segunda-feira, 3 de julho de 2023

03 de julho dia de São Ireneu, Bispo, Mártir e Confessor.

03/07 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

   Nascido na Asia proconsular, pelo menos em alguma província em seu limite, na primeira metade do século II. Não se sabe a data certa de seu nascimento. Está entre os anos 115 e 125, ou entre 130 e 142 segundo outros autores.Ainda muito jovem, tinha visto e escutado Policarpo de Esmirna (?-155) que, por sua vez - segundo uma tradição atestada por Pápias de Hierápolis - fora discípulo de João Evangelista. Durante a perseguição ordenada por Marco Aurélio, Ireneu era sacerdote na igreja de Lugdunum (atual Lyon), na Gália. O clero da cidade, muitos dos quais presos por testemunharem sua fé, enviou (em 177 ou 178) uma carta ao papa Eleutério sobre o montanismo, testemunhando os méritos de Ireneu. Quando São Potínio foi martirizado, Ireneu foi feito bispo em seu lugar. 
Durante a trégua religiosa subsequente à perseguição de Marco Aurélio, o novo bispo dividiu seu tempo entre deveres como pastor e missionário (do que temos poucas e incertas informações) e os seus escritos, quase todos dirigidos contra a heresia do Gnosticismo, que começava a se espalhar pela Gália. Neste sentido, sua obra mais famosa é chamada de Contra Heresias (Adversus haereses) até aos dias de hoje em suas versões latinas e arménias: a primeira é a "Exposição e refutação do pretenso conhecimento", em português conhecida como "Contra Heresias."       
 A data de sua morte, que deve ter ocorrido no fim do século II ou início do século III. Alguns testemunhos nesse sentido, terminado sua vida num martírio. Ele morreu por volta de 202 d.C. quando do reinado de Setímio Severo ou nas mãos de hereges. Ele foi enterrado sob a igreja de São João em Lyon, que foi posteriormente renomeada "Santo Ireneu" em sua homenagem. Porém, o túmulo e seus restos foram completamente destruídos em 1562 pelos huguenotes.

Intróito/Malach. 2, 6.
A lei da verdade estava em sua boca, e a iniquidade não foi encontrada em seus lábios: em paz e justiça ele andou comigo e afastou muitos da iniquidade.
Ps. 77, 1.Aplicai-vos à minha lei, ó povo meu: inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, concedestes ao Bem-aventurado Irineu, vosso Mártir e Pontífice, reprimir as heresias com a verdade de sua doutrina e fortalecer a paz da Igreja: nós vos rogamos, dai ao vosso povo constância na santa religião e paz em nossos tempos.

Leitura da Epístola dos 

II Timóteo 3,14-17
14. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabe que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.17. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.

Graduale. Ps. 121, 8.   Por causa de meus irmãos e parentes, pedi paz para vocês.
V/. Ps. 36, 37. V/. Preserve a inocência e tenha os olhos na justiça: pois há posteridade para o homem que é pacífico.

 Aleluia, aleluia. V/. Fique no meio da multidão de presbíteros prudentes e una-se com a sabedoria deles no coração, para que você possa ouvir toda a história deles sobre Deus. Aleluia.

 
Sequência do Santo Evangelho


São Mateus 10,28-33

 28.Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.29.Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.30.Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.31.Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.32.Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.33.Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.
 
 Ofertório/Eccli. 24, 44.
Eu faço a doutrina brilhar para todos e vou explicá-la amplamente.


Secreta
Deus, que não permites que os povos que acreditam em ti sejam abalados por nenhum terror, digna-te receber as orações e as oferendas das pessoas que te são consagradas, para que a paz que concedes por tua misericórdia guarde as fronteiras de Os cristãos estão seguros contra todos os inimigos.


Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis.    Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Eccli. 24, 47.
Veja como não trabalhei apenas para mim, mas para todos os que buscam a verdade. (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ó Deus, tu amas a paz e és o seu autor, conhecer-te é viver e servir-te é reinar: protege de todo ataque aqueles que te suplicam, para que nós que confiamos na tua proteção e esperamos na intercessão de Bem-aventurado Irineu, seu mártir e pontífice, não temíamos hostilidade.Ícone "Verificada pela comunidade"

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário