta do corpo de St. Quentin , Bispo Elígio erigido em sua honra uma igreja a que se juntou um mosteiro sob o irlandês regra. Ele também descobriu os corpos de São Piatus e companheiros, e em 654 removeu os restos de St Fursey , O célebre irlandês missionário (D. 650). Elígio foi sepultado em Noyon. Existe em existência um sermão escrito por , Elígio no qual ele combate os pagãos práticas de seu tempo, uma homilia no último julgamento , Também uma carta escrita em 645, no qual ele pede as orações de Bispo Desiderius de Cahors . As outras 14 homilias atribuídas a ele são de duvidosa as autenticidade . Suas homilias foram editados por Krusch em "seg Germ. Hist." (Op. cit. Infra).
São Elígio é particularmente honrado em Flandres , no província de Antuérpia , e em Tournai , Courtrai de Ghent , Bruges , e Douai . Durante os Idade Média suas relíquias foram objeto de especial veneração , E muitas vezes foram transferidos para outros lugares de descanso, assim, em 881, 1066, 1137, 1255 e 1306. Ele é o patrono de ourives, ferreiros, e todos os trabalhadores em metal. Cocheiros também colocar-se sob sua proteção. Ele é representado na arte cristã no traje de bispo , um báculo na mão direita, na abertura palma de um seu diminuto esquerda igreja perseguido de ouro.

Intróito/Salmos 24, 1-3.

Para ti a explosão da minha alma, ó meu Deus! Em ti a minha confiança: para que não me envergonhe e para que os meus inimigos não riam de mim, porque quem conta com a tua vinda não ficará desapontado. Salmos Ibidem, 4 Mostra-me o teu caminho, Senhor, e ensina-me a segui-lo.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.

No domingo não se faz nenhuma comemoração.
 

Epístola de São Paulo aos

Romanos 13, 11-14
11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.  

Gradual/ Sl. 24, 3 e 4
Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 84, 8.
V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Lucas 21, 25-33
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório/ Sl. 24,1 - 3
Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta
 Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão. 
– Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário