sábado, 1 de julho de 2023

Festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

            01/07 Sábado             
Festa de Primeira Classe
Paramentos Vermelhos

  A Igreja do Santo Sepulcro de Neuvy possui duas gotas do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo recolhidas no dia de sua Paixão no Calvário. Elas têm a forma de duas lágrimas coaguladas. Puro e sem mistura de água nem de terra, este Sangue divino é, talvez, a mais preciosa relíquia do mundo.O Cardeal Eudes, bispo de Tusculum, trouxe as duas gotas de Sangue da Terra Santa onde, durante seis anos, havia exercido as funções de emissário do Papa na primeira cruzada de São Luís. E, em 1257, doou o Sangue recolhido a Neuvy, sua região natal. Desde aquela época, o Preciosíssimo Sangue repousa sob a magnífica cúpula bizantina, construída em 1042 - 1046 por Eudes de Déols e Geoffroy, de Bourges, baseada no modelo primitivo da igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém.Para honrar essa santa Relíquia, os soberanos pontífices, desde a origem, concederam à igreja de Neuvy grandes favores; e, em 1621, André Fremiot, arcebispo de Bourges, instituiu uma confraria do Preciosíssimo Sangue que, dois anos depois, o papa Gregório XV aprovava e enriquecia com numerosas indulgências. Nos tempos atuais, esta confraria foi reorganizada por Monsenhor de La Tour d'Auvergne e por Monsehor Sorvonnet, arcebispo de Bourges.
 Ladainha do Preciosíssimo Sangue

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, redentor do mundo tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.
Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.
Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.
Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.
Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.
Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.
Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.
Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos.
Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.
Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.
Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

V. Remistes-nos, Senhor com o Vosso Sangue.
R. E fizestes de nós um reino para o nosso Deus.

Oremos:
Todo-Poderoso e Eterno Deus, que constituístes o Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos seus frutos no Céu. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Assim seja.

Oferecimento
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Sangue preciosíssimo de Jesus Cristo em desconto dos meus pecados, em sufrágio das santas almas do Purgatório e pelas necessidades da Santa Igreja e por todos os doentes.

Súplica a Nossa Senhora
Mãe Dolorosa, peço-vos pelo Vosso sofrimento na morte de Vosso Filho, que ofereçais ao Pai Eterno o precioso Sangue que jorrou das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado pelos pobres Sacerdotes transviados, que se tornaram infiéis a sua sublime vocação, para que quanto antes voltem junto ao Bom Pastor.

São Aarão

 Santo Aarão foi irmão carnal de São Moisés, foi à glória para Aarão.São Moisés o consagrou e ungiu com o óleo santo. Constituiu uma aliança perene com ele e com seus descendentes, enquanto durar o céu. A de presidir o culto e exercer o sacerdócio e abençoar o povo em nome do Senhor.
 Homem frágil e pecador, como todos, Aarão é, todavia o modelo de colaboração com Deus para a realização de seu desígnio de amor. Seu perfil já foi magistralmente traçado pela Bíblia, que por outra parte é a única fonte para sua biografia. Além é claro do amplo e articulado desenvolvimento dos cinco primeiros livros da Sagrada Escritura (o Pentateuco) há dois trechos na carta aos hebreus e no livro do Eclesiástico. "Ninguém, pois, se atribua esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão (Hb 5,1-4)".

Intróito/Apo. 5, 9-10.
Tu nos redimiste, ó Senhor, pelo teu sangue, de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e tu nos fizeste um reino para o nosso Deus.
Sal. 88, 2.Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor: de geração em geração a minha boca anunciará a tua verdade.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus todo-poderoso e eterno, que estabeleceste o teu Filho unigênito, redentor do mundo, e queres que a tua justiça seja aplacada pelo seu sangue: concede-nos a graça, nós te suplicamos, de venerar com solene adoração este preço da nossa salvação , e estar aqui embaixo preservado por sua virtude dos males da vida presente; para desfrutar seus frutos no céu para sempre. Por eundem Dominum.

Leitura da Epístola dos

Hebreus 9,11-15
11.Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo),12.sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna.13.Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos,14.quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?15.Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida.
Gradual. I. São João. 5, 6 e 7-8.GradualHic est, que veio per aquam et sánguinem, Iesus Christus: non in aqua solum, sed in aqua et sánguine. É ele que veio por água e sangue, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e sangue.V/. Tres sunt, qui testimónium dant in cælo: Pater, Verbum et Spíritus Sanctus; e oi tres unum sunt. Et tres sunt, qui testimónium dant in terra: Spíritus, aqua et sanguis: et hi tres unum sunt. Há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um. E há três que dão testemunho na terra: o espírito, a água e o sangue: e estes três são um.Aleluia, aleluia. V/. Ibid., 9. Se testimónium hóminum accípimus, testimónium Dei maius est. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Se recebermos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 
São João 19,30-35
30.Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito.31.Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.32.Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados.33.Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas,34.mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.35.O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais.

Ofertório/I. Cor. 10. 16.
O cálice da bênção, que abençoamos, não é comunhão no sangue de Cristo? e o pão que partimos não é a comunhão do corpo do Senhor?

Secreta
Suplicamos-te, ó Deus das virtudes, que por estes divinos mistérios tenhamos acesso a Jesus, o mediador da nova aliança, e que renovemos em teus altares o derramamento deste sangue mais eloquente que o de Abel.

Prefácio de Cruce. Prefácio à Santa Cruz .

Comunhão/ Hebr. 9, 28.
Cristo se ofereceu uma vez para lavar os pecados de muitos; uma segunda vez aparecerá sem pecado para dar salvação aos que o esperam.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Admitidos à mesa sagrada, alegremente tiramos água das fontes do Salvador; Fazei, nós vos suplicamos, Senhor, que o seu Sangue se torne para nós fonte de água viva que jorra para a vida eterna.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário