sábado, 3 de setembro de 2022

03 de setembro dia de São Pio X, Papa e Confessor.

03/09 Sábado
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos


Intróito/88, 20-22
Eu levantei aquele que escolhi entre o povo, ungi-o com meu óleo sagrado, para que minha mão o ajudasse sempre e meu braço o fortalecesse.
Ps. ibid., 2.cantarei eternamente as misericórdias do Senhor; de geração em geração a minha boca anunciará a tua fidelidade.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que para proteger a fé católica e estabelecer todas as coisas em Cristo, encheu o Sumo Pontífice São Pio de sabedoria celestial e força apostólica: concede-nos favoravelmente seguir seus ensinamentos e seus exemplos para alcançar os bens eternos.

Leitura da Epístola dos
  
I Tessalonicenses 2,2-8  
2.Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, ousamos, confiados em nosso Deus, pregar-vos o Evangelho de Deus em meio de muitas lutas.3.A nossa pregação não provém de erro, nem de intenções fraudulentas, nem de engano.4.Mas, como Deus nos julgou dignos de nos confiar o Evangelho, falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus, que sonda os nossos corações.5.Com efeito, nunca usamos de adulação, como sabeis, nem fomos levados por fins interesseiros. Deus é testemunha.6.Não buscamos glórias humanas, nem de vós nem de outros.7.Na qualidade de apóstolos de Cristo, poderíamos apresentar-nos como pessoas de autoridade. Todavia, nos fizemos discretos no meio de vós. Como a mãe a acariciar os seus filhinhos,8.assim, em nossa ternura por vós, desejávamos não só comunicar-vos o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida, porquanto nos sois muito queridos.

Gradual. Sal. 39, 10-11.Annuntiávi iustítiam in coetu magno; ecce labia mea non cohíbui: Dómine, tu nosti.[ 3 ]Publiquei a justiça na grande assembléia: não fechei os lábios, Senhor, tu sabes.
V/. Iustítiam tuam non abscóndi in cord meo; fidelitátem tuam e auxílio tuum narrávi. [ 4 ]V/. não escondi a tua justiça no meu coração; Eu proclamei a tua verdade e a tua salvação.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 22, 5-6. Paras mihi mensam, inúngis óleo caput meum, calix meus ubérrimus est [ 5 ]. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Você preparou uma mesa diante de mim, ungiu minha cabeça com óleo, e quão maravilhoso é o meu cálice!

Sequência do Santo Evangelho

São João 21,15-17                                                                             
15.Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.16.Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.17.Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

Ofertório/ Sal. 33, 12.
Vinde, meus filhos, ouvi-me: eu vos ensinarei o temor do Senhor.

Secreta
Nós vos suplicamos, Senhor, aceitai com benevolência as nossas oferendas e permiti-nos, por intercessão do Sumo Pontífice São Pio, celebrar estes divinos mistérios com sincera piedade e comungar neles com fé.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/São João. 6, 56-57.
Minha carne é verdadeiramente comida e meu sangue é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Confortados por esta ceia celeste, vos rogamos, Senhor nosso Deus, que por intercessão do Sumo Pontífice São Pio, sejamos firmados na fé e unidos na vossa caridade.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário